DE VALOR DURADOURO.

Reciclagem na BMW.

A BMW estabelece as bases para uma reutilização ecológica, logo quando um novo modelo se encontra no processo de desenvolvimento e produção. 
Ao utilizar sintéticos recicláveis, uma gama reduzida de materiais e uma cuidada separação dos diferentes materiais, a BMW assegura que os veículos poderão ser rápida e eficientemente reciclados.
Este conceito posicionou o BMW Group entre os líderes do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, a lista mais importante das empresas mais ecológicas do mundo.

REUTILIZAÇÃO ECOLÓGICA.

Novas abordagens à reciclagem de veículos: envolvimento de empresas especializadas em reciclagem de veículos em fim de vida. Cada quilograma de sucata é processada da maneira mais ecológica e económica. Matérias-primas valiosas são devolvidas ao ciclo de produção, reduzindo a pressão ambiental. As quatro etapas de processsamento ecológico de veículos em fim de vida são: entrega controlada, pré-tratamento, desmontagem e reciclagem do veículo residual.

  • Recolha controlada

    O processo de reciclagem do veículo implica uma recolha controlada num ponto de entrega ou empresa de tratamento aprovada. Apenas essas entidades têm competência para emitir a confirmação de reciclagem necessária para registar o veículo oficialmente como abatido.

  • Extração de líquidos de funcionamento

    Na etapa de pré-tratamento, são primeiramente detonados os airbags e outros componentes pirotécnicos. O processo de reciclagem em si inicia-se com a extração de todos os líquidos de funcionamento num local próprio para o efeito. A estação de trabalho é onde, por exemplo, o líquido de refrigeração do sistema de ar condicionado e o óleo dos travões são extraídos; o líquido de arrefecimento, óleo do motor e líquido da transmissão purgados e o combustível bombeado utilizando um dispositivo especial. Cada um dos vários líquidos é vertido em recipientes de armazenamento separados, recondicionado em empresas especiais ou reutilizado.

  • Desmontagem

    Futuramente, por lei, 85% do peso de um veículo em fim de vida terá de ser reutilizado na forma atual dos componentes, ou como material para novas peças. Essa meta foi, há muito, alcançada para as peças em metal. O vidro e muitos dos plásticos já podem ser economicamente recuperados. O BMW Group representou um papel vital neste processo criando novas técnicas. Os motores desmontados por técnicos especializados podem ser recondicionados e reutilizados para o seu propósito original, como uma forma de reciclagem de topo.

  • Reciclagem do veículo residual

    Após desmontagem, os veículos residuais são enviados para uma empresa de trituração. Estas instalações cortam a carroçaria residual em peças do tamanho de uma mão e separam-nas. Plásticos, têxteis, ferro e metais não-ferrosos são reutilizados.

CONCEBIDOS PARA A RECICLAGEM.

Os engenheiros da concepção para a reciclagem da BMW inovaram na reciclagem e tratamento de resíduos de veículos em fim de vida definindo, como prioridades, a eficiência e proteção ambiental. A reciclagem é, portanto, um aspeto integrante do processo de desenvolvimento de produto. Aspetos que condicionam a reciclagem como o design do componente, a escolha de materiais e as técnicas subjacentes, podem então ser, antecipadamente, tidos em consideração. 
Um outro objetivo é promover a utilização de materiais secundários reciclados, com qualidade certificada, nos veículos novos. O que estabelece o caminho para ciclos de material estanques.

COMPONENTES INTELIGENTES COM UMA CONTINUIDADE INTEGRADA.

O objetivo de superação da BMW é minimizar o impacto de um veículo no ambiente, ao longo de todo o seu ciclo de vida útil. Além disso, o próprio desenvolvimento e produção de cada novo veículo estabelece o caminho para a sua reutilização ecológica e eficiente.

  • Medidas para uma reutilização ecológica

    • Na fase de desenvolvimento, os engenheiros de design acedem aos dados de reciclagem de todos os componentes e mantêm um registo das suas descobertas nos planos de conceção de componentes.
    • Os conceitos de reciclagem são preparados para componentes maiores como o friso do para-choques, cockpit, etc.
    • Na escolha dos materiais, são feitos esforços para reduzir a diversidade e evitar materiais não-recicláveis.
    • A utilização de técnicas de junção inteligentes assegura que os componentes poderão ser separados por materiais, após desmontagem.
    • O impacto ambiental dos componentes é sistematicamente avaliado em estudos de caso de “avaliações de ciclo de vida útil”.
     • São efetuadas análises da desmontagem virtual e física para garantir que cada veículo BMW atinge as metas definidas.
    • A BMW partilha as suas descobertas em análises da desmontagem com todos os operadores económicos envolvidos no processo de reciclagem, através de ações de formação e documentação detalhada.

  • Reciclagem eficiente de veículos BMW

    Estas medidas asseguram, para todos os veículos BMW, que:
    • Componentes pirotécnicos como airbags e pré-tensores do cinto possam ser integralmente detonados através de uma interface padrão,
    • Todos os líquidos de funcionamento como óleos, combustível, líquido de arrefecimento, óleo dos travões e líquido refrigerante do ar condicionado, etc. possam ser removidos rápida e minuciosamente através de um ponto de escoamento ou purga,
    • Os componentes de plástico que pesem mais de 200 gramas tenham uma designação material,
    • Os componentes plásticos maiores que permitam uma reciclagem económica sejam removidos rápida e facilmente.

RECOLHA DE VEÍCULOS EM FIM DE VIDA.

Como resultado, o último proprietário ou detentor terá de entregar o seu veículo em fim de vida a uma entidade de recolha, outro ponto de entrega ou a uma empresa de tratamento certificada. Será entregue uma confirmação de reciclagem que será necessária para abater o veículo junto das autoridades competentes.
Os pontos de recolha parceiros da BMW aceitam, gratuitamente, veículos registados em fim de vida. Para a recolha gratuita dos veículos, é necessário o cumprimento das seguintes condições básicas:
O veículo em fim de vida deverá estar intacto (dispor, em particular, do motor, unidade de transmissão, carroçaria, conversor catalítico, componentes eletrónicos de valor, assim como outros componentes importante) e não apresentar resíduos.