UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL.

A dinâmica de condução do BMW Série 5 Gran Turismo.

Todos os veículos BMW partilham uma característica: a dinâmica incomparável. Esta característica é especialmente tangível no BMW Série 5 Gran Turismo – cada metro percorrido é uma oportunidade para experienciar o puro prazer de conduzir.

CHASSIS.

É possível sentir o prazer da condução desportiva que o chassis do BMW Série 5 Gran Turismo transmite diretamente da estrada para o volante, garantindo, simultaneamente, a segurança e o mais elevado nível de conforto possível. Além disso, vai com confiança ao encontro de uma diversidade de requisitos: é tão arrojado quanto confortável, dinâmico e seguro. A distribuição do peso entre os eixos de 50:50 e a perfeita coordenação dos componentes torna-o possível.
O eixo traseiro integral em alumínio isola as vibrações do motor e permite maior transmissão de potência e maior conforto. Esta característica pode ser mais refinada com a direção ativa integral. O eixo dianteiro com braços duplos garante a aderência perfeita das rodas ao piso. A estrutura em alumínio elimina o peso desnecessário enquanto aumenta a rigidez e, em caso de colisão, absorve as forças de impacto para oferecer a máxima proteção aos passageiros. As manobras desportivas podem ser efetuadas de forma suave em todas as situações de condução, sem qualquer desconforto para os passageiros.

  • Suspensão pneumática autoniveladora de série

    A suspensão pneumática autoniveladora equipada de série no BMW Série 5 Gran Turismo equilibra as diferenças de altura ao solo entre os eixos dianteiro e traseiro utilizando a suspensão pneumática. Sensores posicionados nas rodas traseiras medem a distância entre a carroçaria e a estrada. Dependendo da carga e da situação de condução, o caudal de ar nas molas é ajustado de forma a que estas apresentem sempre a folga ideal. Isto promove a agilidade e a segurança mesmo com o veículo carregado.

  • Controlo dinâmico de amortecimento e Adaptive Drive

    Pisos irregulares, buracos, paralelepípedos ou asfalto imaculado – com o controlo dinâmico de amortecimento existe agora um chassis para cada estrada e cada estilo de condução. Além do modo COMFORT, a definição de série, o amortecimento pode ser definido para o modo COMFORT+ para um conforto superior, garantindo assim o mínimo de perturbação em pisos irregulares. 
    A função opcional Adaptive Drive combina o controlo dinâmico de amortecimento com o sistema de estabilização ativa do rolamento - Dynamic Drive. Sensores incluídos no seu BMW monitorizam permanentemente a velocidade do veículo, a posição do volante e as forças de oscilação e solavancos que atuam sobre o chassis. Utilizando estes dados, o sistema ajusta a estabilização e o amortecimento, alterando as definições destes com rapidez e precisão. Isto assegura uma resposta mais precisa da direção, distâncias de travagem mais curtas e um conforto de condução aumentado.

TRANSMISSÃO DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

TRANSMISSÃO DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

A transmissão de 8 velocidades Steptronic torna as mudanças de velocidade e a condução significativamente mais confortáveis, graças às transições rápidas das rotações e aos cursos mais curtos. Alia um conforto excecional a uma dinâmica tangível e a uma eficiência de combustível aumentada. As velocidades podem também ser engrenadas manualmente através da alavanca seletora.

DIREÇÃO ATIVA INTEGRAL.

A direção ativa integral para os automóveis com tração às rodas traseiras combina as rodas traseiras direcionais com a relação variável da direção no eixo dianteiro. A velocidades de até aproximadamente 60 km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta à das rodas dianteiras. Isto encurta subjetivamente a distância entre os eixos, melhorando a capacidade de manobra e a agilidade. A velocidades a partir de aproximadamente 60 km/h, as rodas traseiras viram na mesma direção da das rodas dianteiras. Isto alonga subjetivamente a distância entre os eixos, aumentando a estabilidade e o conforto – especialmente ao mudar rápida e abruptamente de faixa de rodagem.

BOTÃO EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO.

O botão experiência de condução dá-lhe a escolher: o botão situado na consola central é utilizado para ativar o modo de condução pretendido. Mude do modo COMFORT, com as configurações predefinidas do motor e da transmissão, para o modo ECO PRO, orientado para a eficiência, ou para o modo SPORT, que permite uma condução mais dinâmica. Por baixo do conta-rotações, pode ver que definição está atualmente ativada.

  • Modo ECO PRO

    O económico modo ECO PRO adapta de forma inteligente as respostas do acelerador e da transmissão, assim como a estratégia de aquecimento/ar condicionado. As sugestões ECO PRO ajudam o condutor a otimizar a condução individual e o ecrã de autonomia adicional indica quantos quilómetros podem ainda ser percorridos graças ao consumo de combustível otimizado do modo ECO PRO.
    O modo ECO PRO permite reduzir o consumo de combustível em até 20%, consoante o estilo de condução individual. As funções de marcha por inércia, assistente de rota eficiente e percursos ECO PRO permitem aumentar o potencial de economia em 5% adicionais. Estas funções estão disponíveis em combinação com a transmissão Steptronic e o sistema de navegação Professional. Potencial de economia calculado em estudos internos sobre consumo de combustível.

  • Assistente de rota eficiente

    O assistente de rota eficiente funciona em conjunto com o sistema de navegação Professional de última geração para antecipar detalhes locais e disponibilizar-lhe sugestões muito antes de se aperceber da situação. Se existir uma povoação ou um limite de velocidade ao sair da curva seguinte, o sistema apresenta uma recomendação para travar antes da curva, de forma a adaptar a velocidade da forma mais eficiente possível.

  • Percursos ECO PRO e marcha por inércia

    Os percursos ECO PRO também garantem economia de combustível. Oferecem um percurso otimizado em termos de eficiência com base no volume de trânsito, no estilo de condução individual e nas condições locais. É possível aceder ao potencial de economia indicado e decidir se pretende seguir a recomendação disponibilizada.
    Com a função de marcha por inércia (disponível apenas em combinação com a transmissão Steptronic), o automóvel avança com o motor desligado a velocidades de até 160 km/h, assim que o condutor liberta o pedal do acelerador e desde que não aplique os travões e que o assistente de condução proativo não adapte a velocidade para economizar combustível.

  • Modo SPORT

    Ao contrário, no modo SPORT, o automóvel apresenta uma resposta mais direta e permite um estilo de condução mais desportivo. Uma configuração predefinida disponibiliza definições muito mais desportivas do motor e da suspensão em comparação com a configuração de série. Por exemplo, o motor torna-se ainda mais sensível. Para versões equipadas com a transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic, o processo de engrenagem das velocidades encontra-se configurado para uma performance muito mais desportiva. Em combinação com a suspensão adaptável, as definições da suspensão são muito mais orientadas para a agilidade no modo SPORT. Em simultâneo, o Servotronic e a direção desportiva variável reduzem a assistência à direção.

BMW xDRIVE.

BMW xDRIVE.

O sistema inteligente de tração integral xDrive adapta-se perfeitamente às condições de piso mais desafiantes, oferecendo sempre a tração máxima. O xDrive e o controlo dinâmico de estabilidade (DSC) mantêm sempre a estabilidade direcional do automóvel. Respondendo numa fração de segundo, o xDrive distribui a força de tração de forma flexível entre os dois eixos para uma aderência otimizada. Desta forma, o xDrive combina as vantagens da tração integral - tração, estabilidade direcional e segurança - com a agilidade característica da BMW.