DELEGUE FUNÇÕES EM SISTEMAS FIÁVEIS.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive para o BMW Série 7.

Um conjunto de inovadoras tecnologias apoiam o condutor em viagem, garantindo conforto e segurança máximos. Para uma concentração total no essencial – o tranquilo prazer de conduzir.

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PROFESSIONAL COM ECRÃ TÁTIL.

O sistema de navegação Professional possui um design inovador e uma vasta oferta de serviços. Trata-se de um sistema de fácil utilização, perfeitamente integrado no sistema de navegação do seu BMW e inclui o conceito de utilização iDrive e ecrã tátil. O sistema inclui controlo por voz, rádio BMW Professional com leitor de DVD e capacidade de memória interna de 20 GB para ficheiros áudio. Além disso é possível utilizar a opcional Informação de trânsito em tempo real (RTTI). Um ecrã LCD fixo a cores de 10.25" capaz de projetar várias imagens em simultâneo (ecrã principal e suplementar), garante uma leitura e visibilidade perfeitas.

O sistema de utilização permite optar facilmente pela inserção através do controlador iDrive Touch, apresentando uma superfície sensível ao toque onde é possível introduzir informação para o sistema de navegação através de toque, controlo por gestos BMW, por voz ou através de sete botões favoritos.

No âmbito dos serviços BMW ConnectedDrive, o sistema permite atualizar os mapas por um período de três anos, quatro vezes por ano, em países europeus selecionados.

As ilustrações aqui apresentadas estão sujeitas a alterações.

  • Atualização de mapas

    A geração mais recente do sistema de navegação Professional atualiza os mapas de navegação quatro vezes por ano, juntamente com a oferta BMW ConnectedDrive.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO PLUS COM ASSISTENTE DE DIREÇÃO E DE FAIXA.

O equipamento assistente de condução plus oferece um prazer de condução parcialmente autónomo graças ao Cruise Control ativo com função Stop&Go e ao assistente de direção e de faixa de rodagem. Além das funções do assistente de condução, contribuem igualmente para a segurança do veículo os seguintes sistemas: o aviso de saída involuntária e de alteração da faixa de rodagem com proteção ativa contra colisões laterais, o aviso de embate na traseira e de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões e o aviso de tráfego cruzado.

O Cruise Control ativo mantém a velocidade programada (até 210 km/h) e a distância em relação ao veículo que segue à frente. O assistente de direção e de faixa de rodagem encontra-se disponível para a mesma velocidade. O sistema apoia a condução e mantém automaticamente o BMW no centro da faixa. No trânsito intenso e nos congestionamentos, o veículo mantém a distância programada em relação ao veículo da frente, travando e acelerando automaticamente.
As ilustrações aqui apresentadas estão sujeitas a alterações.

  • Assistente de direção e de faixa com assistente de condução em trânsito

    O assistente de condução e de faixa de rodagem com assistente de condução em trânsito pode ser ativado para apoiar o condutor em situações de condução monótonas. A velocidades até 210 km/h, o sistema apoia a condução mantendo o veículo no meio da faixa de rodagem.

    A função de controlo do trânsito cruzado dispõe de diversos sistemas de radar de controlo e de uma câmara estéreo. O sistema orienta-se pelas bandas divisórias da faixa de rodagem e pela viatura que segue à frente. Mantém automaticamente a distância desejada em relação ao veículo da frente, regula autonomamente a velocidade até à imobilização do veículo e apoia ativamente a condução. O assistente de condução e de faixa de rodagem constitui mais um passo no caminho da condução autónoma.

    Apesar do sistema ser capaz de conduzir o veículo sem intervenção do condutor, este é obrigado por lei a manter as duas mãos no volante. Caso contrário, os sensores instalados no volante emitem um sinal acústico e, de seguida, o sistema entra em modo de pausa. O mesmo acontece se as luzes de mudança de direção forem ativadas ou quando a faixa de rodagem é muito estreita.

  • Assistente de faixa com proteção ativa contra colisões laterais

    O assistente de manutenção na faixa de rodagem com proteção ativa contra colisões laterais apoia o condutor, interferindo ativamente na condução de modo a evitar uma saída involuntária da faixa, bem como colisões com objetos na zona lateral do veículo. Se o sistema de aviso de embate na traseira estiver ativado e o veículo que segue à frente travar, o seu BMW reage imediatamente através de sinais acústicos e de travagens e, finalmente, através de uma travagem a fundo.

BMW HEAD-UP DISPLAY.

O BMW Head-Up Display a cores projeta todas as informações de condução relevantes no campo de visão do condutor, permitindo-lhe concentrar-se inteiramente na estrada. No ecrã incluem-se informações como a velocidade, indicações do sistema de navegação, limite de velocidade com proibição de ultrapassagem, listagens telefónicas e de entretenimento, bem como conteúdos e avisos dos sistemas de assistência ao condutor.

Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados a cores e em elevada resolução, oferecendo a possibilidade de ajustar individualmente a imagem através do controlador iDrive Touch. Curvas e cruzamentos são apresentados em gráficos tridimensionais em exposição fotorrealista. As imagens são projetadas cerca de 2,3 metros em frente do veículo o que, em combinação com a excelente posição, permite uma leitura cómoda e rápida das informações, sem exigir demasiada atenção.

A intensidade de imagem da projeção adapta-se automaticamente à luminosidade exterior. Existe uma indicação suplementar concebida para o dia e outra para a noite. O condutor poderá escolher quais as informações que poderá visualizar, além da indicação sobre a velocidade e dos avisos dos sistemas de assistência.

