DELEGUE A RESPONSABILIDADE A SISTEMAS FIÁVEIS.

Sistemas de assistência ao condutor BMW ConnectedDrive no BMW X4.

A autoconfiança pode ser aperfeiçoada. Basta haver um parceiro em quem possa confiar por perto. Pode confiar plenamente nos sistemas de assistência ao condutor equipados no BMW X4, que garantem uma segurança e um conforto excecionais. O melhor exemplo é o BMW Head-Up Display Full-Colour: projetando as informações relevantes para a condução diretamente no campo de visão do condutor, o BMW Head-Up Display Full-Colour permite-lhe concentrar a sua atenção em algo fundamental - no prazer de conduzir descontraído.

BMW HEAD-UP DISPLAY.

BMW HEAD-UP DISPLAY.

O BMW Head-Up Display a cores projeta informações relevantes para a condução diretamente no campo de visão do condutor, permitindo uma maior concentração na estrada. Apresenta informações sobre a velocidade instantânea e, dependendo do equipamento, informações do sistema de navegação, notificações de limite de velocidade, incluindo aviso de proibição de ultrapassagem, listagens telefónicas e de lazer, juntamente com informação e avisos dos diversos sistemas de assistência ao condutor. Os símbolos projetados no para-brisas são apresentados em elevada resolução e a cores, o que possibilita imagens particularmente nítidas dos sinais de trânsito a uma distância de cerca de 2,3 metros em frente do veículo, permitindo uma leitura cómoda e rápida das informações, sem exigir demasiada atenção. A intensidade da imagem da projeção adapta-se automaticamente à luminosidade exterior, com indicações concebidas para o dia e para a noite. O condutor pode selecionar as informações visualizadas, além da indicação sobre a velocidade e dos avisos dos sistemas de assistência.

ASSISTENTE DE CONDUÇÃO.

O assistente de condução combina os sistemas de aviso de saída de faixa de rodagem, de embate na traseira e de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões, todos monitorizados por câmaras.


O sistema de aviso de saída de faixa de rodagem deteta as marcações da via e, sempre que o veículo sai involuntariamente da faixa de rodagem, emite um aviso através de leves vibrações no volante, a partir da velocidade de 70 km/h. O sistema não reage quando são acionadas as luzes de mudança de direção.


O aviso de embate na traseira com ativação automática dos travões deteta veículos, enquanto o sistema de aviso de colisão com transeuntes com ativação automática dos travões reage ao perigo de atropelamento. Se o veículo da frente travar é emitido um aviso do perigo de colisão, sempre que o aviso de embate na traseira estiver ativado. O sistema reage por fases: inicialmente através de um símbolo luminoso no painel de instrumentos, que se torna a seguir intermitente, ao que se segue um sinal acústico, aplicando finalmente ligeiras travagens (velocidades inferiores a 60 km/h). O sistema reage igualmente com um sinal acústico ao perigo iminente de colisão com transeuntes a velocidades entre 10 a 60 km/h. Quando surge o perigo de colisão, o sistema de travões prepara-se para uma eventual travagem de emergência. Em casos extremos, o sistema efetua por si a respetiva travagem. Esta função poderá encontrar-se limitada sob condições de fraca iluminação ou nevoeiro.

  • Assistente de condução Plus

    O assistente de condução Plus (disponível apenas em combinação com a transmissão Steptronic) inclui o aviso de colisão, o aviso de saída da faixa de rodagem e o Cruise Control ativo com função Stop&Go. O sistema disponibiliza assistência durante a condução em autoestradas, tanto em situações de trânsito críticas como em situações normais.

    Este opcional encontra-se apenas disponível em combinação com os sistemas de navegação Business ou Professional.

    O aviso de colisão funciona por fases. Se o veículo que circula à frente travar repentinamente ou se for detetado um objeto imóvel, o sistema apresenta um alerta visual, podendo igualmente travar até à total imobilização. Sempre que o veículo sai inadvertidamente da sua faixa de rodagem, o aviso de saída da faixa de rodagem alerta o condutor através de vibrações no volante.

    O Cruise Control ativo mantém uma velocidade predefinida, entre os 30 e os 210 km/h. Se o controlo da distância tiver sido acionado, também procede ao ajuste automático da velocidade de acordo com a velocidade do veículo que circula à frente. Em situações de trânsito intenso, a função Stop&Go controla a velocidade até a total imobilização, retomando facilmente a aceleração quando acelera.

Sistema de navegação Professional com controlador iDrive Touch.

O sistema de navegação Professional possui um design inovador e disponibiliza uma vasta oferta de serviços. Trata-se de um sistema de navegação de fácil utilização, perfeitamente integrado no seu BMW, incluindo o comando iDrive e o controlador iDrive Touch. O sistema abrange o kit mãos livres com ligação USB e controlo por voz, rádio BMW Professional com leitor de DVD e capacidade de memória interna de 20 GB para ficheiros áudio. Paralelamente, é possível utilizar a Informação de trânsito em tempo real (RTTI). Um ecrã a cores LCD de 8,8” capaz de projetar várias imagens em simultâneo (ecrã principal e suplementar) garante uma leitura e visibilidade perfeitas.

  • Controlador iDrive Touch

    O controlador iDrive Touch com teclas de seleção direta, oito teclas funcionais favoritas e controlo por voz oferece uma utilização intuitiva, permitindo introduzir destinos utilizando a sua própria caligrafia numa superfície sensível ao toque. A navegação torna-se uma fascinante experiência visual, graças aos mapas com visualização tridimensional, imagens de satélite e locais turísticos com imagens fotorrealistas. A atualização dos mapas é gratuita durante três anos, através do seu Concessionário BMW. No âmbito dos serviços BMW ConnectedDrive, o sistema atualiza automaticamente os mapas pelo período de três anos, quatro vezes por ano, numa seleção de países europeus.

BMW SELECTIVE BEAM.

O BMW Selective Beam torna a condução noturna mais confortável e segura, proporcionando uma visibilidade excecional sem, no entanto, encandear os restantes condutores. O BMW Selective Beam deteta outros utilizadores da estrada, excluindo-os seletivamente da distribuição das luzes de máximos. Com um alcance de cerca de 400 m, os faróis permitem detetar antecipadamente eventuais perigos e garantem uma estabilidade direcional otimizada.

SURROUND VIEW.

A Surround View disponibiliza uma vista panorâmica de 360° à volta do veículo através das câmaras localizadas nos espelhos retrovisores exteriores, de uma câmara dianteira com uma objetiva grande-angular e da câmara traseira. Este sistema oferece assistência durante o estacionamento, em manobras em espaços exíguos ou em zonas de visibilidade reduzida.
A Surround View inclui a câmara traseira com a Top View e as câmaras de vista lateral. A Top View apresenta as áreas ao lado do veículo, facilitando as manobras. A câmara de objetiva grande-angular de vista lateral, localizada entre as grelhas dianteiras em forma de rim, e a câmara traseira proporcionam uma vista panorâmica das áreas à frente e atrás do veículo. O assistente apresenta barras amarelas visíveis nas extremidades da imagem bem como um triângulo amarelo em cruzamentos. A função de vista lateral é desativada automaticamente quando o veículo atinge a velocidade de 15 km/h. O condutor pode optar por acionar a câmara traseira, a Top View ou a vista lateral panorâmica. O sistema é ativado quando é engrenada a marcha-atrás ou quando são acionados outros pontos predefinidos de ativação. A imagem é apresentada no visor de controlos.