UM ATLETA EM PLENA FORMA.

Eficiência e dinâmica do BMW i8.

UM ATLETA EM PLENA FORMA.

Eficiência e dinâmica do BMW i8.

Apresentando a inovadora arquitetura LifeDrive, o BMW i8 reúne as condições necessárias para um design otimizado em termos de peso, disponibilizando o centro de gravidade mais reduzido de todos os veículos BMW: a base perfeita para um verdadeiro automóvel desportivo. O BMW i8 apresenta igualmente um consumo de combustível e emissões de CO2 excecionais, graças aos materiais ultraleves, a uma otimização aerodinâmica específica e a um conjunto abrangente de tecnologias BMW EfficientDynamics.

UM ATLETA EM PLENA FORMA.Eficiência e dinâmica do BMW i8.

Apresentando a inovadora arquitetura LifeDrive, o BMW i8 reúne as condições necessárias para um design otimizado em termos de peso, disponibilizando o centro de gravidade mais reduzido de todos os veículos BMW: a base perfeita para um verdadeiro automóvel desportivo. O BMW i8 apresenta igualmente um consumo de combustível e emissões de CO2 excecionais, graças aos materiais ultraleves, a uma otimização aerodinâmica específica e a um conjunto abrangente de tecnologias BMW EfficientDynamics.

BMW i

AERODINÂMICA.

Carroçaria aerodinâmica, forma cónica marcante, baixo peso - o BMW i8 é, indubitavelmente, um automóvel desportivo. Um conjunto de elementos otimizados em temos de aerodinâmica garante a máxima dinâmica e eficiência. Um exemplo dessa otimização consiste nos farolins LED, que foram desenvolvidos de acordo com o princípio do design estratificado para permitirem a passagem do caudal de ar.

Rebaixado, amplo e dinâmico.

O BMW i8 exibe todas as características de um verdadeiro automóvel desportivo.

  • Design aerodinâmico

    As linhas fluidas e o perfil plano evidenciam a propulsão potente do BMW i8. A forma e os detalhes do veículo foram concebidos de acordo com os ideais da aerodinâmica, influenciando o design e contribuindo para uma dinâmica impressionante, visível mesmo quando o veículo se encontra estacionado. O design Stream Flow, visível na fusão do pilar C, nas linhas ascendentes das laterais e na linha de tejadilho, é mais do que apenas um destaque visual, contribuindo sobremaneira para a otimização da aerodinâmica do BMW i8. O coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,26 comprova o caráter desportivo do BMW i8, que exibe um design em forma de cunha ímpar, claramente aerodinâmico.

  • Componentes aerodinâmicos

    A grelha em forma de rim praticamente fechada e as condutas de entrada de ar ativas na dianteira permitem a entrada do ar necessário para o funcionamento do sistema de arrefecimento. As entradas de ar de grandes dimensões no spoiler dianteiro, denominadas de cortinas de ar, contribuem para a redução da resistência aerodinâmica - e realçam o caráter aerodinâmico do BMW i8. Os defletores Aero, situados atrás das rodas dianteiras e à frente das rodas traseiras, contribuem igualmente para a redução da resistência aerodinâmica. A otimização do caudal de ar na carroçaria permite uma dinâmica e estabilidade superiores. As saias laterais especiais com difusor também influenciam essa aerodinâmica. As jantes Aero são outro componente que proporciona uma resistência aerodinâmica inferior, uma vez que reduzem a turbulência do ar na rodas.

CONSTRUÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO PESO.

CONSTRUÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO PESO.

No que se refere aos veículos elétricos, a construção de baixo peso afigura-se como sendo essencial. É uma das características mais importantes do veículo e influencia a dinâmica, o design e a eficiência. O peso reduzido permite uma aceleração mais rápida, uma agilidade superior e a eficiência máxima.

Construção de baixo peso BMW i8.

Menos peso. Mais agilidade e eficiência:

FIBRA DE CARBONO.

FIBRA DE CARBONO.

Para compensar o peso adicional da bateria elétrica, a célula de passageiros é composta por um compósito de fibra de carbono inovador: cerca de 50% mais leve do que o aço e cerca de 30% mais leve do que o alumínio, sendo, no entanto, igualmente estável e resistente. Os modelos BMW i são os primeiros veículos de produção em série a apresentar secções substanciais compostas por este material de alta tecnologia. Por essa razão, a fibra de carbono consiste num componente fundamental da arquitetura LifeDrive, permitindo a definição de novos ideais através do BMW i8 - incluindo o futuro da condução desportiva. 

ARQUITETURA LIFEDRIVE.

Os proporções características dos automóveis desportivos unem-se a um extraordinário conceito de baixo peso, para o qual foram dispensados todos os gramas desnecessários. A arquitetura LifeDrive consiste em duas unidades, cada uma concebida com precisão para se adequar aos requisitos da construção inteligente de baixo peso. A primeira unidade, o módulo Drive, integra o chassis em alumínio e apresenta o motor elétrico na dianteira. O motor a gasolina de 3 cilindros está localizado na traseira do módulo Drive. A bateria de alta tensão está situada entre as duas secções. A segunda unidade da arquitetura LifeDrive consiste no módulo Life, a célula de passageiros extremamente leve em carbono de alta resistência, que contribui para compensar o peso adicional do motor elétrico e da bateria de alta tensão. A combinação das duas unidades é denominada de conceito LifeDrive e contribui para que o BMW i8 seja o pioneiro da geração de veículo híbridos. Apresentando um conceito de construção de baixo peso personalizado, o BMW i8 é a forma perfeita e eficiente de garantir o máximo caráter desportivo e uma sustentabilidade inteligente.

Um conceito único.

A base para a combinação entre caráter desportivo e eficiência sustentável.

  • Distribuição de peso entre os eixos de 50:50

    A arquitetura Lifedrive permite a distribuição de peso ideal entre os eixos. O BMW i8 apresenta o motor elétrico na dianteira e o motor a gasolina na traseira. Entre os motores está posicionado o túnel de energia, que integra a bateria de alta tensão, prolongando-se pela consola central, ao longo do veículo. A tecnologia híbrida, que apresenta a bateria posicionada sob a carroçaria em combinação com o módulo de carbono de baixo peso, garante a distribuição de peso ideal - e um comportamento em estrada extremamente desportivo.