MENOS RECURSOS. MAIS PRAZER DE CONDUZIR.

O BMW EfficientDynamics no BMW Série 5 Gran Turismo.

O BMW Série 5 Gran Turismo também lidera em termos de eficiência. Todos os automóveis BMW Série 5 estão equipados com um conjunto de medidas e tecnologias BMW EfficientDynamics, o que permite reduzir o consumo de combustível e, simultaneamente, as emissões – para um prazer de conduzir superior.

BMW 520d.

Este motor diesel BMW TwinPower Turbo de 4 cilindros debita uma potência impressionante de 135 kW (184 cv), com 2.0 litros de cilindrada. Combinando a injeção direta Common Rail e um turbocompressor com geometria variável da turbina, atinge uma velocidade máxima de 215 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, com um binário máximo de 380 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm. Apresenta um eficiente consumo médio de combustível de 5,5 l aos 100 km e um nível de emissões de CO2 de 144 g/km.

MODO ECO PRO.

Assim que o modo ECO PRO é ativado, tudo é orientado para uma eficiência superior e, consoante o estilo de condução individual, isto resulta numa redução do consumo de combustível de até 20% (segundo um estudo interno da BMW sobre consumo de combustível).
As funções adicionais de marcha por inércia (disponível apenas com a transmissão Steptronic), o assistente de rota eficiente e os percursos ECO PRO (ambos disponíveis apenas em combinação com o sistema de navegação Professional) oferecem uma economia de 5% adicionais. Este modo de condução otimiza a resposta do acelerador e da transmissão, bem como a mudança de velocidades, adaptando de forma inteligente a estratégia de aquecimento/ar condicionado. O visor de controlos mostra as tecnologias EfficientDynamics que estão atualmente a reduzir o consumo de combustível. Serão também recebidas sugestões ECO PRO relacionadas com a situação de condução atual para auxiliarem o condutor a aumentar ainda mais a eficiência.

  • Marcha por inércia

    A função de marcha por inércia consiste num componente de destaque do modo ECO PRO: se a velocidades entre os 50 e os 160 km/h o condutor retirar o pé do acelerador sem no entanto travar, o sistema desliga o motor e o veículo desliza, ou seja, movimenta-se sem a interação do motor.

  • Assistente de rota eficiente

    O assistente de rota eficiente, disponível em combinação com o sistema de navegação Professional, constitui um destaque especialmente inovador do modo ECO PRO. Utilizando os dados do sistema de navegação, o assistente de rota eficiente é capaz de reconhecer curvas, zonas urbanizadas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e saídas de autoestrada e disponibiliza com antecedência sugestões ao condutor para travar. O assistente de condução proativo também controla a função de marcha por inércia

  • Percursos ECO PRO

    O modo ECO PRO inclui também os percursos ECO PRO, que, em combinação com o sistema de navegação Professional de nova geração, tiram partido de parâmetros como o estilo de condução individual, a situação atual do trânsito e as condições do piso para calcular o percurso mais eficiente em termos de consumo de combustível. O computador de bordo mostra o bónus de quilómetros, por outras palavras, quantos quilómetros adicionais o condutor ganhou com a utilização do modo ECO PRO.

TECNOLOGIA BMW EFFICIENT DYNAMICS.

Os motores BMW sempre estiveram à frente do seu tempo, uma vez que têm constituído a principal competência da BMW desde 1917. Os motores do BMW Série 5 Gran Turismo comprovam-no de forma especialmente impressionante. Com uma performance excecional, uma resposta espontânea e um funcionamento surpreendentemente suave, vão ao encontro dos mais elevados padrões de conforto de condução. 
A tecnologia BluePerformance, de série em todos os motores diesel, é inovadora e permite otimizar ainda mais o nível de emissões dos motores diesel. Além do filtro de partículas diesel e do catalisador de oxidação, o conversor catalítico de óxidos de azoto reduz ainda mais o nível de NO2 contido nas emissões. Alguns modelos diminuem o nível de óxidos de azoto de forma diferente: através do catalisador SCR (SCR = redução catalítica seletiva) com injeção de AdBlue. Uma reação química provocada por injeção da solução de ureia AdBlue reduz significativamente o nível de NO2. A longo prazo, isto resulta num dos veículos diesel mais ecológicos do mundo com emissões consistentemente reduzidas. Além disso, o automóvel cumpre de série a exigente norma EU6.

FUNÇÃO DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA.

Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica, que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que diminui o esforço sobre o motor. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – a pura filosofia BMW EfficientDynamics em ação.

FUNÇÃO AUTO START/STOP.

A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido quando o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra a funcionar ao ralenti e o pedal da embraiagem é libertado (transmissão manual), ou quando o condutor trava até imobilizar o automóvel (transmissão Steptronic).
Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o condutor engrena uma velocidade (transmissão manual) ou liberta o pedal do travão (transmissão Steptronic), o motor volta a entrar em funcionamento numa fração de segundo para que a viagem possa continuar sem demora.
O conforto de condução e a segurança não são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a pretendida, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Uma unidade de controlo central volta a colocar o motor em funcionamento, se necessário, mesmo quando o automóvel se encontra imobilizado. Por exemplo, se o automóvel iniciar a marcha para a frente ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.