MAXIMIZAR AS VANTAGENS.

Eficiência do BMW X5.

A potência e a eficiência do BMW X5 resultam de inúmeros fatores: motores diesel e a gasolina económicos, aerodinâmica sofisticada - e de muitas outras medidas BMW EfficientDynamics.

BMW EFFICIENT DYNAMICS.

BMW EFFICIENT DYNAMICS.

Performance máxima com um consumo de combustível mínimo.

Para a BMW, é essencial proporcionar o prazer de conduzir característico da marca - seja o objetivo alcançar uma performance superior ou um consumo de combustível mínimo.
O BMW EfficientDynamics é a estratégia desenvolvida pela BMW para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, otimizando, em simultâneo, a dinâmica e o prazer de condução O BMW EfficientDynamics consiste num conjunto de tecnologias abrangente que inclui o sistema de tração, a gestão da energia e o conceito do veículo, estando disponível de série em todos os modelos BMW.
A nova geração de motores diesel e a gasolina da gama BMW TwinPower Turbo permite obter uma performance superior e um consumo de combustível reduzido. A aerodinâmica otimizada, em combinação com a construção inteligente de baixo peso, contribui para aumentar a eficiência. A construção inteligente de baixo peso reduz o peso e, em simultâneo, aumenta a rigidez do veículo. O conceito de construção inteligente de baixo peso da BMW baseia-se na utilização dos materiais certos nos locais adequados, uma vez que cada material apresenta pontos fortes específicos. Nesta área, a BMW demonstra uma clara liderança no que respeita à inovação, uma vez que é o único fabricante que utiliza o plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) ultraleve e extremamente resistente como material fundamental. A BMW também está empenada em desenvolver conceitos inovadores relacionados com a cadeia cinemática, nomeadamente a tecnologia BMW eDrive, que apresenta um motor totalmente elétrico, e os modelos híbridos PlugIn.

BMW CONCEPT X5 EDRIVE

No Concept BMW X5 eDrive, a inovadora tecnologia de tração BMW eDrive do BMW EfficientDynamics e o sistema inteligente de tração integral BMW xDrive são combinados pela primeira vez. A combinação de um motor de combustão BMW TwinPower Turbo de quatro cilindros e de um motor elétrico de 70 kW (95 cv) proporciona o prazer de conduzir característico da BMW. O BMW xDrive contribui para otimizar a dinâmica do veículo. Esta dupla dinâmica também é extremamente eficiente: o consumo de combustível médio determinado segundo o ciclo de condução UE é inferior a 3,8 l/100 km, um valor nunca antes visto neste segmento de veículos, e as emissões de CO2 inferiores a 90 g/km também definem novos padrões de referência. O modos de condução permitem a adaptação individual das características de condução. O modo totalmente elétrico permite uma condução totalmente isenta de emissões e disponibiliza uma autonomia de cerca de 30 km - a uma velocidade máxima de 120 km/h.

  • Perfeito para os requisitos diários.

    O Concept BMW X5 eDrive obtém a energia elétrica de uma bateria de iões de lítio alta tensão, que se encontra oculta sob o piso plano da bagageira para economizar espaço, o que significa que o espaço disponível no veículo pode ainda ser utilizado de forma flexível, sendo que este Concept oferece praticamente o mesmo volume de bagageira em comparação com o BMW X5 convencional. A bateria de alta tensão pode ser carregada rápida e facilmente utilizando a BMW i Wallbox, ou, em alternativa, através de qualquer tomada elétrica convencional, estando igualmente disponíveis os postos de carregamento públicos.
    O exterior do Concept BMW X5 eDrive exibe a cor especial azul BMW i nas barras da grelha em forma de rim e nas entradas de ar, bem como as jantes de liga leve de 21" otimizadas em termos de aerodinâmica e a cor exterior Silverflake metalizada, que proporcionam um contraste visual marcante.

MODO ECO PRO.

