DELEGUE A RESPONSABILIDADE A SISTEMAS FIÁVEIS.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW X6 M.

Posição elevada dos bancos, ergonomia desportiva: no BMW X6 M, o condutor tem tudo sob controlo. Contudo, o condutor não se encontra desamparado, podendo delegar algumas tarefas aos sistemas de assistência ao condutor. Por exemplo, estacionar o veículo. Ou regular os faróis. A inovações do BMW ConnectedDrive podem ajudá-lo nas mais diversas situações. Para o máximo conforto. Para uma segurança superior.

SURROUND VIEW.

A Surround View inclui os sistemas baseados em câmaras Top View, a câmara traseira e a câmara de vista lateral panorâmica. As câmaras localizadas nos espelhos retrovisores exteriores e as câmaras de objetiva grande-angular (uma na dianteira e uma na traseira) disponibilizam uma vista panorâmica de 360o, bem como uma vista panorâmica das áreas a frente e atrás do veículo.
A Top View disponibiliza uma vista panorâmica de 360o à volta do automóvel e utiliza esses dados para proporcionar uma perspetiva aérea computadorizada, para facilitar as manobras. A câmara de objetiva grande-angular de vista lateral, localizada entre as grelhas dianteiras em forma de rim, e a câmara traseira de objetiva grande-angular proporcionam uma vista panorâmica das áreas à frente e atrás do veículo. O assistente apresenta barras amarelas visíveis nas extremidades da imagem bem como um triângulo amarelo em cruzamentos.
Os sistemas baseados em câmara são ativados quando é engrenada a marcha-atrás ou quando o botão PDC ou o botão da vista lateral são pressionados. As imagens captadas pelas câmaras são exibidas no visor de controlos. O condutor pode optar por acionar a câmara traseira, a Top View ou a vista lateral panorâmica. A função de vista lateral é desativada automaticamente quando o veículo atinge a velocidade de 15 km/h.

BMW HEAD-UP DISPLAY COM VISOR ESPECÍFICO M.

O BMW Head-Up Display Full-Colour com funções específicas M projeta as informações de condução importantes no campo de visão do condutor, permitindo que este se mantenha concentrado na estrada. O visor apresenta informações como a velocidade atual, as sugestões do sistema de navegação, o aviso de limite de velocidade, incluindo o aviso de proibição de ultrapassagem, e as listas do sistema de informação e lazer e do telemóvel, bem como as informações e os avisos dos diversos sistemas de assistência ao condutor. Ao pressionar um botão, o condutor pode ativar o visor específico M, mais desportivo. Conjuntamente com um velocímetro digital, é também apresentada a velocidade engrenada, bem como um conta-rotações multicolor com luzes de aviso que indicam o momento ideal para mudar de velocidade.
Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados numa resolução especialmente alta e a cores. A projeção da imagem surge como se se encontrasse a 2,3 m à frente do automóvel. Isto, em conjunto com o posicionamento ideal, permite que a informação seja lida rapidamente, com comodidade e o mínimo de distração.
O brilho da projeção é automaticamente ajustado de acordo com a luminosidade exterior. Adicionalmente, sistema dispõe dos modos diurno e noturno e a altura da projeção pode ser ajustada. Além da informação sobre a velocidade atual e dos avisos dos sistemas de assistência ao condutor, é possível selecionar ainda outras informações para visualização.

BMW NIGHT VISION COM FEIXE DE LUZ DINÂMICO.

Visibilidade excecional, mesmo ao anoitecer: o BMW Night Vision com feixe de luz dinâmico permite a fácil deteção de pessoas e de animais de grande porte à noite - mesmo a distâncias significativas. Uma câmara de infravermelhos montada na grelha BMW em forma de rim transmite as imagens de pessoas e animais diretamente para o visor de controlos. A imagem permite ao condutor identificar pessoas e animais a uma distância de até 300 m. Assim que são detetados peões ou animais, o sistema por infravermelhos direciona para eles um dos dois feixes de luz com controlo separado, sem qualquer efeito desagradável de encandeamento. Esta luz garante que tanto o condutor como a pessoa que se aproxima são eficazmente avisados de uma potencial situação de perigo.
Em situações críticas, o condutor recebe avisos adicionais no BMW Head-Up Display Full-Colour ou no ecrã do painel de instrumentos. Caso exista um risco elevado de potencial colisão, é exibido um aviso intermitente a vermelho (animal ou pessoa). É também ativado um alarme sonoro e os travões entram em estado de alerta máximo, preparados para uma possível travagem brusca. O sistema de aviso é automaticamente ativado assim que o veículo é ligado, emitindo um aviso se a apresentação de imagens não tiver sido ativada. O BMW Night Vision com feixe de luz dinâmico é uma inovação do BMW ConnectedDrive.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO.

