A VOLTA MAIS RÁPIDA. MESMO FORA DA PISTA.

Dinâmica de condução e eficiência do BMW X5 M.

A VOLTA MAIS RÁPIDA. MESMO FORA DA PISTA.

Dinâmica de condução e eficiência do BMW X5 M.

O BMW X5 M oferece a potência no seu estado mais puro, que é transmitida para a estrada de forma eficiente pelo BMW xDrive específico M, que garante uma tração excecional. A transmissão de 8 velocidades M Steptronic, equipada de série, garante mudanças de velocidade extremamente rápidas, tanto no modo manual como no automático. Os travões compostos M alcançam valores de desaceleração excecionais, característicos do automobilismo. As tecnologias BMW EfficientDynamics proporcionam uma performance sublime combinada com uma eficiência impressionante.

A VOLTA MAIS RÁPIDA. MESMO FORA DA PISTA.Dinâmica de condução e eficiência do BMW X5 M.

O BMW X5 M oferece a potência no seu estado mais puro, que é transmitida para a estrada de forma eficiente pelo BMW xDrive específico M, que garante uma tração excecional. A transmissão de 8 velocidades M Steptronic, equipada de série, garante mudanças de velocidade extremamente rápidas, tanto no modo manual como no automático. Os travões compostos M alcançam valores de desaceleração excecionais, característicos do automobilismo. As tecnologias BMW EfficientDynamics proporcionam uma performance sublime combinada com uma eficiência impressionante.

TRANSMISSÃO DE 8 VELOCIDADES M STEPTRONIC COM DRIVELOGIC.

TRANSMISSÃO DE 8 VELOCIDADES M STEPTRONIC COM DRIVELOGIC.

Débito de potência excecional.

A transmissão de 8 velocidades Steptronic com Drivelogic define novos padrões de referência em termos de dinâmica e de engrenagem de velocidades. Os cursos otimizados entre engrenagens e as mudanças de velocidades extremamente rápidas disponibilizam um débito de potência excecional em toda a gama de velocidades, garantindo a máxima potência e eficiência. Especialmente a velocidades elevadas, a oitava velocidade reduz as rotações do motor e, consequentemente, o consumo de combustível e o ruído do motor. Os modos D e S permitem que o condutor proceda à mudança de velocidades manual, utilizando a alavanca seletora M ou as patilhas de mudança de velocidade no volante M. No modo manual S, a transmissão M Steptronic não procede à mudança automática de velocidade e, quando necessário, o motor atinge as rotações máximas. 

Extremamente dinâmico.

Adicionalmente, o condutor também pode proceder a mudanças de velocidade extremamente dinâmicas a velocidades elevadas e utilizar a função Drivelogic para definir o modo de engrenagem: confortável e eficiente, dinâmico ou extremamente dinâmico, que disponibiliza engrenagens excecionalmente rápidas. A embraiagem do conversor de binário garante uma ligação direta entre o motor e a transmissão e, consequentemente, uma interrupção mínima na transmissão da potência. Funcionalidade tipicamente M: quando o automóvel está parado, a transmissão automática da potência entre o motor e a transmissão é interrompida, o que previne o deslizamento do veículo. Contudo, um pequeno toque no pedal do acelerador ativa a função "deslizamento pretendido", por exemplo, durante as manobras.

BMW xDRIVE COM FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS M.

BMW xDRIVE COM FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS M.

Sistema inteligente de tração integral BMW xDrive.

O sistema inteligente de tração integral BMW xDrive distribui constantemente a força de tração entre os eixos. De modo a cumprir e superar todas as expectativas relacionadas com a tração, a estabilidade direcional e a segurança na condução, o sistema eletrónico adapta a distribuição da potência de forma extremamente rápida. Contribui igualmente para prevenir as sobre e subviragens, aumentando a estabilidade direcional e o comportamento em estrada do veículo.

Dinamismo em curvas apertadas.

Nos automóveis BMW M, o BMW xDrive dá mais ênfase ao eixo traseiro, o que também contribui para uma dinâmica de condução superior. A potência é direcionada, em primeira mão, para as rodas traseiras, sendo posteriormente encaminhada para as rodas dianteiras, o que minimiza a tendência para a subviragem especialmente durante a descrição de curvas. Desta forma, o condutor pode acelerar mais cedo e mais vigorosamente, para desfrutar em pleno do elevado potencial dinâmico do veículo. Se pretendido, é possível transferir até 50% do binário para o eixo dianteiro. Estando o controlo dinâmico de estabilidade desativado, é possível efetuar derrapagens controladas.

