DINÂMICA IMPIEDOSA. EFICIÊNCIA SEM COMPROMISSOS.

BMW EfficientDynamics no BMW Série 2 Coupé.

O novo BMW Série 2 Coupé tem sempre mais para oferecer: mais performance, mais caráter desportivo, mais para surpreender. É igualmente o campeão dos superlativos no que se refere à economia: muito económico em termos de consumo de combustível e bastante ecológico, apresentado emissões de CO2 reduzidas. O modo ECO PRO, a função de regeneração de energia e a função automática Start/Stop comprovam que o BMW Série 2 Coupé sabe tirar partido das medidas inteligentes do BMW EfficientDynamics, e o seu design aerodinâmico garante uma aparência perfeita em todas as situações de condução. 

MODO ECO PRO.

O modo ECO PRO ajuda os condutores a reduzir o consumo de combustível em até 20%, consoante o estilo de condução – segundo um estudo interno da BMW sobre consumo de combustível. As funções adicionais, a marcha por inércia (disponível apenas com a transmissão Steptronic), o assistente de rota eficiente e os percursos ECO PRO (ambos disponíveis apenas em combinação com o sistema de navegação Professional), oferecem um potencial de economia ainda maior.
A função de marcha por inércia desliga a cadeia cinemática do motor, permitindo que o veículo "deslize" sem ser necessário qualquer tipo de propulsão. Esta função é acionada assim que o condutor retira o pé do acelerador a velocidades entre os 50 e os 160 km/h sem no entanto pisar o pedal do travão e se o assistente de rota eficiente não detetar alterações em termos de limites de velocidade. 
Utilizando os dados do sistema de navegação, o assistente de rota eficiente é capaz de reconhecer curvas, zonas urbanizadas, limites de velocidade e saídas de autoestrada e disponibiliza com antecedência sugestões ao condutor para travar.
Os percursos ECO PRO apresentam o percurso mais eficiente dependendo do estilo de condução individual e das condições de trânsito e do piso. O computador de bordo apresenta a percentagem de combustível que pode ser economizado se optar pelo percurso sugerido pelos percursos ECO PRO.

AERODINÂMICA.

O design global do veículo é expressão da filosofia EfficientDynamics, proporcionando uma aerodinâmica excecional. O spoiler dianteiro constitui um destaque de design que materializa a filosofia BMW EfficientDynamics. As cortinas de ar integradas canalizam o caudal de ar através de duas entradas de ar verticais de forma a contornar as cavas das rodas dianteiras. O caudal de ar acelerado forma um género de cortina junto à parte exterior das rodas. Estas tecnologias inovadoras permitem reduzir as turbulências e a resistência aerodinâmica, diminuindo consideravelmente o consumo de combustível. A cobertura na parte inferior da carroçaria, além de proteger também o compartimento do motor e o eixo traseiro, constitui um detalhe adicional que melhora substancialmente a aerodinâmica do automóvel. Estes novos componentes de design não só apresentam vantagens em termos de aerodinâmica, como também melhoram o isolamento acústico e oferecem maior proteção anticorrosão.

FUNÇÃO AUTO START/STOP.

A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra a funcionar ao ralenti e o pedal da embraiagem é libertado (transmissão manual), ou quando o condutor trava até imobilizar o automóvel (transmissão Steptronic).
Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o condutor engrena uma velocidade (transmissão manual) ou liberta o pedal do travão (transmissão Steptronic), o motor volta a ligar-se de imediato.
O conforto de condução e a segurança não são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a desejada, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado.
Se necessário, uma unidade central de controlo volta a colocar o motor em funcionamento mesmo quando o automóvel se encontra imobilizado – por exemplo, se o automóvel começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.

FUNÇÃO DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA.

Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que reduz o esforço sobre o mesmo. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – a pura filosofia BMW EfficientDynamics em funcionamento.

TRANSMISSÃO DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

A transmissão de 8 velocidades Steptronic define novos padrões de referência no que respeita ao conforto e à performance dinâmica, sendo um elemento fundamental do BMW EfficientDynamics. Os cursos otimizados entre engrenagens disponibilizam um débito de potência excecional a todas as velocidades. Isto possibilita um consumo de combustível consideravelmente reduzido e permite, em simultâneo, que o condutor desfrute de uma performance dinâmica e desportiva superior. Especialmente a velocidades elevadas, as relações suplementares reduzem as rotações do motor, diminuindo igualmente o consumo de combustível e o nível de ruído do motor.
A embraiagem do conversor também contribui para essa redução - mesmo no caso de estar ativado o modo manual. Juntamente com as transições rápidas das rotações e a afinação precisa da transmissão, oferece um elevado nível de conforto na engrenagem das velocidades e uma considerável redução do ruído.
Graças à transmissão de 8 velocidades Steptronic do BMW EfficientDynamics, é agora possível aumentar ativamente a performance nos veículos com o novo sistema de antecipação da cadeia cinemática através do botão experiência de condução. No modo SPORT, a gestão da transmissão utiliza os dados do sistema de navegação para oferecer um nível de resposta ainda mais dinâmico e espontâneo com base nas características do percurso. Como a designação sugere, o modo COMFORT oferece um programa de mudança de velocidade orientado para o conforto, com menos velocidades.

INDICADOR DO PONTO IDEAL DE MUDANÇA DE VELOCIDADE.

As mudanças de velocidade otimizadas e oportunas podem contribuir para economizar combustível, especialmente na condução urbana e em longas distâncias. Mudanças de velocidade otimizadas, menor consumo de combustível – o sistema eletrónico do motor identifica a velocidade mais eficiente com base nas condições do piso e nas rotações. Uma seta ilumina-se no visor de informações para indicar o momento mais adequado em termos de eficiência para mudar para uma velocidade mais alta ou mais baixa. O sistema reconhece também a intenção do condutor de aumentar a velocidade e atrasa a recomendação em conformidade, até que as rotações do motor voltem a subir. No modo de engrenagem manual, com a transmissão Steptronic, os condutores recebem ainda sugestões relevantes sobre a mudança de velocidade. Testes comparativos permitiram concluir que os veículos equipados com o indicador do ponto ideal de mudança de velocidade otimizado consomem aproximadamente menos 4% de combustível.