SEMPRE CONCENTRADO NA META.

Assistência ao condutor no BMW M5 Berlina.

O condutor do BMW M5 Berlina não desfruta apenas de uma transparência e de uma ergonomia excecionais. Estão igualmente disponíveis sistemas de assistência ao condutor que lhe permitem descontrair e que proporcionam uma condução ainda mais segura.

CONTROLADOR iDRIVE TOUCH.

O controlador iDrive Touch oferece um controlo cómodo do sistema iDrive com uma só mão. Graças ao painel tátil integrado no controlador, o condutor pode introduzir facilmente informações como os destinos no sistema de navegação utilizando a sua própria caligrafia.
Pode também ser utilizado para aceder a um vasto leque de funções e definições, bem como para se deslocar através de listas. O funcionamento é fácil e intuitivo através de toque – o que constitui uma importante vantagem para o condutor, uma vez que não é necessário desviar a atenção da estrada. Todas as funções comandadas através do controlador podem ser comodamente visualizadas no visor de controlos.

BMW HEAD-UP DISPLAY COM VISOR ESPECÍFICO M.

O Head-Up Display Full-Colour com visor específico M projeta informações relevantes para a condução diretamente no campo de visão do condutor, permitindo uma maior concentração na estrada.
Apresenta informações do sistema de navegação, notificações do aviso de limite de velocidade, incluindo aviso de proibição de ultrapassagem e mensagens do controlo de verificação do sistema. Pode também apresentar informações do sistema de informação e lazer como estações de rádio, títulos de temas musicais, entradas da lista telefónica e listas de chamadas.
Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados numa resolução especialmente alta e a cores, possibilitando imagens dos sinais de trânsito particularmente nítidas. A informação é apresentada no ecrã para garantir uma ergonomia eficaz e pode ser individualmente adaptada. Para que a informação projetada no BMW Head-Up Display Full-Colour possa ser perfeitamente visualizada, deverá ser evitada a utilização de óculos de sol com lentes polarizadas.
A intensidade da imagem na projeção adapta-se automaticamente às condições de luminosidade no exterior e o sistema dispõe também de modos diurno e noturno. A definição do brilho pode ser configurada através do menu do iDrive. Além da informação sobre a velocidade atual e dos avisos dos sistemas de assistência ao condutor, é possível selecionar ainda outras informações para visualização.

BMW NIGHT VISION.

A condução noturna torna-se mais segura. O equipamento opcional BMW Night Vision, parte integrante das tecnologias BMW ConnectedDrive, vê em plena escuridão e alerta o condutor para qualquer perigo localizado fora do alcance dos faróis.
Uma câmara de infravermelhos montada na grelha BMW em forma de rim transmite imagens de pessoas e animais diretamente no ecrã de controlos.
Um sistema inteligente de aviso prévio com iluminação: assim que os sensores de infravermelhos detetam no escuro peões ou animais de maior porte numa rota de potencial colisão, o sistema direciona para eles dois feixes de luz com controlados separadamente, sem qualquer efeito desagradável de encandeamento. Esta iluminação garante que tanto o condutor como a pessoa que se aproxima são eficazmente avisados de uma potencial situação de perigo.
O condutor recebe avisos adicionais no BMW Head-Up Display a cores ou no ecrã do painel de instrumentos se a imagem térmica tiver sido ativada. Caso exista risco elevado de potencial colisão com os peões ou animais detetados é também ativado um alarme sonoro e os travões entram em estado de alerta máximo, preparados para uma possível travagem brusca. 
O sistema BMW Night Vision com feixe de luz dinâmico é uma inovação BMW ConnectedDrive.

BMW SELECTIVE BEAM.

Com o BMW Selective Beam é mais confortável e seguro conduzir à noite. Garante uma excelente visibilidade no escuro, sem encandear os outros condutores.
O BMW Selective Beam deteta outros utilizadores da estrada, excluindo-os seletivamente da distribuição das luzes de máximos. Com um alcance de 400 m, os faróis permitem detetar antecipadamente eventuais perigos e garantem uma estabilidade direcional otimizada.

SISTEMAS DE CÂMARAS.

Desfrute do panorama: os sistemas de câmaras do BMW M5 Berlina proporcionam uma visibilidade otimizada, por exemplo, ao entrar na autoestrada ou em situações de trânsito com visibilidade reduzida.
A Surround View inclui a câmara traseira com Top View e câmara de vista lateral, proporcionando uma vista panorâmica de 270 graus: este sistema oferece assistência durante o estacionamento, em manobras em espaços exíguos ou em zonas de visibilidade reduzida.
A câmara traseira com Top View utiliza três câmaras situadas nos espelhos retrovisores exteriores e na traseira para disponibilizar uma visibilidade perfeita da área o lado e atrás do veículo. Durante as manobras de estacionamento, o sistema disponibiliza uma perspetiva aérea do automóvel - que representa a sua localização exata. Desta forma, é fácil detetar linhas delimitadoras e potenciais obstáculos ocultos.
A câmara de vista lateral proporciona uma visibilidade superior em saídas de garagens e em cruzamentos.
É possível alternar entre a câmara traseira, a Surround View e a câmara de vista lateral consoante necessário. A perspetiva selecionada é apresentada no visor de controlos.

PROTEÇÃO ATIVA.

Proteção ativa é o sistema preventivo de proteção de ocupantes BMW ConnectedDrive.
Se surgir uma situação de condução crítica, os cintos de segurança dos bancos dianteiros são colocados em pré-tensão reversível, se necessário, e os vidros laterais são fechados. Caso o veículo esteja equipado com bancos Comfort, o encosto do banco do passageiro da frente e os encostos dos bancos traseiros são colocados em posição vertical. Uma situação crítica poderá incluir uma paragem de emergência efetuada pelo condutor ou uma situação de sub ou sobreviragem excessiva.
Quando equipado com o aviso de colisão ou aviso de colisão com ativação automática dos travões, é possível identificar com antecedência potenciais colisões dianteiras com veículos em movimento ou imobilizados (dentro dos limites do sistema).
Em certas situações de acidente, o sistema trava o veículo até à sua total imobilização, sem qualquer intervenção do condutor. Desta forma, é possível reduzir a probabilidade de uma segunda colisão e minimizar os respetivos danos.
O sensor de fadiga também monitoriza o comportamento do condutor em busca de sinais de cansaço. Os dados da direção são analisados e o sistema reage a um comportamento de condução irregular. Uma recomendação é apresentada no ecrã de controlos, sugerindo uma pausa.