UM DESPORTIVO NATO. PLENO DE POTÊNCIA.

Dinâmica de condução e eficiência do BMW Série 3 Berlina.

UM DESPORTIVO NATO. PLENO DE POTÊNCIA.

Dinâmica de condução e eficiência do BMW Série 3 Berlina.

O BMW Série 3 Berlina oferece diferentes formas de dinâmica. A suspensão adaptativa e a direção desportiva variável garantem a máxima agilidade, proporcionando o máximo de dinâmica e rigor direcional. Os motores BMW TwinPower Turbo e a transmissão automática desportiva de 8 velocidades Steptronic (opcional) proporcionam o mais puro prazer de condução. Estas e outras tecnologias BMW EfficientDynamics oferecem um desempenho de referência e, simultaneamente, contribuem para a redução do consumo.

UM DESPORTIVO NATO. PLENO DE POTÊNCIA.Dinâmica de condução e eficiência do BMW Série 3 Berlina.

O BMW Série 3 Berlina oferece diferentes formas de dinâmica. A suspensão adaptativa e a direção desportiva variável garantem a máxima agilidade, proporcionando o máximo de dinâmica e rigor direcional. Os motores BMW TwinPower Turbo e a transmissão automática desportiva de 8 velocidades Steptronic (opcional) proporcionam o mais puro prazer de condução. Estas e outras tecnologias BMW EfficientDynamics oferecem um desempenho de referência e, simultaneamente, contribuem para a redução do consumo.

BMW EFFICIENT DYNAMICS.

BMW EFFICIENT DYNAMICS.

As soluções BMW EfficientDynamics garantem a máxima eficiência, proporcionando um melhor desempenho e uma experiência de condução acrescida. Tecnologias inovadoras que permitem reduzir o consumo, aumentando simultaneamente o prazer de condução e a pura dinâmica, disponíveis de série em todos os veículos BMW.

UM DESPORTIVO EM GRANDE FORMA.

Dinâmica de condução do BMW Série 3.

UM DESPORTIVO EM GRANDE FORMA.

Dinâmica de condução do BMW Série 3.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DESPORTIVA DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DESPORTIVA DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

A transmissão automática desportiva de 8 velocidades Steptronic adapta-se perfeitamente ao estilo de condução pessoal, proporcionando uma condução confortável ou extremamente dinâmica. É possível optar pela engrenagem automática ou engrenagem manual, efetuada através de um seletor de velocidades mais curto ou através das patilhas embutidas no volante desportivo em pele, seguindo as sugestões do indicador do ponto de mudança de velocidade.

No modo SPORT, o processo de engrenagem encontra-se configurado de forma a obter o máximo desempenho. A redução dos solavancos nas mudanças de velocidades permitem uma aceleração ainda mais potente. Simultaneamente, o motor mantém-se num regime de rotações em que é possível solicitar mais potência a qualquer momento. A função Launch Control proporciona o regime ideal no arranque, permitindo o máximo de aceleração a partir dos 0 km.

Na oitava velocidade o nível de rotações do motor é menor, com um consumo de combustível e um nível de ruídos igualmente reduzido. Facto que é ajudado pela nova embraiagem do conversor de binário, bastante mais eficiente. A transmissão automática desportiva de 8 velocidades Steptronic funciona juntamente com o motor de modo a oferecer suavidade de engrenagem e os melhores valores relativos à eficiência e entrega de potência.

  • Transmissão automática de 8 velocidades Steptronic

    A transmissão automática de 8 velocidades Steptronic estabelece novas referências dinâmicas e de eficiência, sendo parte integrante das soluções BMW EfficientDynamics. O curto escalonamento das velocidades possibilita uma entrega otimizada da potência a qualquer velocidade. O que por sua vez permite um consumo consideravelmente reduzido e um melhor comportamento dinâmico e desportivo. A velocidades mais elevadas o número de rotações é menor, contribuindo para a redução do consumo e do nível de ruídos do motor.

