DELEGUE A RESPONSABILIDADE A SISTEMAS FIÁVEIS.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW Série 2 Cabrio.

Inúmeras tecnologias inovadoras prestam o auxílio necessário de diversas formas, garantindo um conforto e segurança elevados. Assim, o condutor poderá concentrar a sua atenção em algo fundamental - no prazer de conduzir descontraído.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO.

O assistente de condução combina os sistemas de aviso de saída de faixa de rodagem, de embate na traseira e de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões, todos monitorizados por câmaras.


O sistema de aviso de saída de faixa de rodagem deteta as marcações da via e, sempre que o veículo sai involuntariamente da faixa de rodagem, emite um aviso através de leves vibrações no volante, a partir da velocidade de 70 km/h. O sistema não reage quando são acionadas as luzes de mudança de direção.


O aviso de embate na traseira com ativação automática dos travões deteta veículos, enquanto o sistema de aviso de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões reage ao perigo de atropelamento. Se o veículo da frente travar é emitido um aviso do perigo de colisão, sempre que o aviso de embate na traseira estiver ativado. O sistema reage por fases: inicialmente através de um símbolo luminoso no painel de instrumentos, que se torna a seguir intermitente, ao que se segue um sinal acústico, aplicando finalmente ligeiras travagens (velocidades inferiores a 60 km/h). O sistema reage igualmente com um sinal acústico ao perigo iminente de colisão com transeuntes a velocidades entre 10 a 60 km/h. Quando surge o perigo de colisão, o sistema de travões prepara-se para uma eventual travagem de emergência. Em casos extremos, o sistema efetua por si a respetiva travagem. Esta função poderá encontrar-se limitada sob condições de fraca iluminação ou nevoeiro. O assistente de fadiga monitoriza o comportamento do condutor e, ao detetar eventuais sintomas de cansaço, projeta uma mensagem no ecrã de controlos sugerindo uma pausa.

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PROFESSIONAL.

O sistema de navegação Professional possui um design inovador e disponibiliza uma vasta oferta de serviços. Trata-se de um sistema de navegação de fácil utilização, perfeitamente integrado no seu BMW, incluindo o comando iDrive e o controlador iDrive Touch. O sistema abrange o kit mãos livres com ligação USB e controlo por voz, rádio BMW Professional com leitor de DVD e capacidade de memória interna de 20 GB para ficheiros áudio. Paralelamente, é possível utilizar a Informação de trânsito em tempo real (RTTI). Um ecrã a cores LCD de 8,8” capaz de projetar várias imagens em simultâneo (ecrã principal e suplementar) garante uma leitura e visibilidade perfeitas.

AVISO DE LIMITE DE VELOCIDADE INCLUINDO AVISO DE PROIBIÇÃO DE ULTRAPASSAGEM.

O aviso de limite de velocidade incluindo o aviso de proibição de ultrapassagem indica o limite de velocidade atual no painel de instrumentos, bem como informações relativas a zonas onde é proibido ultrapassar. Essas informações são apresentadas no visor de informações do painel de instrumentos. Uma câmara integrada no espelho retrovisor interior deteta os sinais de trânsito relevantes. Essa informação, juntamente com os dados do sistema de navegação, é processada e apresentada por uma unidade de controlo. Utilizando outras funcionalidades do automóvel, até os limites de velocidade variáveis podem por vezes ser apresentados, por exemplo, os limites aplicáveis apenas em condições atmosféricas adversas ou em determinadas alturas do dia.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO.

O assistente de estacionamento ajuda a estacionar num espaço paralelo e perpendicular à faixa de rodagem. Quer esteja ativado ou não, o sistema mede os espaços a velocidades inferiores a 35 km/h e a uma distância máxima de 1,5 metros dos veículos estacionados. O sistema mede também os espaços mais exíguos.


Após encontrar o espaço apropriado e ter sido ativado o indicador de mudança de direção, o assistente de estacionamento assume a direção, limitando-se o condutor a engrenar as velocidades, acelerando ou travando, enquanto vai recebendo indicações através do ecrã de controlos e sinais acústicos


Ao aproximar-se lentamente de um obstáculo, o assistente de estacionamento ativa automaticamente a função "Auto PDC" (Controlo Automático de Estacionamento). Uma funcionalidade mais desenvolvida do sistema permite o apoio nas manobras de estacionamento em espaços perpendiculares. Neste caso, a função PDC emite sinais de aviso se a distância em relação a obstáculos for muito reduzida. Desta forma, poderá desfrutar comodamente de toda a segurança enquanto estaciona.

CÂMARA TRASEIRA.

A câmara traseira permite ao condutor visualizar a área atrás do veículo no visor de controlos durante as manobras e o estacionamento. A câmara traseira otimiza a visibilidade durante a marcha-atrás a velocidades inferiores a 15 km/h, por exemplo, ao estacionar.
As linhas de orientação e os obstáculos assinalados a cores, apresentados no visor de controlos, informam o condutor se o lugar de estacionamento selecionado é suficientemente amplo para acomodar o veículo, facilitando o estacionamento. Quando o volante está totalmente virado, o sistema apresenta círculos a vermelho e linhas de orientação a verde que se adaptam consoante os movimentos do volante.
A câmara traseira é automaticamente desativada percorridos 10 metros ou a velocidades superiores 15 km/h. Em combinação com o dispositivo de acoplamento de reboque, a câmara traseira inclui uma prática função de zoom.