MODERAÇÃO. NUM VEÍCULO POUCO COMEDIDO.

BMW EfficientDynamics no BMW X4.

A moderação não é um atributo frequentemente associado ao BMW X4. Todavia, esta é a palavra perfeita para descrever o seu consumo de combustível e emissões de CO2. As mais recentes tecnologias BMW EfficientDynamics e o design aerodinâmico garantem um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos sem, no entanto, comprometerem a performance e a dinâmica do veículo.

AERODINÂMICA.

O design global do veículo é expressão da filosofia BMW EfficientDynamics. Todos os modelos BMW apresentam uma resistência aerodinâmica extremamente reduzida, graças à otimização dos componentes aerodinâmicos, o que contribui sobremaneira para a eficiência e para a redução do consumo de combustível. Por exemplo, a cobertura plana na parte inferior da carroçaria, além de proteger o motor e o eixo traseiro, também contribui para otimizar a aerodinâmica do veículo. Estes novos componentes de design não só apresentam vantagens em termos de aerodinâmica, como também melhoram o isolamento acústico e oferecem maior proteção anticorrosão. O BMW X4 apresenta outras inovações em termos de aerodinâmica, nomeadamente o pequeno spoiler traseiro definido e os espelhos retrovisores exteriores com otimização aerodinâmica, que além de melhorarem a aerodinâmica, também proporcionam um nível de ruído inferior e protegem os vidros laterais contra a sujidade.

CONSTRUÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO PESO.

CONSTRUÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO PESO.

O BMW X4 foi construído com recurso a um conjunto de materiais de alta tecnologia: alumínio de baixo peso, aço de alta resistência e plásticos e magnésio de elevada qualidade.
Esta construção inteligente de baixo peso reduz o peso do veículo, confere uma elevada rigidez à carroçaria, potenciando a segurança passiva, e otimiza a aerodinâmica.

MODO ECO PRO.

O modo ECO PRO ajuda os condutores a reduzir o consumo de combustível em até 20%, consoante o estilo de condução – segundo um estudo interno da BMW sobre consumo de combustível. A função de marcha por inércia (disponível apenas com a transmissão de 8 velocidades Steptronic), o assistente de rota eficiente e os percursos ECO PRO (ambos disponíveis apenas em combinação com o sistema de navegação Professional) oferecem um potencial de economia superior.

  • Marcha por inércia

    A função de marcha por inércia interrompe a ligação entre a cadeia cinemática e o motor e permite que o automóvel avance com o motor desligado. Esta função é acionada quando o condutor liberta o pedal do acelerador a velocidades entre os 50 e os 160 km/h sem, no entanto, pisar o pedal do travão e se o assistente de rota eficiente não antecipar a necessidade de ajustar a velocidade.

  • Cruise Control ativo com função Stop and Go no modo ECO PRO

    Quando o Cruise Control ativo é acionado em combinação com o modo ECO PRO, o veículo acelera até à velocidade pretendida de forma mais eficiente após uma travagem.

  • Assistente de rota eficiente

    Utilizando os dados do sistema de navegação, o assistente de rota eficiente é capaz de reconhecer curvas, zonas urbanizadas, limites de velocidade e saídas de autoestrada e disponibiliza com antecedência sugestões ao condutor para deixar de acelerar.

  • Percursos ECO PRO

    Os percursos ECO PRO apresentam o percurso mais eficiente de acordo com a situação de trânsito. O computador de bordo apresenta a percentagem de combustível que pode ser economizado se optar pelo percurso sugerido pelos percursos ECO PRO.

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE 8 VELOCIDADES.

A transmissão de 8 velocidades Steptronic define novos padrões de referência no que respeita à performance e à eficiência dinâmicas, sendo um elemento fundamental do BMW EfficientDynamics. O escalonamento especialmente curto das relações permite um débito de potência otimizado - a baixas e a altas rotações. Isto possibilita uma redução significativa do consumo de combustível, permitindo ao mesmo tempo ao condutor desfrutar de uma performance dinâmica e desportiva superior. Especialmente a velocidades elevadas, as relações suplementares reduzem as rotações do motor, diminuindo igualmente o consumo de combustível e o nível de ruído do motor.
A embraiagem do conversor também contribui para essa redução – mesmo com o modo manual ativado. Juntamente com as transições rápidas das rotações e a afinação precisa da transmissão, oferece um elevado nível de conforto na engrenagem das velocidades e uma considerável redução do ruído.

GESTÃO DA ENERGIA.

A gestão inteligente da energia do BMW X4 é potenciada por diversas tecnologias BMW EfficientDynamics equipadas de série no veículo, nomeadamente o indicador do ponto ideal de mudança de velocidade, a função automática Start/Stop, a direção assistida elétrica e a função de regeneração de energia. A interação entre estas tecnologias garante que a mobilidade do futuro já se encontra disponível nos dias de hoje.

  • Indicador do ponto ideal de mudança de velocidade.

    As mudanças de velocidade otimizadas e oportunas podem contribuir para economizar combustível, especialmente na condução urbana e em longas distâncias. Mudanças de velocidade otimizadas, menor consumo de combustível – o sistema eletrónico do motor identifica a velocidade mais eficiente com base na situação de condução e nas rotações. Uma seta ilumina-se no visor de informações para indicar o momento mais adequado em termos de eficiência para mudar para uma velocidade mais alta ou mais baixa. O sistema reconhece também a intenção do condutor de aumentar a velocidade e atrasa a recomendação em conformidade, até que as rotações do motor voltem a subir. Testes comparativos permitiram concluir que os veículos equipados com o indicador do ponto ideal de mudança de velocidade otimizado consomem aproximadamente menos 4% de combustível.

  • Função automática Start/Stop.

    A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado por breves instantes, por exemplo nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra a funcionar ao ralenti e o pedal da embraiagem é libertado (transmissão manual), ou quando o automóvel trava até se encontrar imobilizado (transmissão Steptronic).
    Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o pedal da embraiagem é pressionado (transmissão manual) ou que o pedal do travão é libertado (transmissão Steptronic), o motor volta a ligar-se automaticamente.
    O conforto de condução e a segurança nunca são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a desejada, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Se necessário, uma unidade central de controlo volta a colocar o motor em funcionamento mesmo quando o automóvel se encontra imobilizado – por exemplo, se o automóvel começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão. 

  • Direção assistida elétrica

    De cada vez que o condutor roda o volante, é consumida energia. Por que razão se deve consumir energia quando o condutor não está a rodar o volante? A direção assistida elétrica BMW só é ativada quando é necessária. Ao contrário da direção assistida convencional, a direção assistida elétrica BMW só utiliza energia quando o volante é rodado ativamente. Quando o volante é mantido numa posição constante – por exemplo, na marcha em frente em autoestrada a uma velocidade elevada – o motor elétrico mantém-se desativado.

  • Função de regeneração de energia

    Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que reduz o esforço sobre o mesmo. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – a pura filosofia BMW EfficientDynamics em funcionamento.