SUSTENTABILIDADE É A RESPOSTA QUE COLOCA TUDO EM QUESTÃO.

BMW i3 – um modelo de sustentabilidade bem pensado.

SUSTENTABILIDADE É A RESPOSTA QUE COLOCA TUDO EM QUESTÃO.

BMW i3 – um modelo de sustentabilidade bem pensado.

SUSTENTABILIDADE É A RESPOSTA QUE COLOCA TUDO EM QUESTÃO.BMW i3 – um modelo de sustentabilidade bem pensado.

Para uma mudança sustentável do mundo é preciso muito mais do que uma condução isenta de emissões. Por isso, quando projetámos a cadeia de valor do BMW i3, fizemo-lo com os olhos postos na sustentabilidade, do princípio ao fim – da fase de desenvolvimento a todo o processo de produção. Isto significa que pode ter a certeza de que o prazer de condução que sente ao volante do seu BMW i3 é totalmente sustentável.


Desde a primeira fase do processo de desenvolvimento orientámos todo o conceito de desenvolvimento do veículo para a mobilidade elétrica eficiente e sustentável. Materiais renováveis e reciclados protegem o ambiente, substituindo os materiais tradicionais como os plásticos.

BMW i

SUSTENTABILIDADE INTELIGENTE.

A sustentabilidade na BMW i não é apenas uma expressão. É o princípio supremo que nos guia. Por isso orientámos todo o ciclo de vida do BMW i3 pelo princípio da conservação rigorosa dos recursos naturais e da sustentabilidade.

DESENVOLVIMENTO.

- Todo o conceito de veículo foi completamente desenvolvido de acordo com os princípios da mobilidade elétrica
- A inovadora aerodinâmica reduz a resistência ao vento e o consumo de energia
- Materiais renováveis e reciclados protegem o ambiente, substituindo os materiais tradicionais como os plásticos

PRODUÇÃO.

- As fibras de carbono são fabricadas exclusivamente à base de energia hidroelétrica
- A produção do BMW i3 em Leipzig é efetuada com energia 100% eólica
- A energia utilizada na produção sofreu uma redução de 50%, comparada com o já de si baixo consumo de energia na produção de outros modelos

UTILIZAÇÃO.

- Condução completamente isenta de emissões, o que contribui para uma redução da poluição atmosférica nas áreas urbanas
- A condução do BMW i3 implica a quase total ausência de cheiros e ruídos. Se utilizar “energia verde” ou produzir eletricidade à base de painéis solares poderá conduzir o seu BMW i3 sem produzir quaisquer emissões
- O modo ECO PRO permite aumentar a autonomia do veículo, reduzindo o consumo de eletricidade

RECICLAGEM.

- 95% dos componentes do BMW i3 são recicláveis
- A título de exemplo, os módulos da bateria podem ser reutilizados para armazenar energia solar
- As fibras de carbono não utilizadas podem ser reintroduzidas no processo de produção

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.

Nos terrenos da nossa unidade de produção em Leipzig foram instaladas turbinas eólicas de forma a produzir eletricidade para fabricar o BMW i3 com energia verde. Na mesma fábrica, conseguimos reduzir em 50% o consumo de energia necessária para a produção do BMW i3, quando comparado com o consumo de energia utilizada na produção de outros modelos BMW. O consumo de água foi igualmente reduzido em 70%.


As fibras de carbono utilizadas na fabricação da célula de passageiros ultraleve do BMW i3 são produzidas inteiramente à base de energias renováveis: com energia hidroelétrica proveniente da maior central hidroelétrica do mundo sedeada em Moses Lake, a cerca de 300 km a leste de Seattle.

95% DOS COMPONENTES DO BMW i3 SÃO RECICLÁVEIS.

95% DOS COMPONENTES DO BMW i3 SÃO RECICLÁVEIS.

MATERIAIS SUSTENTÁVEIS.

COMPONENTES FABRICADOS COM 30% DE KENAF.

A utilização em larga escala de Kenaf permite substituir os plásticos fabricados à base de petróleo e reduzir o peso do BMW i3, uma vez que as fibras de Kenaf são até 30% mais leves do que os materiais convencionais. Isto permite destacar distintamente o conceito global sustentável do BMW i3. Este material extremamente leve é obtido à base de uma planta tropical da família da malva que, durante a fase de crescimento, transforma grandes quantidades de CO2 em oxigénio.

BANCOS COM 40% DE TECIDO DE LÃ.

Um material renovável que oferece um elevado nível de conforto é o tecido de lã. Na cobertura dos bancos do equipamento interior Lodge é utilizada uma percentagem de 40% de tecido de lã certificado. A mistura de lã microporosa permite regular a temperatura entre a cobertura do banco e o corpo do ocupante, de forma que os bancos permanecem agradavelmente frescos, mesmo em dias quentes.

FRISOS INTERIORES EM EUCALIPTO.

A madeira de eucalipto é naturalmente resistente à humidade, de forma que o trabalho de enobrecimento da superfície é bastante menor, nomeadamente em cerca de 90% em relação às madeiras convencionais. Como se trata de um processo isento de produtos químicos, a textura macia e os poros naturais abertos da madeira permanecem intactos. O eucalipto é uma das espécies de árvores de crescimento mais rápido, tornando a sua madeira ideal para a produção em série. A madeira de eucalipto utilizada no BMW i3 é certificada pela FSC, uma gestão florestal sustentável.

PELE 100% CURTIDA ATRAVÉS DE FOLHAS DE OLIVEIRA.

A pele utilizada no interior do BMW i3 é 100% curtida através da utilização de um extrato natural derivado de folhas de oliveira. Este processo oferece diversas vantagens: as folhas de oliveira são um subproduto na colheita da azeitona, podendo assim ser aproveitadas com utilidade. Além disso a pele é curtida através de um processo compatível com o ambiente, permitindo conservar o brilho natural e a capacidade de regular a temperatura.

ENERGIA VERDE.

Com o BMW i3 é fácil incluir a sustentabilidade na sua vida diária, uma vez que a condução está isenta de emissões, reduzindo a poluição atmosférica nas cidades e contribuindo assim para purificar o ar. Se utilizar energia verde ou produzir energia através de painéis solares, poderá desfrutar inteiramente da mobilidade isenta de emissões. E conduzir no modo ECO PRO reduz o consumo de energia e aumenta a autonomia do veículo.


Para além disso, o BMW i3 oferece uma condução isenta de ruídos e cheiros, trazendo vantagens para si e para o ambiente.

Consumo de energia e emissões de CO2.

  • Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (60 Ah):
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 0
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 12,9


    Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (94 Ah):
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0
    Emissões de CO2 em g/km (combinado): 0
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 12,6


    Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (60 Ah) com extensor de autonomia:
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 13
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 13,5
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0,6


    Consumo de energia e emissões de CO2 do BMW i3 (94 Ah) com extensor de autonomia:
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 12
    Consumo de energia em kWh/100 km (combinado): 11,3
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 0,6

     

    A autonomia depende de diversos fatores, sobretudo do estilo de condução, das características do percurso, da temperatura exterior, do aquecimento/ar condicionado e do pré-condicionamento.

    Os valores sobre o consumo de combustível e emissões de CO2 variam, dependendo do tipo de jantes e das dimensões dos pneus.

    Obtenha mais informações relativas ao consumo oficial de energia, combustível e emissões de CO2 oficiais e específicas dos novos ligeiros de passageiros em qualquer Concessionário BMW.