ECONOMIZA NO COMBUSTÍVEL. NÃO NA PERFORMANCE.

BMW EfficientDynamics no BMW X6.

O BMW X6 sabe como tirar o melhor partido dos recursos. A prova: dinâmica irresistível combinada com um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos. As inovadoras tecnologias BMW EfficientDynamics, a construção inteligente de baixo peso e a aerodinâmica engenhosa garantem o puro prazer de conduzir.

O ecrã de controlos revela o novo interface, previsto para outubro de 2016.

CONSTRUÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO PESO.

Graças à construção de baixo peso, cada grama retirado ao peso do veículo aumenta o prazer de conduzir. Quanto menor for o peso do veículo, menor a energia necessária para o movimentar. A BMW aplica a construção inteligente de baixo peso nos seus veículos desde 1930, tendo vindo a aperfeiçoar esse conceito desde então. Os engenheiros da BMW estão constantemente a debater as seguintes questões: onde faz sentido reduzir o peso? Onde seria pouco prático fazê-lo? Resultado: a construção inteligente de baixo peso. Esta construção inclui a utilização de materiais ultraleves, como o magnésio na estrutura do painel de instrumentos, e o alumínio na suspensão e no capot. A cobertura na parte inferior da carroçaria concebida em tecido contribui para uma insonorização superior e reduz o peso do veículo. Graças à construção de baixo peso, o BMW X6 é significativamente mais leve do que os seus antecessores.

AERODINÂMICA.

O design to BMW X6 reflete a filosofia do BMW EfficientDynamics. O spoiler dianteiro aerodinâmico otimizado e a parte inferior da carroçaria apresentam melhorias inovadoras que reduzem a resistência aerodinâmica e o consumo de combustível.
A cortina de ar integrada canaliza o caudal de ar através de duas entradas de ar verticais de forma a contornar as cavas das rodas dianteiras. O caudal de ar acelerado forma um género de cortina junto à parte exterior das rodas. Em simultâneo, as saídas de ar encaminham o caudal de ar para as rodas dianteiras. Estas tecnologias inovadoras permitem reduzir a turbulência e a resistência aerodinâmica, diminuindo consideravelmente o consumo de combustível.
Durante a condução, as condutas de entrada de ar utilizam um sensor que determina continuamento o grau de arrefecimento de que o motor necessita, abrindo e fechando as condutas de ar consoante essa necessidade. A aerodinâmica otimizada e o período de aquecimento do motor mais curto contribuem para um consumo de combustível reduzido.

TRANSMISSÃO DESPORTIVA DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

A transmissão de 8 velocidades Steptronic define novos padrões de referência no que respeita ao conforto, à performance dinâmica e à eficiência, sendo um elemento fundamental do BMW EfficientDynamics. 
Os cursos otimizados entre engrenagens disponibilizam um débito de potência excecional em toda a gama de velocidades. Isto possibilita uma redução significativa do consumo de combustível, permitindo ao mesmo tempo ao condutor desfrutar de uma performance dinâmica e desportiva superior.
Especialmente a velocidades elevadas, as relações suplementares reduzem as rotações do motor, diminuindo igualmente o consumo de combustível e o nível de ruído do motor. A embraiagem do conversor também contribui para essa redução – mesmo com o modo manual ativado. Juntamente com as transições rápidas das rotações e a afinação precisa da transmissão, oferece um elevado nível de conforto na engrenagem das velocidades e uma considerável redução do ruído. 
Graças à transmissão de 8 velocidades Steptronic do BMW EfficientDynamics, é agora possível aumentar ativamente a performance nos veículos com o novo sistema de antecipação da cadeia cinemática através do botão experiência de condução. No modo SPORT, a gestão da transmissão utiliza os dados do sistema de navegação para oferecer um nível de resposta ainda mais dinâmico e espontâneo com base nas características do percurso. Como a designação sugere, o modo COMFORT oferece um programa de mudança de velocidade orientado para o conforto, com menos velocidades.

MODO ECO PRO.

O modo ECO PRO ajuda os condutores a reduzir o consumo de combustível em até 20%, consoante o estilo de condução – segundo um estudo interno da BMW sobre o consumo de combustível. A função de marcha por inércia, o assistente de rota eficiente e os percursos ECO PRO permitem uma economia adicional de 5%.

  • Marcha por inércia

    A função de marcha por inércia desliga a cadeia cinemática do motor e o automóvel desliza sem a intervenção da transmissão. Quando o condutor liberta o pedal do acelerador a velocidades entre os 50 e os 160 km/h, sem no entanto aplicar os travões, e se o assistente de rota eficiente não antecipar a necessidade de ajustar a velocidade, o veículo "desliza".

  • Assistente de rota eficiente

    Utilizando os dados do sistema de navegação, o assistente de rota eficiente é capaz de reconhecer curvas, zonas urbanizadas, limites de velocidade e saídas de autoestrada e disponibiliza com antecedência sugestões ao condutor para deixar de acelerar.

  • Percursos ECO PRO

    Os percursos ECO PRO apresentam o percurso mais eficiente com base na situação do trânsito, no estilo de condução e nas condições do piso. O computador de bordo apresenta a percentagem de combustível que pode ser economizado se optar pelo percurso sugerido pelos percursos ECO PRO.

GESTÃO INTELIGENTE DA ENERGIA.

A gestão inteligente da energia do BMW X6 é potenciada por diversas tecnologias BMW EfficientDynamics equipadas de série no veículo, nomeadamente a função automática Start/Stop, a direção assistida elétrica e a função de regeneração de energia. A interação entre estas tecnologias garante uma mobilidade sustentável e a máxima eficiência.

  • Função automática Start/Stop

    A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado por breves instantes, por exemplo nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra imobilizado (transmissão Steptronic).
    Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o condutor liberta o pedal do travão, o motor volta a ligar-se automaticamente.
    O conforto de condução e a segurança nunca são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a desejada, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Se necessário, uma unidade central de controlo liga o motor mesmo quando o veículo se encontra imobilizado, por exemplo, no caso de o veículo começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.

  • Direção assistida elétrica

    De cada vez que o condutor roda o volante, é consumida energia. Por que razão se deve consumir energia quando o condutor não está a rodar o volante? A direção assistida elétrica BMW só é ativada quando é necessária. Ao contrário da direção assistida convencional, a direção assistida elétrica BMW só utiliza energia quando o volante é rodado ativamente. Se o ângulo de direção não for alterado, o motor elétrico não é ativado.

  • Função de regeneração de energia

    Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que reduz o esforço sobre o mesmo. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – a pura filosofia BMW EfficientDynamics em funcionamento.