AS FRONTEIRAS EXISTEM PARA SEREM ULTRAPASSADAS.

A dinâmica de condução e a eficiência combinadas no BMW M6 Cabrio.

AS FRONTEIRAS EXISTEM PARA SEREM ULTRAPASSADAS.

A dinâmica de condução e a eficiência combinadas no BMW M6 Cabrio.

No BMW M6 Cabrio, o som impressionante do motor BMW M TwinPower Turbo de oito cilindros, os sistemas de assistência ao condutor topo de gama e a suspensão com o ADN do automobilismo aliam-se para esbater as fronteiras entre a estrada e a pista de corrida. Pelo menos enquanto a capota flexível não for recolhida e os raios de sol não caírem sobre o interior luxuoso. Nesse momento são as fronteiras entre um automóvel e um barco de alta velocidade que começam a esbater-se.

AS FRONTEIRAS EXISTEM PARA SEREM ULTRAPASSADAS.A dinâmica de condução e a eficiência combinadas no BMW M6 Cabrio.

No BMW M6 Cabrio, o som impressionante do motor BMW M TwinPower Turbo de oito cilindros, os sistemas de assistência ao condutor topo de gama e a suspensão com o ADN do automobilismo aliam-se para esbater as fronteiras entre a estrada e a pista de corrida. Pelo menos enquanto a capota flexível não for recolhida e os raios de sol não caírem sobre o interior luxuoso. Nesse momento são as fronteiras entre um automóvel e um barco de alta velocidade que começam a esbater-se.

TRANSMISSÃO DE 7 VELOCIDADES DE EMBRAIAGEM DUPLA M COM DRIVELOGIC.

A transmissão de embraiagem dupla M com Drivelogic é uma inovadora transmissão de sete velocidades de embraiagem dupla especialmente desenvolvida para os motores de altas rotações BMW M. O sistema inclui a seleção automática da velocidade com otimização da tração, o sistema de controlo do arranque, a assistência a baixa velocidade, bem como a função automática Start/Stop. Pode ser controlada de forma automática ou manual, utilizando as patilhas de mudança de velocidade no volante M em pele ou a alavanca seletora na consola central.
A transmissão de dupla embraiagem M permite mudanças de velocidade extremamente rápidas sem qualquer interrupção da força de tração. Isto deve-se às duas subtransmissões, cada uma com a sua própria embraiagem, que transmitem continuamente a potência do motor às rodas sobrepondo as embraiagens. A estratégia de mudança de velocidade é também otimizada através dos dados do sistema de navegação – a transmissão de dupla embraiagem M, por exemplo, reduz proativamente para uma velocidade mais baixa antes das curvas. A função adicional disponibilizada pelo sistema de controlo do arranque, que permite a máxima aceleração a partir do arranque, oferece uma experiência de condução extremamente dinâmica: é possível mudar de velocidade a velocidades elevadas sem utilizar a embraiagem e sem qualquer interrupção no débito de potência.
Quer o condutor selecione o modo automático (modo D) quer o modo manual (modo S), o Drivelogic oferece sempre três opções de engrenagem: extremamente desportiva, confortável e eficiente.

PACK COMPETITION.

Pura sensação de competição: o Pack Competition permite aumentar o desempenho do BMW M6 Gran Coupé graças a um acréscimo da potência, a uma direção mais direta e a uma suspensão com afinação específica.
A potência do motor M TwinPower Turbo de 8 cilindros a gasolina aumenta de 412 kW para 441 kW. Este aumento das prestações é concretizado através de um acréscimo da pressão de sobrealimentação na faixa superior de regime de rotações. O sistema de escape desportivo oferece uma sonoridade particularmente dinâmica, destinada a dar o máximo prazer. Na pista de competição e na utilização diária, a suspensão com afinação específica e a direção direta extremamente dinâmica, permitem implementar todas as ordens do condutor com o máximo rigor. No exterior destacam-se as exclusivas jantes de liga leve 601 M de raios duplos de 20" de duas tonalidades com pneus mistos, juntamente com as ponteiras duplas pretas cromadas do sistema de escape desportivo.

DIFERENCIAL ATIVO M.

O diferencial ativo M distribui o binário de forma variável entre as rodas traseiras otimizando a tração e a estabilidade de condução durante a mudança dinâmica de faixa de rodagem ou ao acelerar à saída de curva, ao descrever curvas a altas velocidades ou em estradas com pisos irregulares, incluindo pisos com neve, gravilha e gelo. Oferece igualmente um comportamento em estrada preciso em situações extremas de aceleração transversal. O bloqueio permanente e ininterrupto equilibra o comportamento do veículo, melhorando o controlo em situações de condução extremas.
A otimização da tração é obtida através de um dispositivo de controlo eletrónico que reduz as diferenças de rotação entre as rodas traseiras. O sistema, especificamente desenvolvido para o automobilismo, está ligado ao controlo dinâmico de estabilidade (DSC) através de uma unidade de controlo eletrónico, oferecendo proativamente uma utilização perfeita do binário de bloqueio entre 0 e 100%, neutralizando até as diferenças mínimas entre as rodas traseiras – sem apresentar tendência para a subviragem. O diferencial ativo M disponibiliza uma aderência ideal, bem como uma estabilidade direcional elevada e um comportamento em estrada preciso, convertendo praticamente toda a força de tração do motor em aceleração.

