PROVAVELMENTE O MELHOR COPILOTO DE SEMPRE.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW Série 2 Coupé.

O BMW Série 2 Coupé já vem equipado com um passageiro da frente em que pode confiar: os inúmeros sistemas de assistência do BMW ConnectedDrive. Estes sistemas apoiam o condutor e ajudam-no a desfrutar em pleno da experiência de condução única. Quando necessário, fornecem avisos atempados e ajudam a estacionar o veículo. As manobras também podem ser efetuadas com facilidade, graças à câmara traseira, que permite visualizar a área atrás do veículo. O BMW Série 2 Coupé é um parceiro fiável, permitindo que o condutor se concentre no que é realmente importante: a estrada.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO.

O assistente de condução é um equipamento de segurança que combina os seguintes sistemas baseados em câmaras: aviso de alteração de faixa de rodagem, aviso de colisão e reconhecimento de peões com ativação automática dos travões.
O aviso de alteração de faixa de rodagem deteta as linhas delimitadoras das faixas das estradas e, a velocidades superiores a aproximadamente 70 km/h, alerta o condutor através de vibrações no volante, sempre que o veículo saia inadvertidamente da sua faixa de rodagem. O aviso não é ativado quando a alteração de faixa é deliberada, ou seja, quando o indicador de mudança de direção for ativado.
Enquanto o aviso de colisão com ativação automática dos travões deteta veículos, o reconhecimento de peões com ativação automática dos travões deteta peões na estrada. Se o veículo que circula à frente travar a fundo, o seu BMW responde de imediato, desde que o aviso de colisão esteja ativo. O sistema reage por fases. Em primeiro lugar é apresentado um símbolo de aviso, em seguida o símbolo começa a piscar e é emitido um aviso sonoro, e, finalmente, se o condutor não reagir, o sistema trava por si próprio a velocidades até 60 km/h. A velocidades entre os 20-25 km/h, aproximadamente, o sistema de reconhecimento de peões ajuda a acautelar acidentes com transeuntes e, a velocidades até 60 km/h, reduz a gravidade de eventuais acidentes. Se o sistema necessitar de intervir, os travões entram em estado de alerta para uma resposta mais rápida e o sistema aplica a travagem necessária. O assistente de fadiga manotoriza o comportamento do condutor detetando eventuais sinais de cansaço. Em caso de comportamento anormal é sugerida uma pausa ao condutor no ecrã de controlos.

CONTROLADOR iDRIVE TOUCH.

O controlador iDrive Touch permite o acesso fácil ao sistema iDrive, utilizando apenas uma mão. Graças ao painel tátil integrado no controlador, o condutor pode introduzir facilmente informações como os destinos no sistema de navegação utilizando a sua própria caligrafia. Também pode ser utilizado para aceder a diversas funcionalidades, bem como para as configurar, e para navegar em listas. O funcionamento do sistema é extremamente simples e intuitivo (com base no toque), facilitando a vida do condutor, uma vez que o mantém concentrado na estrada. Todas as funções comandadas através do controlador podem ser comodamente visualizadas no visor de controlos.

AVISO DE LIMITE DE VELOCIDADE.

Mais vale prevenir do que remediar: o aviso de limite de velocidade incluindo o aviso de proibição de ultrapassagem indica o limite de velocidade atual, bem como informações relativas a zonas onde é proibido ultrapassar. Essas informações são apresentadas no visor de informações do painel de instrumentos. Uma câmara especial deteta os sinais de trânsito relevantes. 
Estas informações, juntamente com os dados do sistema de navegação, são processadas por uma unidade de controlo. Ao integrar componentes adicionais no veículo, o sistema pode ainda calcular limites de velocidade variáveis – por exemplo em condições de humidade ou em diferentes alturas do dia. Este equipamento encontra-se apenas disponível em combinação com o sistema de navegação Business ou Professional.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO.

O assistente de estacionamento torna o estacionamento em paralelo e em perpendicular mais fácil. Estando ativado ou desativado, o sistema mede os potenciais lugares de estacionamento à medida que o seu BMW circula a velocidades reduzidas (inferiores a 35 km/h) e à distância máxima de 1,5 metros dos outros veículos estacionados. O sistema mede igualmente os lugares de estacionamento exíguos.
Ao detetar um lugar apropriado, o condutor só tem de acionar o respetivo indicador de mudança de direção. O assistente de estacionamento efetuará as manobras enquanto o condutor mantém o controlo do acelerador, das mudanças e dos travões. O sistema apresenta instruções adicionais no ecrã de controlos e emite avisos sonoros.
O assistente de estacionamento é automaticamente ativado através da função “Auto PDC” (sensores de estacionamento automáticos) quando o seu BMW se aproxima de um obstáculo a velocidades reduzidas. A funcionalidade avançada do sistema inclui a assistência ao estacionamento em espaços perpendiculares à estrada. Os PDC também emitem um aviso sonoro se se aproximar em demasia de quaisquer obstáculos.
Ao estacionar sem Assistente de Estacionamento o apoio lateral ao estacionamento utiliza os sensores adicionais para monitorizar a periferia lateral do veículo e apresentar eventuais obstáculos no ecrã de controlos. Desta forma o condutor mantém-se mais tranquilo e beneficia de uma grande segurança ao estacionar.

CÂMARA TRASEIRA.

A câmara traseira permite ao condutor visualizar a área atrás do veículo no visor de controlos durante as manobras e o estacionamento. A câmara traseira otimiza a visibilidade durante a marcha-atrás a velocidades inferiores a 20 km/h, por exemplo, ao estacionar. 
As linhas interativas indicam se o lugar de estacionamento escolhido é suficientemente amplo para o automóvel e oferecem assistência durante o estacionamento, marcando áreas a cores no visor de controlos. Em combinação com o dispositivo de acoplamento de reboque, a câmara traseira inclui uma função especial de zoom, facilitando a aproximação ao acoplar um reboque.