PROVAVELMENTE O MELHOR COPILOTO DE SEMPRE.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW Série 2 Coupé.

O BMW Série 2 Coupé já vem equipado com um passageiro da frente em que pode confiar: os inúmeros sistemas de assistência do BMW ConnectedDrive. Estes sistemas apoiam o condutor e ajudam-no a desfrutar em pleno da experiência de condução única. Quando necessário, fornecem avisos atempados e ajudam a estacionar o veículo. As manobras também podem ser efetuadas com facilidade, graças à câmara traseira, que permite visualizar a área atrás do veículo. O BMW Série 2 Coupé é um parceiro fiável, permitindo que o condutor se concentre no que é realmente importante: a estrada.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO.

O assistente de condução combina os sistemas de aviso de saída de faixa de rodagem, de embate na traseira e de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões, todos monitorizados por câmaras.


O sistema de aviso de saída de faixa de rodagem deteta as marcações da via e, sempre que o veículo sai involuntariamente da faixa de rodagem, emite um aviso através de leves vibrações no volante, a partir da velocidade de 70 km/h. O sistema não reage quando são acionadas as luzes de mudança de direção.


O aviso de embate na traseira com ativação automática dos travões deteta veículos, enquanto o sistema de aviso de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões reage ao perigo de atropelamento. Se o veículo da frente travar é emitido um aviso do perigo de colisão, sempre que o aviso de embate na traseira estiver ativado. O sistema reage por fases: inicialmente através de um símbolo luminoso no painel de instrumentos, que se torna a seguir intermitente, ao que se segue um sinal acústico, aplicando finalmente ligeiras travagens (velocidades inferiores a 60 km/h). O sistema reage igualmente com um sinal acústico ao perigo iminente de colisão com transeuntes a velocidades entre 10 a 60 km/h. Quando surge o perigo de colisão, o sistema de travões prepara-se para uma eventual travagem de emergência. Em casos extremos, o sistema efetua por si a respetiva travagem. Esta função poderá encontrar-se limitada sob condições de fraca iluminação ou nevoeiro.

CONTROLADOR iDRIVE TOUCH.

O controlador iDrive Touch permite o acesso fácil ao sistema iDrive, utilizando apenas uma mão. Graças ao painel tátil integrado no controlador, o condutor pode introduzir facilmente informações como os destinos no sistema de navegação utilizando a sua própria caligrafia. Também pode ser utilizado para aceder a diversas funcionalidades, bem como para as configurar, e para navegar em listas. O funcionamento do sistema é extremamente simples e intuitivo (com base no toque), facilitando a vida do condutor, uma vez que o mantém concentrado na estrada. Todas as funções comandadas através do controlador podem ser comodamente visualizadas no visor de controlos.

AVISO DE LIMITE DE VELOCIDADE.

Mais vale prevenir do que remediar: o aviso de limite de velocidade incluindo o aviso de proibição de ultrapassagem indica o limite de velocidade atual, bem como informações relativas a zonas onde é proibido ultrapassar. Essas informações são apresentadas no visor de informações do painel de instrumentos. Uma câmara especial deteta os sinais de trânsito relevantes. 
Estas informações, juntamente com os dados do sistema de navegação, são processadas por uma unidade de controlo. Ao integrar componentes adicionais no veículo, o sistema pode ainda calcular limites de velocidade variáveis – por exemplo em condições de humidade ou em diferentes alturas do dia. Este equipamento encontra-se apenas disponível em combinação com o sistema de navegação Business ou Professional.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO.

O assistente de estacionamento ajuda a estacionar num espaço paralelo e perpendicular à faixa de rodagem. Quer esteja ativado ou não, o sistema mede os espaços a velocidades inferiores a 35 km/h e a uma distância máxima de 1,5 metros dos veículos estacionados. O sistema mede também os espaços mais exíguos.


Após encontrar o espaço apropriado e ter sido ativado o indicador de mudança de direção, o assistente de estacionamento assume a direção, limitando-se o condutor a engrenar as velocidades, acelerando ou travando, enquanto vai recebendo indicações através do ecrã de controlos e sinais acústicos.


Ao aproximar-se lentamente de um obstáculo, o assistente de estacionamento ativa automaticamente a função "Auto PDC" (Controlo Automático de Estacionamento). Uma funcionalidade mais desenvolvida do sistema permite o apoio nas manobras de estacionamento em espaços perpendiculares. Neste caso, a função PDC emite sinais de aviso se a distância em relação a obstáculos for muito reduzida. Desta forma, poderá desfrutar comodamente de toda a segurança enquanto estaciona.

CÂMARA TRASEIRA.

A câmara traseira permite ao condutor visualizar a área atrás do veículo no visor de controlos durante as manobras e o estacionamento. A câmara traseira otimiza a visibilidade durante a marcha-atrás a velocidades inferiores a 20 km/h, por exemplo, ao estacionar. 
As linhas interativas indicam se o lugar de estacionamento escolhido é suficientemente amplo para o automóvel e oferecem assistência durante o estacionamento, marcando áreas a cores no visor de controlos. Em combinação com o dispositivo de acoplamento de reboque, a câmara traseira inclui uma função especial de zoom, facilitando a aproximação ao acoplar um reboque.