DELEGUE A RESPONSABILIDADE A SISTEMAS FIÁVEIS.

Os sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW M6 Coupé.

Inúmeras tecnologias inovadoras prestam o auxílio necessário de diversas formas durante a viagem, garantindo um conforto e segurança superiores. O que significa que o condutor se pode concentrar no que é realmente importante − o prazer de conduzir descontraído.

BMW NIGHT VISION.

O sistema BMW Night Vision com reconhecimento de peões oferece uma visibilidade que excede em muito o alcance do feixe de luz dos faróis, possibilitando a identificação de pessoas e animais de maior porte a uma distância considerável à noite. Uma câmara de infravermelhos montada na grelha BMW em forma de rim transmite imagens da estrada à frente do veículo para o ecrã de controlos. Isto permite ao condutor identificar pessoas e animais a uma distância até cerca de 300 m.
O sistema toma em consideração a velocidade do veículo e o ângulo de viragem e se os objetos identificados constituem um perigo real. Em caso de perigo iminente, um ícone vermelho luminoso intermitente (animal ou pessoa) é apresentado numa imagem de vídeo e no BMW Head-Up Display (opcional). Também é acionado um alarme sonoro e os travões entram em estado de alerta máximo.
O sistema de aviso é ativado automaticamente assim que o motor é ligado. Assim, em caso de perigo, o sistema emite um aviso mesmo quando o ecrã não esteja ativado. O sistema BMW Night Vision com reconhecimento de pessoas é uma inovação BMW ConnectedDrive.

BMW HEAD-UP DISPLAY COM VISOR ESPECÍFICO M.

O Head-Up Display Full-Colour com função específica M projeta todas as informações relevantes para a viagem diretamente no campo de visão do condutor, permitindo que este mantenha toda a concentração na estrada. Inclui dados como a velocidade atual, sugestões do sistema de navegação, informações do aviso de limite de velocidade incluindo aviso de proibição de ultrapassagem, listas telefónicas e do sistema de informação e lazer, bem como informações e avisos dos diversos sistemas de assistência ao condutor. Ao pressionar um botão, o condutor pode ativar o visor específico M, mais desportivo. Conjuntamente com um velocímetro digital, é também apresentada a velocidade engrenada, bem como um conta-rotações multicolor com luzes de aviso que indicam o momento ideal para mudar de velocidade.
Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados numa resolução especialmente alta e a cores. A projeção da imagem surge como se se encontrasse a 2,3 m à frente do automóvel. Isto, em conjunto com o posicionamento ideal, permite que a informação seja lida rapidamente, com comodidade e o mínimo de distração. O brilho da projeção é automaticamente ajustado de acordo com a luminosidade exterior. Adicionalmente, inclui os modos diurno e noturno, e a altura da projeção também pode ser ajustada. Além da informação sobre a velocidade atual e dos avisos dos sistemas de assistência ao condutor, é possível selecionar ainda outras informações para visualização.

SURROUND VIEW.

O sistema Surround View inclui os sistemas de câmaras Top View, câmara de vista lateral e câmara traseira. As câmaras montadas nos espelhos retrovisores exteriores e a câmara traseira oferecem uma perspetiva panorâmica de 270° em volta do veículo.
O sistema Top View apresenta as áreas laterais, tornando as manobras mais confortáveis. As câmaras de vista lateral tornam mais segura a condução em áreas com visibilidade reduzida como saídas de estrada ou cruzamentos difíceis. Duas câmaras digitais na dianteira do automóvel, à esquerda e à direita, captam a situação do trânsito à frente do veículo. Isto permite a deteção antecipada do trânsito que circula em sentido contrário, para que o condutor possa reagir adequadamente. A função de vista lateral é automaticamente desativada assim que o automóvel atinge a velocidade de 15 km/h. O condutor pode então optar por ativar a câmara traseira, o sistema Top View ou a vista lateral.
Os sistemas de câmaras são ativados quando é engrenada a marcha-atrás ou quando o botão PDC ou o botão da função de vista lateral é pressionado. As imagens são apresentadas no visor de controlos.

BMW SELECTIVE BEAM.

Com o BMW Selective Beam é mais confortável e seguro conduzir à noite. Garante uma excelente visibilidade no escuro, sem encandear os outros condutores. O sistema deteta outros utilizadores da estrada, excluindo-os seletivamente da distribuição das luzes de máximos. O alcance dos faróis de 400 m garante a deteção atempada de perigos e uma estabilidade direcional otimizada.

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PROFESSIONAL.

O sistema de navegação Professional apresenta um elegante design e inclui um conjunto de serviços de destaque: o sistema de navegação é de fácil utilização e inclui o controlador iDrive, ecrã de controlos e um sistema de mãos-livres com interface USB e controlo por voz. O sistema inclui ainda o rádio BMW Professional com leitor de DVD e uma capacidade de 20 GB para ficheiros áudio, juntamente com uma base de dados de música. O sistema permite ainda a apresentação online de percursos alternativos. De acordo com a frequência de utilização, os POIs (pontos de interesse) mais populares são apresentados numa listagem e encontram-se assinalados no menu com um símbolo (posto de abastecimento, hotel, etc.). Um ecrã a cores fixo de alta resolução de 10,2" com função de ecrã dividido garante uma leitura e visibilidade otimizadas.
O intuitivo funcionamento é posto em prática através do controlador iDrive Touch, cuja superfície sensível ao tato permite inclusivamente a introdução de endereços com a própria caligrafia. Em alternativa, o sistema de navegação pode ser comandado através dos botões de controlo direto, dos oito marcadores de funções ou através do sistema de controlo por voz. A apresentação de mapas em 3D utiliza imagens de satélite em fundo com representações fotorrealistas, o que permite criar uma experiência de navegação visualmente muito atrativa.

ASSISTENTE DE VOZ INTELIGENTE.

O Assistente de Voz Inteligente com processamento de voz não integrado oferece um apoio de voz perfeito, reconhecendo a forma de falar normal ao contrário do reconhecimento de simples comandos. O assistente de voz inclui um vasto conjunto de variações individuais e situacionais, reconhecendo variantes linguísticas como dialetos e gírias. Isto permite oferecer um conjunto mais extenso de possibilidades ao ditar textos de mensagens ou e-mails. Esta gama alargada de funções torna-se possível graças ao reconhecimento de voz baseado nos servidores ConnectedDrive, constituindo a base para o Assistente de Voz Inteligente. Esta função de "Cloud" permite pesquisas não específicas na internet de forma rápida e simples, usando uma linguagem quotidiana que apoia o sistema de navegação. É possível, por exemplo, procurar restaurantes nas imediações utilizando uma linguagem natural. Além disso, a mudança para a "Cloud" permite ciclos de atualização mais frequentes, garantindo que todas as futuras inovações se encontram disponíveis o mais rapidamente possível, quer se trate de novo software ou de melhorias na linguística do computador.