0% EMISSÕES, 100 % DE PRAZER DE CONDUÇÃO.

Propulsão e tecnologia do BMW i3: desenvolvido para a mobilidade elétrica.

0% EMISSÕES, 100 % DE PRAZER DE CONDUÇÃO.

Propulsão e tecnologia do BMW i3: desenvolvido para a mobilidade elétrica.

0% EMISSÕES, 100 % DE PRAZER DE CONDUÇÃO.Propulsão e tecnologia do BMW i3: desenvolvido para a mobilidade elétrica.

Nada nos fascina tanto como a aura de uma nova era: onde até há bem pouco tempo se ouviam ruídos de motor, desenvolvem-se agora forças poderosas, quase em silêncio. De repente experimentamos o dinamismo urbano de forma completamente descontraída. É que a BMW i redefiniu sistematicamente a mobilidade elétrica de forma sustentável. O BMW i3, por exemplo, é o primeiro veículo inteiramente desenvolvido tendo em conta a condução elétrica.

BMW i

PRAZER DE CONDUÇÃO ELETRIZANTE.

O prazer mais belo é o prazer espontâneo – tão espontâneo como o sistema de propulsão totalmente elétrico BMW eDrive. Basta um pequeno toque de acelerador para colocar em ação toda a força do binário do BMW i3 e arrancar poderosamente quase em silêncio. O mesmo pedal de acelerador permite igualmente travar: ao levantar o pé do acelerador o condutor sente imediatamente um efeito de travagem, resultante da recuperação da energia cinética libertada, utilizada para carregar a bateria. Uma inovação designada de "One-Pedal-Feeling“ e que oferece uma experiência de condução inédita, aliada a uma autonomia acrescida.

Uma experiência de condução completamente nova.

Propulsão totalmente elétrica do BMW i3.

  • BMW eDrive: dinâmico, mesmo quando parado

    Raramente uma nova era começa tão impetuosa como a do BMW i3. A tecnologia de propulsão elétrica BMW eDrive foi desenvolvida e construída pela BMW. Trata-se de um sistema incrivelmente dinâmico, com uma potência de 170 cv (125 kW) e um binário máximo de 250 Nm. Isto significa na prática que o binário máximo se encontra completamente disponível a partir do arranque. Enquanto os veículos convencionais alteram as velocidades ao acelerar, o BMW i3 totalmente elétrico permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos sem interrupções de tração. Nos primeiros metros, em particular, o BMW i3 proporciona um arranque mais rápido do que o de outros veículos mais potentes.

  • Consumo de energia: eletricamente eficiente

    O BMW i3 estabelece novas referências também em termos de eficiência: o BMW i3 (60 Ah) apresenta um consumo de eletricidade extremamente eficiente, de 12,9 kWh por cada 100 km. E o BMW i3 (94 Ah) consome apenas 12,5 kWh. O que corresponde ao valor surpreendentemente baixo de 3,50 Euros em cada 100 km de prazer de conduzir em quase total silêncio, sem cheiros e em tranquilidade total.

EXTENSOR DE AUTONOMIA.

EXTENSOR DE AUTONOMIA.

Prazer de condução prolongado: o extensor de autonomia opcional encontra-se localizado ao lado do motor elétrico, na traseira do BMW i3, permitindo aumentar a autonomia do BMW i3 (94 Ah) no modo COMFORT, de 200 km para 300 km. No caso do BMW i3 (60 Ah), a autonomia pode aumentar de 130 para 270 km. Trata-se de um pequeno motor de 2 cilindros a gasolina, de funcionamento suave e silencioso, que propulsiona um gerador. Desta forma, o nível de carga da bateria de alta tensão é mantido, permitindo que o veículo continue a circular em modo elétrico. O extensor de autonomia é automaticamente desligado quando o nível de carga da bateria édemasiado baixo.

UMA BASE PARA TUDO: MOBILIDADE FEITA À MEDIDA.

Para deixar uma marca a longo prazo numa nova era da mobilidade elétrica era necessário reinventar o automóvel. Um dos maiores desafios consistiu em compensar o peso adicional da bateria de alta tensão. Por isso, a arquitetura do veículo foi dividida em duas secções independentes: o módulo Drive inferior, fabricado integralmente em alumínio, com espaço para os componentes da suspensão e propulsão, bem como para a bateria de alta tensão; e o módulo Life, utilizado exclusivamente como generosa célula de passageiros. A célula de passageiros apresenta, pela primeira vez, uma construção de série em fibras de carbono extremamente leves e robustas, 10 vezes mais finas do que um cabelo humano, apesar de serem 50% mais leves do que o aço. Uma inovação que permite baixar o centro de gravidade do BMW i3 e aumentar a segurança e a agilidade.

Pioneirismo.

Produção do BMW i3.

  • Módulo Life

    Graças à inovadora arquitetura Life Drive, o módulo Life em carbono situado na zona superior oferece um ambiente generoso e agradável a todos os passageiros. A omissão do túnel central entre o condutor e o passageiro da frente e da coluna B, permite beneficiar de um inovador design Loft aberto na célula de passageiros, inédito nesta classe de veículos. Tal é possível graças à primeira célula de passageiros de produção em série e em carbono altamente resistente, o que permite reduzir o peso total do BMW i3 (94 Ah) para 1.245 quilogramas e oferecer uma agilidade singular e melhor autonomia. Simultaneamente, a robusta construção em carbono proporciona um elevado nível de segurança, comprovado em diversos testes.