    A embraiagem do conversor de binário tem aqui um papel importante, mesmo quando a engrenagem das velocidades é manual. O conforto de engrenagem torna-se bastante maior e os ruídos praticamente inexistentes, consequência da afinação da transmissão, da redução dos solavancos e dos ruídos na passagem das velocidades.

    As funções integradas, como a transmissão preditiva, a monitorização constante dos movimentos do veículo e do trânsito influenciam consideravelmente o processo de engrenagem das velocidades. O sistema seleciona constantemente a velocidade mais indicada para a respetiva situação, em função do modo de condução. A transmissão encontra-se ligada aos dados do sistema de navegação e, de acordo com as características do percurso, proporciona uma resposta mais desportiva (modo SPORT) ou mais confortável, com menor número de engrenagens (modo COMFORT).

BMW 340i Berlina.

BMW 340i Berlina.

Superior desenvolvimento de potência, funcionamento extremamente suave, são as características que definem este propulsor BMW TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha a gasolina da família BMW EfficientDynamics. O poderoso propulsor com 3.0 litros de cilindrada combina o comando variável das válvulas, Valvetronic, incluindo Duplo VANOS, injeção de alta precisão e turbocompressor TwinScroll que permitem um ótimo enchimento dos cilindros em qualquer regime. Resultado: uma potência de 326 cv (240 Kw) e um binário máximo de 450 Nm disponível às 1.380–5.000 rpm. Este propulsor turbo a gasolina permite acelerar o BMW 340i Berlina de 0 a 100 km/h em 5,1–5,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h. As inteligentes inovações técnicas permitem reduzir o consumo médio que oscila entre os 6,5 e os 7,7 l/100 km, com emissões de CO2 de apenas 152 a 179 g/km.

Um motor que agrada a qualquer condutor: máxima eficiência, máxima potência num largo regime de rotações, uma capacidade de resposta direta mesmo em regimes baixos e constantemente acompanhado de um som fantástico – um típico motor BMW.

BMW 320d BERLINA EFFICIENT DYNAMICS.

O BMW 320d Berlina EfficientDynamics equipado com um motor BMW TwinPower Turbo de 2.0 litros e 4 cilindros a diesel é um veículo imbatível no que toca à eficiência e ao consumo reduzido. Oferece uma potência de 163 cv (120 kW) às 4.000 rpm e um binário máximo de 400 Nm disponível entre as 1.750 e as 2.500 rpm. O BMW 320d Berlina EfficientDynamics acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,8 a 7,9 segundos, com um consumo combinado de 3,8 a 4,3 litros aos 100 Km e emissões de CO2 de 99 a 113 g/km.


O motor BMW TwinPower Turbo de 2.0 litros de cilindrada e 4 cilindros a diesel reage de forma espontânea, mesmo a baixos regimes, destacando-se pela suavidade de funcionamento, graças à recente geração do sistema de injeção direta CommonRail. A inovadora tecnologia turbocomprimida, com turbina de geometria variável proporciona uma elevada pressão da sobrealimentação, beneficiando o binário elevado e a aceleração vigorosa numa larga faixa de rotações.


A excecional eficiência deve-se, em parte, à transmissão de funcionamento melhorado, ao reajustado ponto de mudança de velocidade e a diversas melhorias aerodinâmicas.

SUSPENSÃO.

Há várias gerações que o BMW Série 3 estabelece novas referências na dinâmica de condução. A aperfeiçoada tecnologia de amortecimento, a evolução da suspensão e a direção mais sofisticada permitem aumentar o prazer de condução. A rigorosa suspensão permitiu melhorar consideravelmente o comportamento dinâmico nas acelerações laterais e longitudinais. Isto aplica-se não só à suspensão de série, como também à suspensão desportiva e à suspensão adaptativa. Além disso foi melhorado o rigor da direção, reduzidas as oscilações e otimizada a estabilidade direcional. O BMW Série 3 Berlina impressiona pela sua excelente estabilidade, comportamento perfeito e elevada agilidade, oferecendo o máximo conforto em qualquer situação.

