DELEGUE A RESPONSABILIDADE A SISTEMAS FIÁVEIS.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW Série 6 Coupé.

Inúmeras tecnologias inovadoras prestam o auxílio necessário de diversas formas durante a viagem, garantindo um conforto e segurança superiores. O que significa que o condutor se pode concentrar no que é realmente importante − o prazer de conduzir descontraído.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO PLUS.

O assistente de condução plus inclui os sistemas de assistência à condução, o sistema de aviso de saída da faixa de rodagem, embate na traseira e de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões, bem como o Cruise Control ativo com função Stop&Go, de forma a oferecer ainda mais conforto.
O Cruise Control ativo mantém a velocidade determinada pelo condutor, bem como a distância ao veículo que circula à frente, até velocidades de 210 km/h. No trânsito intenso ou nos congestionamentos, o veículo arranca e trava automaticamente, mantendo a distância selecionada em relação ao veículo que segue à frente, até à total imobilização. Se o veículo que segue à frente travar repentinamente, o seu BMW reage imediatamente sempre que o sistema de aviso de embate na traseira estiver ativado. O sistema reage por fases: inicialmente através de um sinal visual que começa pouco depois a piscar e, numa segunda fase, através de um sinal acústico. Por fim, se o condutor não reagir, o sistema interfere e trava por si o veículo.

BMW HEAD-UP DISPLAY.

O BMW Head-Up Display Full-Colour projeta todas as informações relevantes para a viagem diretamente no campo de visão do condutor, permitindo que este mantenha toda a concentração na estrada. Inclui dados como a velocidade atual, sugestões do sistema de navegação, informações do aviso de limite de velocidade incluindo aviso de proibição de ultrapassagem, listas telefónicas e do sistema de informação e lazer, bem como informações e avisos dos diversos sistemas de assistência ao condutor.
Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados numa resolução especialmente alta e a cores. A projeção da imagem surge como se se encontrasse a 2,3 m à frente do automóvel. Isto, em conjunto com o posicionamento ideal, permite que a informação seja lida rapidamente, com comodidade e o mínimo de distração.
O brilho da projeção é automaticamente ajustado de acordo com a luminosidade exterior. Inclui os modos diurno e noturno, e a altura da projeção também pode ser ajustada. Além da informação sobre a velocidade atual e dos avisos dos sistemas de assistência ao condutor, é possível selecionar ainda outras informações para visualização.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO.

O assistente de estacionamento torna mais fácil o estacionamento em paralelo. Quer esteja ativado ou desativado, o sistema mede os potenciais lugares de estacionamento à medida que circula a velocidades reduzidas (inferiores a 35 km/h) e à distância máxima de 1,5 metros dos veículos estacionados. Ao detetar um lugar apropriado, o condutor tem apenas de acionar o indicador de mudança de direção, enquanto o assistente de estacionamento efetua as manobras e mantém o controlo do acelerador, mudanças e travões. Simultaneamente, o sistema apresenta instruções adicionais no ecrã de controlos e emite avisos sonoros para uma maior tranquilidade e segurança durante as manobras de estacionamento.

BMW NIGHT VISION COM RECONHECIMENTO DE PESSOAS.

O sistema BMW Night Vision com reconhecimento de peões oferece uma visibilidade que excede em muito o alcance do feixe de luz dos faróis, possibilitando a identificação de pessoas e animais de maior porte a uma distância considerável à noite. Uma câmara de infravermelhos montada na grelha BMW em forma de rim transmite imagens da estrada à frente do veículo para o ecrã de controlos. Isto permite ao condutor identificar pessoas e animais a uma distância até cerca de 300 m.
O sistema toma em consideração a velocidade do veículo e o ângulo de viragem e se os objetos identificados constituem um perigo real. Em caso de perigo iminente, um ícone vermelho luminoso intermitente (animal ou pessoa) é apresentado numa imagem de vídeo e no BMW Head-Up Display (opcional). Também é acionado um alarme sonoro e os travões entram em estado de alerta máximo.
O sistema de aviso é ativado automaticamente assim que o motor é ligado. Assim, em caso de perigo, o sistema emite um aviso mesmo quando o ecrã não esteja ativado. O sistema BMW Night Vision com reconhecimento de pessoas é uma inovação BMW ConnectedDrive.