SISTEMA DE TRAVAGEM EM CERÂMICA E CARBONO M.

O sistema de travagem em cerâmica e carbono* resulta da transferência de tecnologias do desporto de competição. A utilização de inovadores materiais compostos de matriz cerâmica e de fibra de carbono torna a força de travagem ainda mais direta e estabiliza a fadiga dos travões. Os materiais são anticorrosivos, altamente resistentes à abrasão, mais tolerantes ao calor e contribuem para a redução do peso. A construção de baixo peso reduz a massa rotativa e não suspensa, melhorando a aceleração, a capacidade de resposta e o comportamento global em estrada, ao mesmo tempo que aumenta a dinâmica de condução, a tração, o conforto de suspensão e o consumo de combustível.
Com discos de travão de dimensões invulgarmente grandes (410 mm à frente, 393 mm atrás), pinças de travão fixas com seis êmbolos à frente e flutuantes com um êmbolo atrás, o sistema de travagem em cerâmica e carbono M é altamente resistente ao calor, mesmo após longos períodos de utilização – o que significa que é igualmente adequado às pistas de competição. Os anéis dos discos de travão perfurados e ventilados garantem uma capacidade de resposta otimizada em condições de piso molhado, bem como uma dissipação térmica superior. O sistema de travagem em cerâmica e carbono é facilmente reconhecível graças às pinças de travão douradas mate com o logótipo M.


*Dependendo das condições de utilização e das características específicas dos materiais utilizados, podem surgir ruídos particularmente em condições de piso molhado ou húmido.
Água ou humidade no sistema de travagem, pode fazer com que a capacidade e comportamento de travagem seja idêntico a um sistema de travagem convencional.
Isto pode ser sentido durante um curto período de tempo como uma redução na ação de travagem e pode ser colmatada por uma maior pressão sobre o pedal de travão quando necessário.

CARACTERÍSTICAS DE COMPETIÇÃO.

Existe sempre um automóvel mais ágil. Ei-lo. O BMW M6 Cabrio é a materialização da filosofia da BMW M GmbH. Afinal, a potência é uma coisa − transformá-la numa sensação de condução incomparável é outra completamente diferente. Materiais de alta tecnologia como o alumínio, a cerâmica e o carbono são combinados com perícia e o ADN do automobilismo. Os engenheiros tornam-se entusiastas quando perseguem o objetivo de criar a experiência mais emocionante possível que envolva gasolina e asfalto a céu aberto.

  • Sistema de controlo do arranque

    O sistema de controlo do arranque permite que um motor, após ter atingido a temperatura de funcionamento, alcance a aceleração máxima a partir do arranque. Basta desativar o controlo dinâmico de estabilidade (DSC), selecionar o modo sequencial através do programa de condução 3, pisar com firmeza o pedal do travão e em seguida acelerar a fundo. Depois de o símbolo Start se ter iluminado no ecrã do painel de instrumentos, o motor é regulado para a velocidade de arranque ideal quando o condutor pisa o pedal do acelerador. Liberte o pedal do travão mantendo a aceleração e o veículo irá apresentar a aceleração máxima até o pedal do acelerador ser libertado. A transmissão de embraiagem dupla M define constantemente os pontos de mudança de velocidade de forma a que, ao mudar para uma velocidade mais alta, esteja disponível o regime de rotações otimizado seguinte. Este sistema foi concebido para deliciar os condutores com um estilo de condução mais dinâmico e desportivo.

  • Controlo eletrónico do amortecimento

    O controlo eletrónico do amortecimento (EDC) ajusta o amortecimento de forma automática ou manual de acordo com a situação de condução. Os movimentos do veículo que possam influenciar o comportamento de condução são monitorizados por sensores. O controlo eletrónico do amortecimento analisa estes dados e transmite-os aos amortecedores. Estes utilizam válvulas magnéticas para adaptarem o amortecimento, em níveis continuamente variáveis, às alterações no piso, carga e nas condições de condução. Assim, ocorre uma redução tangível nas oscilações de travagem ou nos movimentos da carroçaria causados, por exemplo, por pisos irregulares, percursos sinuosos ou pela aceleração. O resultado é uma segurança de condução superior − devido, por exemplo, às distâncias de travagem mais curtas − e um conforto de condução aumentado. 

