DELEGUE A RESPONSABILIDADE A SISTEMAS FIÁVEIS.

Os sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW Série 5 Gran Turismo.

Inúmeras tecnologias inovadoras prestam o auxílio necessário de diversas formas, garantindo um conforto e segurança elevados. Para que possa concentrar-se no que é realmente importante – no prazer de conduzir sem preocupações.

BMW HEAD-UP DISPLAY.

O BMW Head-Up Display a cores projeta informações relevantes para a condução diretamente no campo de visão do condutor, permitindo uma maior concentração na estrada. Apresenta informações sobre a velocidade instantânea e, dependendo do equipamento, informações do sistema de navegação, notificações de limite de velocidade, incluindo aviso de proibição de ultrapassagem, listagens telefónicas e de lazer, juntamente com informação e avisos dos diversos sistemas de assistência ao condutor. Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados em elevada resolução e a cores, o que possibilita imagens particularmente nítidas dos sinais de trânsito a uma distância de cerca de 2,3 metros em frente do veículo, permitindo uma leitura cómoda e rápida das informações, sem exigir demasiada atenção. A intensidade da imagem da projeção adapta-se automaticamente à luminosidade exterior, com indicações concebidas para o dia e para a noite. O condutor pode selecionar as informações visualizadas, além da indicação sobre a velocidade e dos avisos dos sistemas de assistência.

SISTEMA DE ASSISTÊNCIA EM TRÂNSITO.

SISTEMA DE ASSISTÊNCIA EM TRÂNSITO.

O sistema de assistência em trânsito alivia o condutor em autoestrada e em situações de condução monótona. Em situações de trânsito intenso e a uma velocidade máxima de 60 km/h, o sistema permite que o automóvel "deslize", reduzindo a tensão derivada dos congestionamentos. A distância é mantida automaticamente em relação ao veículo que circula à frente e é controlada a velocidade até à total imobilização, auxiliando também a direção ativa. O sistema auxilia o condutor a permanecer na sua faixa de rodagem, bastando para isso que não tire as mãos do volante. O automóvel retoma automaticamente a marcha após ter estado totalmente imobilizado durante um período té 30 segundos, (em vez de 3 segundos, como anteriormente) - um avanço importante na condução totalmente automatizada.

CONTROLADOR iDRIVE TOUCH.

O controlador iDrive Touch oferece um controlo cómodo do sistema iDrive com uma só mão. Graças ao painel tátil integrado no controlador, o condutor pode introduzir facilmente informações como os destinos no sistema de navegação utilizando a sua própria caligrafia. Pode também ser utilizado para aceder a um vasto leque de funções e definições, bem como para se deslocar através de listas. O funcionamento é fácil e intuitivo através de toque – o que constitui uma importante vantagem para o condutor, uma vez que necessita de desviar a atenção da estrada. Todas as funções comandadas através do controlador podem ser comodamente visualizadas no visor de controlos.

BMW NIGHT VISION COM FEIXE DE LUZ DINÂMICO.

O BMW Night Vision com feixe de luz dinâmico deteta peões e animais de maior porte à noite – mesmo a uma distância considerável – e ilumina-os.
Uma câmara de infravermelhos montada na grelha BMW em forma de rim transmite imagens de pessoas e animais diretamente para o visor de controlos.
Sistema de aviso atempado inteligente com iluminação: assim que os sensores de infravermelhos detetam peões ou animais de maior porte numa rota de potencial colisão no escuro, o sistema direciona para eles dois feixes de luz com controlo em separado, sem qualquer efeito desagradável de encandeamento. Esta luz garante que tanto o condutor como a pessoa que se aproxima são eficazmente avisados de uma potencial situação de perigo. 
O condutor recebe avisos adicionais no BMW Head-Up Display Full-Colour ou no ecrã do painel de instrumentos, se a imagem térmica tiver sido ativada. Caso exista risco elevado de potencial colisão com os peões ou animais detetados, é também ativado um alarme sonoro e os travões entram em estado de alerta máximo, preparados para uma possível travagem brusca. O BMW Night Vision com feixe de luz dinâmico é uma inovação do BMW ConnctedDrive.

BMW SELECTIVE BEAM.

Com o BMW Selective Beam é mais confortável e seguro conduzir à noite. Garante uma excelente visibilidade no escuro, sem encandear os outros condutores.
O BMW Selective Beam deteta outros utilizadores da estrada, excluindo-os seletivamente da distribuição das luzes de máximos. Com um alcance de 400 m, os faróis permitem detetar antecipadamente eventuais perigos e garantem uma estabilidade direcional otimizada.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO.

O assistente de estacionamento torna o estacionamento em paralelo mais fácil. Quer esteja ativado ou desativado, o sistema mede os potenciais lugares de estacionamento à medida que o automóvel circula a velocidades reduzidas (inferiores a 35 km/h) e à distância máxima de 1,5 metros dos automóveis estacionados.
Ao detetar um lugar apropriado, o condutor só tem de acionar o respetivo indicador de mudança de direção. O assistente de estacionamento irá efetuar as manobras enquanto o condutor mantém o controlo do acelerador, das mudanças e dos travões. O sistema também apresenta instruções no visor de controlos e emite avisos sonoros. Assim, o condutor pode desfrutar de mais tranquilidade e segurança durante as manobras de estacionamento.

SISTEMAS DE CÂMARAS.

Sensores de estacionamento, Surround View, câmara traseira: desfrute de uma visibilidade excelente da área em volta do automóvel ao efetuar manobras de estacionamento e em saídas de estrada. Os sensores de estacionamento (PDC) dianteiros e traseiros permitem um estacionamento seguro e confortável, graças aos sinais visuais e acústicos.
O Surround View apresenta o veículo no visor de controlos numa perspetiva vista de cima. O sistema de câmaras de vista lateral incluído nesta opção de equipamento garante mais visibilidade em situações de visibilidade reduzida em saídas de estrada. A câmara traseira disponibiliza também orientação em manobras de marcha-atrás para entrar em lugares de estacionamento e a velocidades inferiores a 20 km/h.

PROTEÇÃO ATIVA.

Proteção ativa é o sistema preventivo de proteção de ocupantes BMW ConnectedDrive.
Se surgir uma situação de condução crítica, os cintos de segurança dos bancos dianteiros são colocados em pré-tensão reversível, se necessário, e os vidros laterais dianteiros são fechados. Caso o veículo esteja equipado com bancos Comfort, o encosto do banco do passageiro da frente e os encostos dos bancos traseiros são colocados em posição vertical. Uma situação crítica poderá incluir uma paragem de emergência efetuada pelo condutor ou uma situação de sub ou sobreviragem excessiva.
Quando equipado com o aviso de colisão ou aviso de colisão com ativação automática dos travões, é possível identificar com antecedência potenciais colisões dianteiras com veículos em movimento ou imobilizados (dentro dos limites do sistema).
Em certas situações de acidente, o sistema trava o veículo até à sua total imobilização, sem qualquer intervenção do condutor. Desta forma, é possível reduzir a probabilidade de uma segunda colisão e minimizar os respetivos danos.
O sensor de fadiga também monitoriza o comportamento do condutor em busca de sinais de cansaço. Os dados da direção são analisados e o sistema reage a um comportamento de condução irregular. Uma recomendação é apresentada no ecrã de controlos, sugerindo uma pausa.