BMW iPERFORMANCE. UMA SENSAÇÃO DE CONDUÇÃO ELETRIZANTE.

O BMW Série 7 iPerformance.

iPerformance

BMW iPERFORMANCE. UMA SENSAÇÃO DE CONDUÇÃO ELETRIZANTE.

O BMW Série 7 iPerformance.

A autonomia e o desempenho de um motor BMW TwinPower Turbo combinado com a eficiência de um motor elétrico: o BMW Série 7 equipado com tecnologia eDrive BMW EfficientDynamics (BMW 740e, 740/Le e 740Le xDrive iPerformance) alia o melhor de dois mundos. Resultado: consumo de combustível consideravelmente reduzido e menores emissões de CO2. E um comportamento de condução que permite sentir todo o conforto e bem-estar a bordo do BMW Série 7.

BMW iPERFORMANCE. UMA SENSAÇÃO DE CONDUÇÃO ELETRIZANTE.O BMW Série 7 iPerformance.

A autonomia e o desempenho de um motor BMW TwinPower Turbo combinado com a eficiência de um motor elétrico: o BMW Série 7 equipado com tecnologia eDrive BMW EfficientDynamics (BMW 740e, 740/Le e 740Le xDrive iPerformance) alia o melhor de dois mundos. Resultado: consumo de combustível consideravelmente reduzido e menores emissões de CO2. E um comportamento de condução que permite sentir todo o conforto e bem-estar a bordo do BMW Série 7.

CONCEITO DE VEÍCULO.

Um BMW berlina de gama alta com um consumo extremamente reduzido e um comportamento dinâmico de exceção, em todos os modos de condução. Graças ao elevado conforto e dinâmica, o BMW Série 7 iPerformance supera todas as expectativas. No exterior o modelo iPerformance distingue-se dos modelos convencionais através da designação eDrive na coluna C, em ambos os lados, e da inscrição i nos painéis dianteiros. As barras azuis da grelha em duplo rim e os cubos das rodas azuis são igualmente sinais inequívocos da inovadora tecnologia de propulsão do veículo. No exterior, o modelo iPerformance distingue-se dos modelos convencionais através da designação eDrive na coluna C, em ambos os lados, e da inscrição i nos painéis dianteiros. As barras azuis da grelha em duplo rim e os cubos das rodas azuis são igualmente sinais inequívocos da inovadora tecnologia de propulsão do veículo. Distingue-se sobretudo pela autonomia de 44 a 48 km (41 a 45 km com xDrive) no modo puramente elétrico e completamente isento de emissões. Mesmo em condução combinada, o nível de emissões do BMW Série 7 com iPerformance situa-se nos 45 a 51 g/km (49 a 56 g/km com xDrive). A bateria de alta tensão encontra-se alojada atrás do banco traseiro, deixando espaço para 420 litros de bagagem, incluindo objetos volumosos. Um conceito de condução sem igual, direcionado para o futuro.

COMPORTAMENTO DE CONDUÇÃO.

Como veículo plug-in híbrido, o BMW Série 7 iPerformance dispõe de diversos modos de tração que permitem influenciar consideravelmente o consumo real. O resultado prático depende do modo de condução selecionado e do estilo de utilização. Com a bateria completamente carregada é possível circular até 48 km em modo puramente elétrico (até 45 km com xDrive), antes que o motor BMW TwinPower Turbo a gasolina entre automaticamente em funcionamento, para uma eficiência e autonomia otimizadas.

TRAÇÃO.

O BMW Série 7 iPerformance é propulsionado por um potente motor BMW TwinPower Turbo de 4 cilindros a gasolina e por um motor elétrico eDrive altamente eficiente. A potência sistémica ascende aos 326 cv (240 kW) com um consumo combinado de 2,0 a 2,2 l/100 km (2,1 a 2,5 l/100 km/h com xDrive)*. O sistema de tração integral inteligente BMW xDrive oferece uma tração ótima. A combinação entre as tecnologias BMW EfficientDynamics permitiu criar um veículo inovador, contido no consumo e com um comportamento dinâmico e estabilidade exemplares, em qualquer pavimento.

*Os valores de consumo e emissões de CO2 dependem das dimensões dos pneus.