O assistente de condução combina os sistemas de aviso de saída de faixa de rodagem, de embate na traseira e de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões, todos monitorizados por câmaras.
O sistema de aviso de saída de faixa de rodagem deteta as marcações da via e, sempre que o veículo sai involuntariamente da faixa de rodagem, emite um aviso através de leves vibrações no volante, a partir da velocidade de 70 km/h. O sistema não reage quando são acionadas as luzes de mudança de direção.
O aviso de embate na traseira com ativação automática dos travões deteta veículos, enquanto o sistema de aviso de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões reage ao perigo de atropelamento. Se o veículo da frente travar é emitido um aviso do perigo de colisão, sempre que o aviso de embate na traseira estiver ativado. O sistema reage por fases: inicialmente através de um símbolo luminoso no painel de instrumentos, que se torna a seguir intermitente, ao que se segue um sinal acústico, aplicando finalmente ligeiras travagens (velocidades inferiores a 60 km/h). O sistema reage igualmente com um sinal acústico ao perigo iminente de colisão com transeuntes a velocidades entre 10 a 60 km/h. Quando surge o perigo de colisão, o sistema de travões prepara-se para uma eventual travagem de emergência. Em casos extremos, o sistema efetua por si a respetiva travagem. Esta função poderá encontrar-se limitada sob condições de fraca iluminação ou nevoeiro.

AVISO DE ALTERAÇÃO DE FAIXA DE RODAGEM.

Quando o veículo circula a uma velocidade de 20 km/h ou a velocidades superiores, o aviso de alteração de faixa de rodagem deteta veículos no ângulo morto e veículos que circulam na faixa de rodagem adjacente. O sistema alerta o condutor para a presença de veículos no ângulo morto, exibindo um símbolo em forma de triângulo nos espelhos retrovisores exteriores. Se, apesar do alerta, o condutor indicar que pretende mudar de faixa de rodagem, através do acionamento de um indicador de mudança de direção, o sistema irá alertá-lo para o perigo através de uma vibração no volante e exibindo um símbolo em forma de triângulo no respetivo espelho retrovisor exterior.

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PROFESSIONAL.

O sistema de navegação Professional possui um design inovador e disponibiliza uma vasta oferta de serviços. Trata-se de um sistema de navegação de fácil utilização, perfeitamente integrado no seu BMW, incluindo o comando iDrive e o controlador iDrive Touch. O sistema abrange o kit mãos livres com ligação USB e controlo por voz, rádio BMW Professional com leitor de DVD e capacidade de memória interna de 20 GB para ficheiros áudio. Paralelamente, é possível utilizar a Informação de trânsito em tempo real (RTTI). Um ecrã a cores LCD de 10,25” capaz de projetar várias imagens em simultâneo (ecrã principal e suplementar) garante uma leitura e visibilidade perfeitas.

  • Controlador iDrive Touch.

    O controlador iDrive Touch com teclas de seleção direta, oito teclas funcionais favoritas e controlo por voz oferece uma utilização intuitiva, permitindo introduzir destinos utilizando a sua própria caligrafia numa superfície sensível ao toque. A navegação torna-se uma fascinante experiência visual, graças aos mapas com visualização tridimensional, imagens de satélite e locais turísticos com imagens fotorrealistas.
    A atualização dos mapas é gratuita durante três anos, através do seu Concessionário BMW. No âmbito dos serviços BMW ConnectedDrive, o sistema atualiza automaticamente os mapas pelo período de três anos, quatro vezes por ano, numa seleção de países europeus.

ASSISTENTE DE ESTACIONAMENTO.

O assistente de estacionamento totalmente automático representa a mais recente tecnologia em termos de assistência ao estacionamento nos veículos BMW. O sistema assume a tarefa de engrenar a mudança adequada (primeira ou marcha-atrás), controla a direção e acelera e trava o veículo automaticamente, conforme necessário. Previamente as manobras de estacionamento, o condutor tem apenas de acionar o indicador de mudança de direção e em seguida manter o botão PDC pressionado durante todo o processo de estacionamento, bem como monitorizar a área em volta do veículo com o auxílio da câmara traseira de ativação automática. 
Concluídas as manobras, o sistema seleciona a posição P. A velocidades de até 35 km/h e com uma distância máxima de 1,5 m da fila de automóveis estacionados, os sensores ultrassónicos do BMW utilizam o visor de controlos para apresentar potenciais lugares de estacionamento paralelos à faixa de rodagem.

BMW SELECTIVE BEAM.

Com o BMW Selective Beam é mais confortável e seguro conduzir à noite. Garante uma excelente visibilidade no escuro, sem encandear os outros condutores. O sistema deteta outros utilizadores da estrada, excluindo-os seletivamente da distribuição das luzes de máximos. Com um alcance de 400 m, os faróis permitem detetar antecipadamente eventuais perigos.