  • Módulo Drive

    O módulo drive é fabricado integralmente em alumínio e guarda todos os componentes necessários à propulsão do veículo. Na secção traseira, por exemplo, encontra-se o motor elétrico, a transmissão e o extensor de autonomia opcional. A colocação de um motor relativamente pequeno na traseira permite aumentar a brecagem das rodas dianteiras, tornando mais fáceis as manobras de estacionamento e a agilidade. A bateria de alta tensão encontra-se acondicionada numa robusta caixa de alumínio na base do veículo, oferecendo máxima segurança em situações de emergência. A localização da bateria reduz ainda o centro de gravidade, permitindo aumentar consideravelmente a agilidade do BMW i3 com tração traseira. A bateria de alta tensão tem uma garantia de oito anos ou 100.000 quilómetros percorridos.

CARBONO – INÍCIO DE UMA NOVA ERA.

Vantagens.

O CFRP (plástico reforçado com fibras de carbono) é um material composto altamente resistente fabricado à base de fibras de carbono e de uma matriz de plástico. É cerca de 30% mais leve do que o alumínio e 50% mais leve do que o aço.

Produção. Passo 1.

O BMW Group, juntamente com a firma SGL Automotive Carbon Fibers, autonomizou-se na produção de fibras de carbono. Depois de mais de dez anos de pesquisa e desenvolvimento, é atualmente possível utilizar este material inovador em larga escala na construção de automóveis.

Produção. Passo 2.

As fibras são tecidas em esteiras e embebidas em resinas especiais.

Produção. Passo 3.

De seguida são cozidas formando elementos rígidos – os componentes da carroçaria.

Produção. Passo 4.

No passo seguinte, um processo de colagem especial totalmente automatizado permite colar os diversos componentes da carroçaria.

Resultado.

A utilização do carbono proporciona uma enorme estabilidade à carroçaria e bastante mais segurança para os ocupantes do veículo. A máxima rigidez da carroçaria permite uma aceleração mais rápida, mais agilidade e um melhor comportamento do veículo em estrada, beneficiando ainda de um peso reduzido que permite menores consumos.

SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR.

SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR.

Um elevado número de inovadores sistemas de assistência ao condutor integrados no BMW i3 tornam a condução e o estacionamento num prazer inigualável. O assistente de condução Plus permite ao BMW i3 emitir, atempadamente, um aviso de perigo de colisão eminente, mantendo automaticamente a velocidade e a distância certas quer na cidade, quer em congestionamentos. O sistema de assistência ao estacionamento torna as manobras de estacionamento extremamente fáceis, estacionando o seu BMW por si, se assim o desejar.

  • Assistente de condução Plus

    O assistente de condução Plus (opcional) inclui um amplo conjunto de sistemas inovadores de assistência ao condutor, tornando a condução do BMW i3 extremamente segura e confortável. O Cruise Control ativo com função Stop&Go, mantém constantes a velocidade e a distância ao veículo dianteiro a velocidades até 140 km/h e sem intervenção do condutor, até à total imobilização do veículo. Nos congestionamentos de autoestradas, o assistente de condução em trânsito assume o controlo automático do BMW i3 a velocidades inferiores a 60 km/h, ajudando o condutor a manter-se na sua faixa de rodagem, tendo este apenas que manter uma mão no volante. Ao mesmo tempo, o sistema de aviso de colisão com ativação automática dos travões alerta para perigos eminentes de colisão com veículos, enquanto o aviso de acidentes com peões com ativação automática dos travões avisa o condutor do perigo de colisão com peões, desde que haja luz suficiente. A informação de limite de velocidade indica o limite em vigor no momento, projetando a informação no painel de instrumentos.

  • Pack de assistência ao estacionamento

    O assistente de estacionamento proporciona uma assistência abrangente que permite estacionar de forma simples e despreocupada: sensores de estacionamento (PDC), câmara traseira e sistema de assistência ao estacionamento, possibilitam estacionar com toda a comodidade e de forma totalmente automática, sendo o seu BMW i3 quem acelera, trava e conduz.

Consumo de energia e emissões de CO2.

  • Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (60 Ah):
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 0
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 12,9


    Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (94 Ah):
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0
    Emissões de CO2 em g/km (combinado): 0
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 12,6


    Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (60 Ah) com extensor de autonomia:
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 13
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 13,5
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0,6


    Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (94 Ah) com extensor de autonomia:
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 12
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 11,3
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0,6

     

    A autonomia depende de diversos fatores, sobretudo do estilo de condução, das características do percurso, da temperatura exterior, do aquecimento/ar condicionado e do pré-condicionamento.

    Os valores sobre o consumo de combustível e emissões de CO2 variam, dependendo do tipo de jantes e das dimensões dos pneus.

    Obtenha mais informações relativas ao consumo oficial de energia, combustível e emissões de CO2 oficiais e específicas dos novos ligeiros de passageiros em qualquer Concessionário BMW.