  • Motor BMW TwinPower Turbo de 4 cilindros a gasolina

    O motor BMW TwinPower Turbo de 2,0 litros e 4 cilindros a gasolina do BMW 740e/Le iPerformance garante o máximo prazer de condução, graças ao dinâmico desenvolvimento de potência e elevado binário mesmo em regimes baixos, sem penalizar o consumo moderado e as emissões de CO2.

    A unidade motriz de 4 cilindros a gasolina é um exemplo elucidativo da moderna construção de motores. De modo a aumentar a dinâmica e a eficiência, a BMW aposta nas tecnologias TwinPower Turbo com comando variável das válvulas, Valvetronic, comando variável do veio de excêntricos, duplo VANOS e injeção direta de alta precisão. Graças a estas tecnologias, o motor trabalha em todos os regimes com a máxima eficiência, poupando combustível. No modo híbrido plug-in o motor trabalha em regime de carga máxima com um grau de eficiência ótimo, enquanto a bateria de alta tensão é carregada. Isto significa que a energia para carregar a bateria de alta tensão é produzida de forma bastante eficiente, com o veículo em movimento.

    Este motor BMW EfficientDynamics debita uma potência de 258 cv (190 kW) com um binário de 400 Nm acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5,4 a 5,5 s (xDrive: 5,3 s). Consumo combinado: 2,2 a 2,0 l/100 km (xDrive: 2,5 a 2,1 l/100 km) com emissões de CO2 entre as 45 e as 51 g/km (xDrive: 49 a 56 g/km).

  • Motor elétrico

    O motor elétrico do sistema híbrido plug-in encontra-se integrado na transmissão e é refrigerado a líquido. Debita uma potência de 113 cv (83 kW) com um binário máximo de 250 Nm. Possui uma autonomia de aproximadamente 40 km* (37 km com xDrive*) em condução puramente elétrica, atingindo a velocidade máxima de 120 km/h.

    Quando o condutor deixa de acelerar, o motor elétrico funciona como gerador acionado pelas rodas, transformando a energia cinética em energia elétrica, através do sistema de regeneração. Em regime de travagem, a quantidade de energia recuperada é mais elevada. Quando é exercida uma determinada pressão nos travões, a velocidade é retardada apenas pelo motor elétrico, que converte simultaneamente mais energia cinética em energia elétrica. Esta energia recuperada e gratuita pode ser utilizada para impulsionar o veículo através do motor elétrico ou para alimentar outros componentes. Desta forma o consumo baixa, aumentando claramente a eficiência.

    *Os dados aguardam confirmação oficial, tendo sido apurados com base na utilização de pneus de atrito reduzido de 17” e 18”.

  • Bateria de alta tensão

    A bateria de alta tensão do BMW 740e/Le iPerformance Berlina encontra-se alojada debaixo do banco traseiro, de forma a poupar espaço. Neste caso, a bagageira possui um volume ligeiramente inferior ao modelo convencional (420 litros).A bateria pode ser carregada através do cabo de série numa tomada de corrente doméstica de 230 V ou numa estação de carregamento público. Durante a viagem, o motor elétrico funciona também como gerador, podendo transformar a energia cinética em energia elétrica (recuperação), acumulada na bateria.

    Graças à tecnologia de iões de lítio, a bateria de alta tensão refrigerada a líquido dispõe de uma elevada densidade energética, com dimensões relativamente compactas. Com uma capacidade de 9,2 kWh a bateria debita uma potência de 83 kW que acionam o motor elétrico. Completamente carregada garante ao BMW 740e/Le iPerformance Berlina uma autonomia elétrica de 44 a 48 km a uma velocidade máxima elétrica até 140 km/h.

GESTÃO INTELIGENTE DE ENERGIA.

A gestão inteligente de energia é um dos pilares mestres do conceito BMW iPerformance. Este sistema coordena a interação entre todos os componentes da tração, de forma a combinar a melhor eficiência com a elevada dinâmica de condução. A gestão inteligente de energia permite melhorar o grau de eficiência da tração híbrida, através de uma estratégia de tração previsível. Com base nos dados do sistema de navegação são identificados troços do percurso e a situação de condução que melhor se adapta ao motor elétrico e ao carregamento da bateria de alta tensão.