  • Controlo dinâmico de estabilidade

    Outro destaque incluído no conceito global do BMW M6 Cabrio é o controlo dinâmico de estabilidade (DSC). As funções de controlo otimizadas garantem agora uma dinâmica de condução aumentada em comparação com os sistemas anteriores. Além disso, foram implementadas funções adicionais no âmbito da segurança ativa (sistema de alerta dos travões, sistema de secagem, redução do sobreaquecimento) e do conforto (assistente de condução, travão de mão com função Auto-Hold).
    O controlo dinâmico de estabilidade dá a escolher ao condutor entre três modos: DSC on, MDM (modo dinâmico específico) e DSC off. Enquanto o modo DSC on contraria especificamente a sobreviragem e a subviragem através da intervenção dos travões, o modo MDM permite maiores derrapagens controladas, possibilitando aos condutores ambiciosos executarem ligeiros desvios da trajetória, adotando uma condução mais desportiva. Este modo também prevê a ativação dos sistemas de assistência, caso seja ultrapassado um limite definido. Com o DSC desativado (DSC off), o condutor pode explorar os limites da condução desportiva na pista de corrida e utilizar o acelerador para provocar situações de derrapagem. 

  • Direção M Servotronic

    Com a direção M Servotronic, o condutor pode desfrutar do excelente suporte da direção assistida elétrica em todas as situações de condução. A direção M Servotronic ajusta a direção assistida elétrica de acordo com a velocidade atual e proporciona uma resposta da direção precisa e direta mesmo a velocidades elevadas. Garante igualmente um conforto superior, uma vez que reduz o esforço físico durante as manobras, e aumenta a agilidade durante o estacionamento, as manobras ou a descrição de curvas apertadas.
    Uma unidade de controlo utiliza medições eletrónicas da velocidade para determinar qual o grau necessário da assistência da direção assistida elétrica para todas as situações de condução. O esforço da direção no sistema de direção hidráulico é ajustado de forma ideal e precisa de modo a adaptar-se à situação de condução.
    Tal traduz-se na redução do esforço físico ao efetuar manobras a velocidades reduzidas. À medida que a velocidade aumenta, a assistência necessária à direção é reduzida continuamente de forma a garantir um contacto mais direto com o piso e, assim, uma estabilidade direcional ideal. A direção M Servotronic foi concebida especificamente para os veículos M e, ao toque num botão, oferece a opção entre três diferentes conjuntos de características. Em combinação com o pack Competition, a direção M Servotronic oferece uma capacidade de resposta ainda mais direta.

M DRIVE.

O M Drive permite a configuração individual de perfis de condutor pessoais, desde uma condução suave e confortável até uma definição desportiva de resposta muito rápida para utilizar na pista de corrida. Ativar qualquer um dos dois perfis guardados (e todas as definições guardadas com eles) é tão fácil como tocar em qualquer altura num dos botões M integrados no volante multifunções. As configurações predefinidas podem ser ajustadas individualmente através do menu do iDrive.
Os botões de dinâmica de condução M, para ajustar toda as funções individualmente configuráveis da cadeia cinemática e da suspensão, encontram-se posicionados na consola central, em volta da alavanca seletora. O condutor pode selecionar individualmente o modo DSC ou ajustar as características da performance do motor, os parâmetros do controlo dinâmico de amortecimento, as características da direção M Servotronic, as opções de engrenagem de velocidades da transmissão de dupla embraiagem M e a apresentação no BMW Head-Up Display. Desta forma, é possível efetuar a configuração detalhada de um veículo – que pode ser guardada pressionando e mantendo pressionado um dos dois botões M Drive existentes no volante multifunções.

TECNOLOGIAS BMW EFFICIENTDYNAMICS.

Quer o objetivo seja a performance máxima ou o consumo mínimo de combustível – para a BMW, é essencial proporcionar o prazer de conduzir ilimitado característico da marca. O BMW EfficientDynamics é a estratégia desenvolvida pela BMW para reduzir o consumo de combustível e as emissões, aumentando simultaneamente a dinâmica e o prazer de conduzir. Trata-se de um conjunto abrangente de tecnologias que inclui a cadeia cinemática, a gestão da energia e o conceito do veículo com base na construção inteligente de baixo peso – é está equipado de série em todos os automóveis BMW.

  • Função automática Start/Stop

    A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado por breves instantes, por exemplo nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra a funcionar ao ralenti e o pedal da embraiagem é libertado (transmissão manual), ou quando o automóvel trava até se encontrar imobilizado (transmissão Steptronic).
    Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o condutor liberta o pedal do travão, o motor volta a ligar-se automaticamente.
    O conforto de condução e a segurança nunca são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a pretendida, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Se necessário, uma unidade central de controlo liga de novo o motor mesmo quando o veículo se encontra imobilizado, por exemplo, no caso de o veículo começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.

  • Função de regeneração de energia

    Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que reduz o esforço sobre o mesmo. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – atributos clássicos do BMW EfficientDynamics.