  • Suspensão adaptativa

    A suspensão adaptativa rebaixada em 10 mm permite melhorar a dinâmica de condução do BMW Série 3 Berlina. É possível definir a característica de condução mais adequada ao estilo de condução do momento, do mais confortável ao extremamente desportivo, através do botão de experiência de condução. Seja qual for a configuração escolhida, o amortecimento eletrónico da suspensão adaptativa adapta-se constantemente e em frações de segundo às condições da estrada. O sistema beneficia de diversos sensores que registam as vibrações das rodas e a velocidade, de forma a obter um amortecimento perfeito e uma maior segurança de condução.

    O modo COMFORT oferece um comportamento essencialmente confortável. O modo SPORT possibilita uma afinação desportiva da suspensão com ajustes mais rígidos do amortecimento. O modo SPORT+ permite uma condução extremamente dinâmica. Neste caso é ativada a função DTC (controlo dinâmico de tração) que permite derrapagens das rodas motrizes no limite, proporcionando uma condução extremamente desportiva. A função DSC não é desativada, mas interfere bastante mais tarde, estabilizando o veículo no âmbito dos limites da física.

  • Direção desportiva variável

    A direção desportiva variável com Servotronic permite uma condução mais direta e ágil com menor esforço de viragem do volante, reagindo ao ângulo de viragem com diferentes desmultiplicações, independentemente da velocidade. A direção desportiva variável reduz os movimentos do volante em situações em que é maior o diâmetro de viragem das rodas, permitindo aumentar sensivelmente a agilidade e melhorar o comportamento na condução desportiva em percursos sinuosos, bem como nas manobras de desvio de obstáculos. Permite ainda um maior conforto de condução nas mudanças de direção e nas manobras de estacionamento. Nas situações em que o diâmetro de viragem é menor, a direção desportiva variável oferece uma excelente estabilidade e um elevado grau de rigor direcional.

  • BMW xDrive

    O sistema de tração integral inteligente BMW xDrive adapta-se perfeitamente a todo o tipo de estradas, assegurando uma tração perfeita. O sistema xDrive e o controlo de estabilidade dinâmico (DSC) permitem uma estabilidade perfeita e constante do BMW Série 3 Berlina. Através dos sensores DSC, o sistema BMW xDrive distribui a força motriz de forma flexível pelos dois eixos garantindo uma aderência e estabilidade perfeitas, ao mesmo tempo que evita situações de sobre ou sub-viragem. O sistema DSC interfere menos vezes em pavimentos degradados. O sistema alia as vantagens da tração integral – excelente tração, rigor direcional e segurança de condução – à agilidade típica BMW, para um maior prazer de condução.

BOTÃO DE EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO COM ECO PRO.

BOTÃO DE EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO COM ECO PRO.

O botão de experiência de condução permite ao condutor ativar diversas afinações distintas: o modo COMFORT, para uma afinação genérica do motor e da transmissão, o modo ECO PRO para uma condução especialmente eficiente e o modo SPORT, que possibilita uma condução mais dinâmica ou o modo SPORT+ que permite uma condução dinâmica ainda mais intensa. O modo ECO PRO adapta de forma inteligente a curva característica da transmissão Steptronic, do aquecimento e do ar condicionado, tornando a condução mais eficiente, permitindo reduzir o consumo de combustível até 20%. É possível poupar mais combustível quando o veículo circula na função velejar e ECO PRO Route que, em função do trânsito, do estilo de condução e das características topográficas propõem ao condutor um percurso mais eficiente em termos de consumo, contribuindo para poupar combustível. A função “velejar” permite que o veículo circule a velocidades até 160 km/h sem utilização de combustível sempre que o condutor retira o pé do acelerador sem utilizar os travões.