O sistema evita situações em que o motor de combustão trabalha com um reduzido grau de eficiência, mudando para um regime mais eficiente. Neste caso, o motor de combustão gera mais potência, utilizada para produzir energia elétrica e carregar a bateria através do motor/gerador, que pode ser utilizada mais tarde para a condução elétrica ou para apoiar o motor de combustão. Além disso, controla o motor elétrico/gerador, para que a energia cinética seja transformada em energia elétrica, em regime de desaceleração ou travagem. Em combinação com o modo ECO PRO, a gestão inteligente de energia adapta todos os sistemas do veículo, incluindo os componentes auxiliares e as funções de conforto, de forma a funcionarem com a máxima eficiência.

Através do botão eDrive é possível selecionar três modos de tração elétrica. No arranque é ativado normalmente o modo AUTO eDrive (híbrido). O modo MAX eDrive permite uma condução elétrica até 140 km/h. No modo Battery Control a energia acumulada é reservada para consumo posterior.

  • Modo AUTO eDrive

    No arranque é ativado normalmente o modo AUTO eDrive ou seja, o modo híbrido, no qual o condutor pode utilizar, de forma controlada, o eficiente modo puramente elétrico. Dependendo do peso da viatura e do nível de carga da bateria é possível circular à velocidade de 80 km/h em modo elétrico. Um ecrã no painel de instrumentos informa acerca da potência elétrica que está a ser requisitada no momento e o momento em que o motor de combustão será ligado automaticamente, em função da necessidade de mais potência.

  • Modo MAX eDrive

    No modo MAX eDrive - modo de condução puramente elétrico - o motor elétrico coloca à disposição a máxima potência. O condutor pode acelerar sem que o motor de combustão seja ativado até à velocidade máxima de 120 km/h. Quando é necessária mais potência, o motor de combustão pode ser ligado a qualquer momento, acionando o seletor de velocidades ou pisando o acelerador a fundo.

  • Modo Battery Control

    No modo Battery Control, o veículo é alimentado apenas pelo motor de combustão, podendo a bateria ser carregada até um determinado limite definido pelo condutor. A energia elétrica acumulada poderá ser reservada para utilização posterior.

  • Seleção previsível

    Depois da inserção do destino no sistema de navegação, a gestão previsível de energia analisa o percurso planeado através de dados constantes, como a limitação da velocidade e as informações em tempo real sobre a situação do trânsito em cada momento. Desta forma, o sistema utiliza o modo de condução puramente elétrico de acordo com a situação e da forma mais eficiente nos percursos onde mais se justifica, por exemplo na cidade.

CARREGAMENTO.

O carregamento da bateria de alta tensão não podia ser mais fácil, através de uma simples tomada doméstica ou através da Wallbox BMW i, inserida na oferta de serviços e produtos 360º ELECTRIC. Encontram-se disponíveis inúmeras estações públicas ChargeNow para carregamento da bateria em viagem.

  • Carregamento doméstico

    O veículo pode ser facilmente carregado em casa através de uma tomada elétrica convencional de 230 V, apresentando a bateria totalmente carregada em menos de 4 horas. A entrada de carregamento do veículo encontra-se oculta sob uma tampa, no painel dianteiro do veículo, à esquerda. Para proceder ao carregamento, necessita apenas do cabo especialmente concebido para o efeito, que pode ser guardado de forma prática e segura sob o piso da bagageira. A entrada e a tomada de carregamento dispõem de um vedante especial que as protege contra os efeitos do meio ambiente. Em alternativa à tomada elétrica convencional, está igualmente disponível a Wallbox, uma estação de carregamento especial montada na parede e desenvolvida especialmente para a mobilidade elétrica. Oferece uma maior potência de carregamento, diminuindo significativamente o tempo de carregamento da bateria. Um visor no painel de instrumentos informa o condutor sobre o nível atual da carga da bateria de alta tensão. Dependendo de diversos fatores, nomeadamente a potência de carregamento da fonte de energia, a existência de dispositivos a consumirem energia no veículo no decorrer do carregamento e a utilização da Wallbox, o carregamento completo de uma bateria de alta tensão totalmente descarregada demora aproximadamente 2,4 horas. No decorrer do carregamento é possível proceder à climatização prévia do habitáculo sem influenciar o estado de carregamento da bateria de alta tensão. Como a maior parte da condução é efetuada exclusivamente no modo elétrico, é possível reduzir consideravelmente os custos da viagem.