ESTACIONAR.

Três funções que se complementam perfeitamente - graças ao assistente de estacionamento, estacionamento remoto e aos sensores de estacionamento ativos, é possível estacionar facilmente o BMW Série 7. Nem mesmo as garagens mais exíguas constituem problema. Basta sair do BMW Série 7 e estacionar o veículo por comando remoto e premir um botão através da chave BMW com display.

  • Estacionamento remoto

    O sistema de estacionamento remoto permite o fácil estacionamento, permitindo que o condutor estacione e retire o veículo de espaços apertados estando fora dele, mediante a utilização da chave BMW com display. A função de estacionamento remoto à distância é ativada pelo condutor fora do veículo, através da chave BMW com display.

    A manobra de estacionamento é monitorizada pelos sensores de estacionamento (PDC), pelo assistente de estacionamento e pelos sensores Surround View. Para utilizar a função de controlo à distância, o veículo tem de ser colocado em frente do espaço ou garagem onde pretende estacionar. A manobra de estacionamento pode ser interrompida pelo condutor a qualquer momento, se necessário.

    Após concluída a manobra, o motor pode ser desligado através da chave BMW com display, podendo ser depois ligado de novo a qualquer momento. Com o sistema de estacionamento remoto, o veículo recua e sai automaticamente de um estacionamento em linha reta.

  • Assistente de estacionamento

    O assistente de estacionamento com guia de estacionamento linear estaciona automaticamente o seu BMW num espaço paralelo ou perpendicular à faixa de rodagem. Quer esteja ativado ou não, o sistema mede os espaços a velocidades inferiores a 35 km/h e a uma distância máxima de 1,5 metros dos veículos estacionados.

    Após encontrar o espaço e ter sido ativado o indicador de mudança de direção, o assistente de estacionamento assume a direção, engrena a velocidade, acelera e trava o veículo. O condutor tem apenas de controlar a manobra, enquanto vai recebendo indicações no ecrã de controlos e sinais acústicos. A manobra termina com um sinal sonoro, depois do condutor ter colocado o seletor de velocidades na posição P.

    Ao estacionar sem assistente de estacionamento, o sistema utiliza os sensores suplementares para monitorizar as áreas laterais do veículo, projetando eventuais obstáculos no ecrã de controlos.

  • PDC ativo

    A função de travagem do PDC ativo apoia o condutor nas manobras de estacionamento em marcha atrás, evitando eventuais colisões e reduzindo o perigo de acidentes. O condutor pode assim estacionar confortavelmente com toda a seguraça.

SURROUND VIEW COM VISUALIZAÇÃO 3D, TOP VIEW E VISTA PANORÂMICA.

O sistema Surround View inclui o sistema de câmaras com função de câmara traseira, vista panorâmica, Top view e visualização tridimensional. As câmaras instaladas nos retrovisores exteriores, à frente e atrás, oferecem uma visualização de 360º em redor do veículo.

Além da apresentação simples do trânsito que circula atrás, a câmara Top View oferece uma visualização por cima da zona das portas e da faixa de rodagem na zona lateral do veículo, permitindo um estacionamento facilitado. A visão 3D permite melhorar a visibilidade ao estacionar através de uma visão tridimensional do espaço.

A câmara panorâmica torna mais seguras as manobras de estacionamento em zonas de fraca visibilidade ou nos cruzamentos. Duas câmaras digitais na frente do veículo, à esquerda e à direita, monitorizam a situação do trânsito que segue à frente. Isto permite ao condutor detetar o trânsito que se aproxima e reagir em conformidade. A função Side View é automaticamente desativada a partir de uma velocidade de 15 km/h.

O condutor pode mudar entre as três funções - Top View, panorama view e visualização tridimensional. A última função selecionada é automaticamente ativada quando o sistema é de novo utilizado. Os sistemas de câmaras são ativados quando o seletor de velocidades é colocado na posição “R” e quando é acionado o botão PDC ou o botão de vista panorâmica. A indicação respetiva surge no ecrã de controlos.

As ilustrações aqui apresentadas estão sujeitas a alterações.

BMW NIGHT VISION COM RECONHECIMENTO DE PESSOAS.

O sistema BMW Night Vision com reconhecimento de pessoas permite obter um campo de visão muito superior ao conseguido pelo foco luminoso dos faróis, tornando possível reconhecer pessoas ou animais no escuro a uma distância considerável. Estes são iluminados de forma seletiva através da luz de marcação dinâmica dos faróis principais antiencandeamento. Uma câmara de infravermelhos montada nas barras da grelha frontal projeta as imagens da periferia do veículo no ecrã de controlos, permitindo o reconhecimento de pessoas ou animais a uma distância de 300 metros.

Levando em conta a velocidade e o ângulo de direção, o sistema identifica se os obstáculos detetados constituem perigo. O condutor é avisado adicionalmente no ecrã do painel de instrumentos ou no BMW Head-Up Display (opcional). Em caso de perigo de colisão, o ecrã mostra um símbolo vermelho intermitente (animal ou pessoa). O sistema envia ainda um sinal acústico e os travões entram em estado de alerta máximo, preparados para uma possível travagem brusca.

O sistema de aviso é ativado automaticamente sempre que se inicia a marcha. O condutor é avisado mesmo quando a imagem térmica não se encontra ativada. O sistema BMW Night Vision com foco de luz dinâmico é uma tecnologia inovadora BMW ConnectedDrive.