TRAVÕES COMPOSTOS M.

TRAVÕES COMPOSTOS M.

Os travões compostos M beneficiam de tecnologia do automobilismo, que lhes permite manter uma eficácia e estabilidade constantes, mesmo em condições extremas. A utilização de diversos materiais altamente resilientes resulta numa estabilidade térmica excelente, numa longa vida útil e numa travagem precisa. Além disso, permite reduzir o peso dos travões, o que tem um impacto positivo na agilidade, na dinâmica, na aceleração e no consumo de combustível.

Os anéis dos discos de travão perfurados e ventilados e as pinças de travão com 6 êmbolos à frente garantem uma capacidade de resposta otimizada em condições de piso molhado, bem como uma dissipação térmica melhorada. As pinças de travão em azul metalizada com o característico logótipo M realçam a aparência desportiva dos discos de travão e o design M distinto e único.

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DO AUTOMOBILISMO.

O BMW X5 M define novos padrões de referência no seu segmento, uma vez que proporciona um dinamismo irresistível, uma agilidade impressionante e um comportamento em estrada preciso. O sistema de controlo do arranque proporciona um arranque perfeito. O Dynamic Drive, o Dynamic Performance Control e o controlo dinâmico de amortecimento permitem-lhe adaptar as configurações do veículo consoante a situação de condução.

  • Sistema de controlo do arranque

    O sistema de controlo do arranque possibilita a aceleração máxima do motor desde o arranque. Para tal, basta desativar o controlo dinâmico de estabilidade (DSC), pressionando o botão DSC, e ativar o sistema de controlo do arranque. De seguida, é necessário ativar o modo sequencial através do programa de condução 3, manter o veículo em posição, pisando o pedal do travão e, por fim, acelerar a fundo. Assim que o símbolo da bandeira surge iluminado no painel de instrumentos, o motor será automaticamente configurado para atingir a velocidade de arranque ideal assim que o pedal do acelerador é pisado. Quando o condutor liberta o pedal do travão mantendo a aceleração, o veículo apresenta a aceleração máxima até o pedal do acelerador ser libertado. A transmissão de 8 velocidades M Steptronic define constantemente os pontos de mudança de velocidade de acordo com o regime de rotações adequado. Este sistema foi concebido para deliciar os condutores com um estilo de condução mais dinâmico e desportivo.

  • Dynamic Performance Control

    O Dynamic Performance Control (DPC) aumenta o caráter desportivo do automóvel e otimiza a dinâmica de condução, distribuindo a força de tração de modo flexível entre as rodas do eixo traseiro. Em combinação com outros sistemas de adaptação da suspensão, o DPC oferece uma precisão e uma dinâmica de condução superiores. O ângulo de viragem necessário é reduzido e a precisão da direção é aumentada, características típicas dos automóveis M.
    Além do diferencial, o eixo traseiro apresenta duas transmissões de controlo eletrónico, que permitem ao Dynamic Performance Control monitorizar a situação de condução e distribuir mais binário para a roda traseira do lado exterior da curva durante a descrição de curvas.

  • Dynamic Drive

    As barras estabilizadoras ativas de controlo hidráulico permitem que o sistema de controlo da suspensão Dynamic Drive reduza as oscilações da carroçaria durante a descrição de curvas ou ao efetuar mudanças bruscas de direção, o que contribui para um conforto e agilidade superiores, bem como para uma direção mais precisa. Em última análise, o condutor pode desfrutar em pleno do potencial dinâmico extremamente elevado do automóvel BMW M.
    Durante a condução em linha reta, as duas metades da barra estabilizadora permanecem separadas, para que o funcionamento perfeito dos amortecedores e da suspensão não seja influenciado. 
    O sistema utiliza inúmeros sensores para analisar a situação de condução e minimizar as oscilações da carroçaria de acordo com a aceleração transversal. A distribuição ativa das oscilações entre os eixos dianteiro e traseiro previne a ocorrência de situações de condução críticas. A equilibragem específica M e a maior oscilação no eixo traseiro proporcionam uma dinâmica de condução superior. A resposta da direção tipicamente M e a reação às alterações de carga permitem uma resposta mais direta e ativa por parte do veículo.