  • Carregamento em viagem

    O veículo pode ser carregado numa tomada de corrente doméstica ou numa estação de carregamento público, através do cabo disponível nos acessórios originais BMW. A porta de carregamento no veículo encontra-se na superfície lateral esquerda, à frente. Para carregar a bateria numa tomada de corrente doméstica necessita apenas do cabo de série, situado na bagageira, junto à cava da roda esquerda. Para carregar o veículo numa estação pública é necessário um cabo da linha de acessórios BMW. A duração do processo de carregamento da bateria depende de vários fatores: a intensidade da corrente e o número de componentes elétricos ativos no veículo durante o processo. Uma junta especial permite proteger a porta de carregamento e a ficha contra influências ambientais. Anéis luminosos em LED junto à porta de carregamento informam sobre o nível de carga da bateria. O condutor obtém informações sobre a localização e disponibilidade de estações de carregamento apropriadas através do sistema de navegação e da aplicação BMW ConnectedDrive.

    A autenticação numa estação de carregamento pública e a fatura mensal de eletricidade podem ser efetuadas através de um cartão separado ChargeNow, do serviço de mobilidade ChargeNow.

    Indicação: ChargeNow é um serviço pago incluído na oferta 360º ELECTRIC.

LIGAÇÃO EM REDE.

Sempre ligado com o seu BMW: para além dos serviços Remote, como trancar e destrancar o veículo, estão ainda disponíveis diversas funções híbridas específicas através de smartphone (iOS ou Android). Desta forma estará sempre informado sobre o consumo e eficiência do seu BMW Série 7 iPerformance. Serviços BMW para qualquer eventualidade, utilizáveis no interior do veículo e no exterior.

  • Aplicação My BMW Remote

    A aplicação My BMW Remote para sistemas híbridos plug-in e para iOS e Android mostra informações sobre o estado do seu BMW, como a localização, o nível de carga da bateria ou a autonomia.

    O carregamento da bateria pode ser comandado à distância através de um temporizador semanal, podendo o ar condicionado ser pontualmente ligado à distância antes de iniciar viagem. Os destinos, pontos de interesse e locais onde se encontram as estações de carregamento podem ser enviados a partir da aplicação, diretamente para o seu BMW.

    A aplicação My BMW Remote para sistemas híbridos plug-in calcula o grau de eficiência de cada viagem fornecendo conselhos úteis sobre como conduzir eficientemente ou aumentar a autonomia.

  • Aplicação BMW ConnectedDrive

    A aplicação BMW ConnectedDrive para iOS e Android mostra informações sobre o seu BMW, como a localização, o nível de carga da bateria ou a autonomia.

    O carregamento da bateria pode ser comandado à distância através de um temporizador semanal, podendo o ar condicionado ser pontualmente ligado à distância antes de iniciar viagem. Os destinos, pontos de interesse e locais onde se encontram as estações de carregamento podem ser enviados a partir da aplicação diretamente para o seu BMW.

    A aplicação BMW ConnectedDrive calcula o grau de eficiência de cada viagem fornecendo conselhos úteis, como conduzir eficientemente ou aumentar a autonomia do veículo.

  • Pré-condicionamento

    Sente-se ao volante com uma temperatura agradável no verão ou no inverno graças ao aquecimento auxiliar do BMW 740e/Le iPerformance. Equipado com um compressor de refrigeração elétrico e um aquecedor sem depósito, o aquecimento auxiliar funciona praticamente sem ruídos, mesmo com o motor desligado. Podem ser pré-programados três tempos de arranque distintos, para todos os dias da semana.

    Meia hora antes da partida planeada, o aquecimento e o sistema de refrigeração e ventilação são programados para a temperatura desejada através de uma unidade de comando inteligente. O sistema é comandado através do controlador iDrive ou de um smartphone compatível, utilizando a aplicação BMW BMW ConnectedDrive.

    Se a bateria possuir um nível de carga suficiente, o ar condicionado auxiliar e o sistema de refrigeração funcionarão em pleno, mesmo que o veículo esteja a ser abastecido de energia.