O modo COMFORT proporciona uma condução particularmente confortável através da respetiva configuração automática da suspensão. Nos modos SPORT e SPORT+ toda as configurações da tração e da suspensão são ajustadas para uma condução mais dinâmica. O motor oferece uma resposta mais espontânea, a transmissão automática é preparada para regimes mais elevadas, o ponto de mudança de velocidades da transmissão manual reage mais tarde e o veículo oferece um comportamento mais direto e desportivo.

GESTÃO INTELIGENTE DE ENERGIA.

A gestão inteligente de energia do BMW Série 3 Berlina inclui um conjunto de tecnologias BMW EfficientDynamics de série: função automática Start/Stop, direção assistida elétrica, regeneração da energia de travagem e ponto de mudança de velocidade. A combinação entre estas tecnologias permite promover a mobilidade sustentada, oferecendo a máxima eficiência.

  • Função automática Start/Stop

    Com a função automática Start/Stop o veículo consome combustível apenas quando circula. Ao parar, por exemplo nos semáforos ou em pleno trânsito, a função automática Start/Stop explora todo o potencial de poupança, desligando o motor assim que o condutor retira o pé da embraiagem (transmissão manual) ou trava até à completa imobilização da viatura (transmissão Steptronic).


    O ecrã de controlos mostra a indicação de função auto Start/Stop ativada. Assim que o condutor aciona a embraiagem (transmissão manual) ou retira o pé do travão (transmissão Steptronic) o motor recomeça a trabalhar automaticamente.


    O conforto de condução e a segurança não são penalizados, uma vez que a função é apenas implementada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, a temperatura interior é a desejada, a bateria possui um nível de carga suficiente e quando é acionada a direção. Se necessário, uma unidade eletrónica de comando coloca o motor em funcionamento, mesmo com o veículo parado, caso o seu BMW entre no modo “velejar” ou se o para-brisas ficar embaciado. O condutor pode desativar a função automática Start/Stop a qualquer momento através do respetivo botão.

  • Regeneração da energia de travagem

    O sistema de regeneração da energia de travagem reduz o consumo de combustível, aumentando a eficiência do sistema de motorização. Quando o condutor retira o pé do acelerador ou trava, o motor elétrico transforma a energia cinética em energia elétrica acumulável na bateria de alta tensão, podendo ser utilizada pelo motor elétrico.

  • Direção assistida elétrica

    Com a direção assistida elétrica, a assistência da direção é adaptada à velocidade. O comportamento da direção é mais direto a altas velocidades, mais ágil e menos pesado nas manobras de estacionamento. A direção assistida elétrica consome apenas energia quando é realmente necessário, permitindo reduzir o consumo e as emissões de CO2.
     

    Ao contrário do sistema hidráulico convencional, que se encontra permanentemente ligado ao motor, a direção assistida elétrica BMW é alimentada por um motor elétrico, funcionando apenas quando o condutor movimenta o volante. Ao conduzir em frente, e com o volante numa posição constante (ou seja, em curvas largas) o motor elétrico mantém-se desativado, sem consumir energia. A adaptação flexível da assistência da direção à situação de condução e à velocidade do momento permite aumentar o conforto de condução.

  • Indicação do ponto de mudança de velocidade

    A Indicação do ponto de mudança de velocidade no momento oportuno permite uma poupança substancial de combustível, em cidade e em estrada. A engrenagem exata das velocidades permite poupar combustível. A eletrónica do motor calcula qual a velocidade mais eficiente, em função da via e do nível de rotações do motor, mostrando através de uma seta luminosa no ecrã do painel de instrumentos, o momento mais oportuno para a engrenagem da velocidade seguinte, mais alta ou mais baixa. O sistema reconhece também a intenção de aceleração por parte do condutor, mostrando qual a velocidade a utilizar, em função do regime de rotações. Com transmissão Steptronic, o modo manual recebe também sugestões relevantes sobre a engrenagem das velocidades. Testes comparativos permitiram concluir que os veículos equipados com indicação do ponto de mudança de velocidade consomem aproximadamente menos quatro por cento de combustível.