  • Controlo dinâmico de amortecimento

    O controlo dinâmico de amortecimento da suspensão rebaixada adapta constantemente as características de amortecimento de acordo com a situação de condução e as condições do piso. Utilizando os botões de dinâmica de condução, situados na consola central, o condutor pode adaptar as configurações de suspensão de acordo com as suas preferências - desde configurações confortáveis e extremamente dinâmicas até às configurações excecionalmente desportivas, para um estilo de condução mais ativo e o puro prazer de conduzir tipicamente M. No modo COMFORT, os amortecedores apresentam uma configuração mais suave, minimizando as oscilações do veículo durante a condução em pisos irregulares. Nos modos SPORT e SPORT+, os amortecedores apresentam uma configuração mais rígida tipicamente M, que contribui para um maior prazer de conduzir em estradas secundárias sinuosas, onde a elevada performance dos automóveis M pode ser desfrutada em pleno. As oscilações das rodas e da carroçaria são reduzidas ao mínimo para proporcionar a máxima dinâmica de condição em estradas planas. As configurações predefinidas no menu M Drive podem ser diretamente selecionadas através dos botões M no volante.
    Os movimentos são medidos por sensores posicionados nas rodas, sendo a informação analisada posteriormente por uma unidade de controlo. Os amortecedores são ajustados em frações de segundo. As configurações da compressão e da extensão dos amortecedores são constantemente ajustadas de forma independente. Resultado: aderência à estrada ímpar graças ao excecional amortecimento e suspensão de cada roda.

M DRIVE.

O M Drive permite a configuração de perfis de condução personalizados, sendo possível configurar uma condução confortável e descontraída ou uma condução mais direta e desportiva, perfeita para as pistas de corrida. Para ativar um dos dois perfis guardados (e respetivas configurações), basta pressionar um dos dois botões M Drive integrados no volante M em pele.
O botões M de dinâmica de condução, que permitem adaptar todas as funções configuráveis da cadeia cinemática e da suspensão, estão posicionados na consola central, perto da alavanca seletora. O condutor pode selecionar as seguintes funcionalidades de modo independente: o modo DSC, as características de performance do motor, as configurações da suspensão adaptável, as características da direção M Servotronic, as opções de engrenagem da transmissão de 8 velocidades Steptronic e a aparência do BMW Head-Up Display. Através do menu iDrive, pode ser criada uma configuração personalizada e detalhada do veículo. Para a memorizar, basta pressionar um dos botões M Drive no volante M em pele.

DIREÇÃO M SERVOTRONIC.

O condutor pode desfrutar da excecional assistência da direção assistida elétrica em todas as situações de condução, com a direção M Servotronic. O Servotronic ajusta a direção assistida elétrica de acordo com a velocidade atual e proporciona uma resposta da direção mais precisa a velocidades elevadas. Garante igualmente um conforto superior, uma vez que reduz o esforço físico durante as manobras, e aumenta a agilidade durante o estacionamento, as manobras ou a descrição de curvas apertadas.
Uma unidade de controlo utiliza medições eletrónicas da velocidade para determinar qual o grau necessário da assistência da direção assistida elétrica para todas as situações de condução. A assistência da direção assistida é perfeitamente adaptada através da unidade de controlo eletrónico, o que garante uma assistência mais precisa em comparação com os sistemas de direção assistida elétrica com assistência ao servofreio convencionais, que estão dependentes das rotações do motor.
A direção M Servotronic reduz o esforço físico ao efetuar manobras a velocidades reduzidas. À medida que a velocidade aumenta, a assistência necessária à direção é reduzida progressivamente de forma a garantir um contacto mais direto com o piso e, assim, uma estabilidade direcional ideal. A direção M Servotronic foi especificamente concebida para os automóveis M e oferece três configurações individuais, que podem ser selecionadas pressionando um botão.

TECNOLOGIAS BMW EFFICIENT DYNAMICS.

Obtenha mais de cada litro de combustível consumido, com o BMW EfficientDynamics: performance e eficiência superiores e uma experiência de condução inesquecível. Inovações técnicas que reduzem o consumo de combustível e, em simultâneo, aumentam a dinâmica de condução, resultando num prazer de conduzir que está disponível de série em todos os veículos BMW.

  • Função automática Start/Stop

    A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel para e o pedal do travão é libertado.
    Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o condutor liberta o pedal dos travões e pisa o pedal do acelerador, o motor volta a ligar-se automaticamente numa fração de segundo.
    O conforto de condução e a segurança nunca são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a desejada, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Se necessário, uma unidade central de controlo liga o motor mesmo quando o veículo se encontra imobilizado, por exemplo, no caso de o veículo começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.

  • Função de regeneração de energia

    Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que reduz o esforço sobre o mesmo. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – a pura filosofia BMW EfficientDynamics em funcionamento.