Assim que o modo ECO PRO é ativado, tudo é orientado para uma eficiência superior e, consoante o estilo de condução individual, isto resulta numa redução do consumo de combustível de até 20% (segundo um estudo interno da BMW sobre consumo de combustível).
É possível economizar outros 5% graças às funções adicionais da marcha por inércia, do assistente de rota eficiente e dos percursos ECO PRO. Este modo de condução otimiza a resposta do acelerador e da transmissão, bem como a mudança de velocidades, adaptando de forma inteligente a estratégia de aquecimento/ar condicionado. O visor de controlos mostra as tecnologias EfficientDynamics que estão atualmente a reduzir o consumo de combustível. Serão também recebidas sugestões ECO PRO relacionadas com a situação de condução atual para auxiliarem o condutor a aumentar ainda mais a eficiência.
A função de marcha por inércia está igualmente incluída no modo ECO PRO: se não for necessário acelerar numa gama de velocidades de 50 km/h a 160 km/h, o sistema desliga o motor e o automóvel desliza.
O assistente de rota eficiente, disponível em combinação com o sistema de navegação Professional, constitui um destaque especialmente inovador do modo ECO PRO. Utilizando os dados do sistema de navegação, o assistente de rota eficiente é capaz de reconhecer curvas, zonas urbanas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e saídas de autoestrada e disponibiliza com antecedência sugestões ao condutor para travar.
O modo ECO PRO inclui também os percursos ECO PRO, que, em combinação com o sistema de navegação Professional de nova geração, tiram partido de parâmetros como o estilo de condução individual, a situação atual do trânsito e as condições do piso para calcular o percurso mais eficiente em termos de consumo de combustível. O computador de bordo mostra o bónus de quilómetros, por outras palavras, quantos quilómetros adicionais o condutor ganhou com a utilização do modo ECO PRO.

AERODINÂMICA.

O design global do veículo é expressão da filosofia BMW EfficientDynamics. O spoiler dianteiro aerodinâmico otimizado e a parte inferior da carroçaria apresentam melhorias inovadoras que reduzem a resistência aerodinâmica e o consumo de combustível.

  • Cortina de ar e saídas de ar

    O spoiler dianteiro constitui um destaque de design que materializa a filosofia BMW EfficientDynamics. A cortina de ar integrada canaliza o caudal de ar através de duas entradas de ar verticais de forma a contornar as cavas das rodas dianteiras. O caudal de ar acelerado forma um género de cortina junto à parte exterior das rodas. Por seu lado, as saídas de ar (Air Breather) encaminham o caudal de ar para as rodas dianteiras. Estas tecnologias inovadoras permitem reduzir a turbulência e a resistência aerodinâmica, diminuindo consideravelmente o consumo de combustível.

  • Condutas de entrada de ar

    As condutas de entrada de ar utilizam um sensor que determina continuamento o grau de arrefecimento de que o motor necessita, abrindo e fechando as condutas de ar consoante essa necessidade. Desta forma, a aerodinâmica é otimizada e a fase de aquecimento do motor torna-se mais curta, contribuindo para um consumo de combustível reduzido.

  • Spoiler de tejadilho e defletor de vento

    O spoiler de tejadilho e os defletores de vento unem-se para proporcionar uma eficiência e uma aerodinâmica excecionais. O caudal de ar preciso na traseira reduz a turbulência e o efeito de travagem exercido pela pressão do ar.

BMW X5 sDrive25d.

O BMW X5 sDrive25d é a versão mais eficiente do BMW X5. Está equipado com tração às rodas traseiras e não com uma tração integral. A distribuição de peso resultante desempenha um papel fundamental na disponibilização de valores de consumo de combustível e emissões de CO2 particularmente reduzidos. Debitando uma potência de 160 kW (281 cv), o BMW X5 sDrive25d proporciona um estilo de condução dinâmico - combinado com um consumo de combustível de apenas 5,6 l/100 km. Apesar de apresentar um consumo de combustível de referência, este veículo acelera do 0 aos 100 km/h em apenas 8,2 segundos.

NORMA DE EMISSÕES EU6.

As tecnologias inovadoras dos motores disponíveis para o BMW X5 comprem a rigorosa norma de emissões EU6.
Desde 1917 que a principal competência da BMW incide no desenvolvimento de motores. Por esse motivo, os motores BMW estão sempre um passo à frente do seu tempo. Os motores disponíveis para o BMW X5 comprovam esse caráter pioneiro. Disponibilizando uma performance extraordinária, respostas espontâneas e um funcionamento extremamente suave, estes motores cumprem os mais elevados requisitos em termos de conforto de condução. 
A tecnologia BMW BluePerformance, presente em todas as versões diesel, é outro componente precursor. Esta tecnologia permite reduzir ainda mais as emissões de CO2 dos motores diesel. Além de incluir um filtro de partículas diesel e um catalisador de oxidação, apresenta igualmente um catalisador de armazenamento NOx, que permite reduzir ainda mais o nível de óxido de azoto presente nos gases de escapes. É utilizado outro método para reduzir o nível de óxido de azoto: catalisador SCR (SCR = sistema de redução catalítica seletiva) com injeção AdBlue. A reação química provocada pela injeção da solução de ureia AdBlue reduz significativamente as emissões de óxido de azoto. Estas tecnologias contribuem para proporcionar um dos veículos diesel mais ecológicos ao nível mundial, com emissões de CO2 bastante reduzidas que cumprem a rigorosa norma de emissões EU6 de série.