BMW SELECTIVE BEAM.

Com o BMW Selective Beam é mais confortável e seguro conduzir à noite. Garante uma excelente visibilidade no escuro, sem encandear os outros condutores. O sistema deteta outros utilizadores da estrada, excluindo-os seletivamente da distribuição das luzes de máximos. O alcance dos faróis de 400 m garante a deteção atempada de perigos e uma estabilidade direcional otimizada.

SURROUND VIEW.

O sistema Surround View inclui os sistemas de câmaras Top View, câmara de vista lateral e câmara traseira. As câmaras montadas nos espelhos retrovisores exteriores e a câmara traseira oferecem uma perspetiva panorâmica de 270° em volta do veículo.
O sistema Top View apresenta as áreas laterais, tornando as manobras mais confortáveis. As câmaras de vista lateral tornam mais segura a condução em áreas com visibilidade reduzida como saídas de estrada ou cruzamentos difíceis. Duas câmaras digitais na dianteira do automóvel, à esquerda e à direita, captam a situação do trânsito à frente do veículo. Isto permite a deteção antecipada do trânsito que circula em sentido contrário, para que o condutor possa reagir adequadamente. A função de vista lateral é automaticamente desativada assim que o automóvel atinge a velocidade de 15 km/h. O condutor pode então optar por ativar a câmara traseira, o sistema Top View ou a vista lateral.
Os sistemas de câmaras são ativados quando é engrenada a marcha-atrás ou quando o botão PDC ou o botão da função de vista lateral é pressionado. As imagens são apresentadas no visor de controlos.

Sistema de navegação Professional com controlador iDrive Touch.

O sistema de navegação Professional apresenta um design elegante e inclui uma gama de serviços superior: o sistema de navegação é fácil de utilizar e encontra-se perfeitamente integrado nos conceitos do controlador do iDrive e do visor de controlos. O sistema inclui um kit mãos-livres com interface USB e controlo por voz e o rádio BMW Professional com leitor de DVD, bem como uma capacidade de memória de 20 GB para ficheiros áudio. O sistema permite ainda a apresentação de percursos alternativos, incluindo uma base de dados de música. Os POI (pontos de interesse) mais populares são apresentados numa lista de acordo com a frequência de utilização e encontram-se assinalados no menu com um símbolo (posto de abastecimento, hotel, etc.). Um ecrã a cores fixo de alta resolução de 10,25" com função de ecrã dividido garante uma leitura e visibilidade otimizadas.
A utilização é intuitiva, através do controlador iDrive Touch, cuja superfície sensível ao tato permite ao condutor introduzir endereços de destino na sua própria caligrafia. O sistema de navegação pode ser utilizado através dos botões de controlo direto do menu, dos oito marcadores funcionais ou do sistema de controlo por voz. Graças à apresentação de mapas em 3D que utiliza imagens de satélite em fundo, com representação das vistas selecionadas em exposição fotorrealista, a navegação rapidamente se torna numa experiência visual atrativa.

  • Controlador iDrive Touch

    O controlador iDrive Touch (disponível apenas em combinação com o sistema de navegação Professional) permite utilizar comodamente o visor de controlos apenas com uma mão. Graças ao painel tátil integrado no controlador, o condutor pode introduzir facilmente informações como os destinos no sistema de navegação utilizando a sua própria caligrafia.
    O controlador pode ser rodado e permite ainda aceder a diversas funções, alterar definições e percorrer listagens através das teclas respetivas. A utilização é fácil e intuitiva, uma vez que é baseada no sentido do tato. Assim, o condutor desfruta de mais conforto, uma vez que não necessita de desviar a atenção do trânsito. Todas as funções comandadas através do controlador podem ser comodamente visualizadas no visor de controlos.