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O BMW SÉRIE 3 MAIS RECENTE.
VISÃO GERAL DO BMW SÉRIE 3.
Desportivo, fiável e bem-sucedido: há mais de 40 anos que o BMW Série 3 representa o prazer de conduzir como nenhum outro veículo. Graças ao antigo Diretor do Departamento de Design Paul Bracq, as emoções e o prazer de conduzir chegam até ao segmento médio — qualidades que o BMW Série 3 engrandece até hoje. O BMW E21 nos anos 1970 foi a base para uma história de sucesso sem precedentes. Atualmente, o sucesso do BMW Série 3 é uma das razões pela qual a BMW é o fabricante de automóveis de topo, líder no mercado.
Ao longo de sete gerações, o BMW Série 3 tem sido continuamente melhorado e atualizado para representar o caráter desportivo no segmento médio como nenhum outro veículo. Não foram apenas considerados neste processo o design, a dinâmica e a personalização, mas também a motorização. A pesquisa aprofundada tornou os motores dinâmicos do BMW Série 3 ainda mais económicos e com emissões ainda mais reduzidas.
Da Berlina clássica ao Touring, do Coupé ao Cabrio e ao 3 Portas compacto, o BMW Série 3 tornou-se no favorito de todas as faixas etárias. Alcançando um equilíbrio entre agilidade, funcionalidade e segurança, todas as versões do BMW Série 3 são populares até hoje. A versatilidade deste automóvel fascina os consumidores e a imprensa especializada, o que se reflete em dezenas de elogios. Um dos motivos é, sem dúvida, o caráter desportivo consistente, aperfeiçoado a cada geração do veículo.
5 PONTOS PARA O BMW SÉRIE 3.
- 01 Dinâmica de condução sem precedentes
- 02 Design aprimorado satisfaz o desejo do puro prazer de conduzir
- 03 Conceito automóvel excecional
- 04 Imenso espaço para um estilo de vida ativo.
- 05 Ligação em rede de alto nível
VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 3.
Venha daí! Vamos levá-lo numa viagem no tempo e apresentar-lhe todas as versões do BMW Série 3 – do surpreendente BMW E21 ao inovador BMW G20/G21, a última oferta da Série repleta de tradição. Desfrute desta visão geral dos 50 anos de história da BMW.
VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 3.
Venha daí! Vamos levá-lo numa viagem no tempo e apresentar-lhe todas as versões do BMW Série 3 – do surpreendente BMW E21 ao inovador BMW G20/G21, a última oferta da Série repleta de tradição. Desfrute desta visão geral dos 50 anos de história da BMW.
PRIMEIRA GERAÇÃO.
(BMW E21)
O BMW E21 deve a sua imagem desportiva ao designer Paul Bracq. A característica grelha dupla em forma de rim e os faróis redondos, em particular, oferecem ao veículo elegância e caráter. Com 1.36 milhões de veículos vendidos, o BMW E21 tornou-se numa das Berlinas desportivas mais populares dos anos 1970. Com um posto de condução inclinado para o condutor, uma curva dupla no pilar C (curva Hofmeister) e uma traseira marcante, o BMW E21 respondia aos requisitos dos consumidores mais desportivos.
Período de produção: 1975–1983
Motores: 1.6–2.3 litros (55–105 kW/75–143 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4355 mm/1610 mm/1380 mm
SEGUNDA GERAÇÃO.
(BMW E30)
Os faróis duplos distintivos faziam parte do equipamento de série do BMW E30, também disponível na versão Cabrio e 4 Portas. 2.34 milhões de unidades vendidas confirmam o sucesso massivo deste BMW Série 3. Seria de esperar, com a gama de versões do BMW E30 a aumentar, além das versões de 2 e 4 Portas, que fosse adicionada a versão Touring – a primeira versão Touring de todos os modelos. Um Cabrio com capota retrátil foi também adicionado à família BMW Série 3. Em 1985, o BMW 325ix saía da linha de produção, sendo o primeiro BMW com tração integral. Foram produzidos um total de 2.34 milhões de BMW E30 em Munique e Regensburg.
Período de produção: 1982-1994
Motores: 1.6-3.2 litros (55-175 kW/75–238 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4360 mm/1680 mm/1380 mm
TERCEIRA GERAÇÃO.
(BMW E36)
As linhas angulares dos pilares A e C do BMW E36 dos anos 90 tornavam-se num marco de caráter e agilidade. Com uma extremidade dianteira alongada e inclinada, a terceira geração do BMW Série 3 melhorava o conforto interior e oferecia ainda uma melhor proteção contra impactos. A nova versão compacta do veículo também contribuia para o sucesso inovador do BMW E36, concebido como 3 Portas com uma secção traseira mais curta em 20 centímetros. Pela primeira vez na Série, a Berlina de 2 Portas do antecessor é substituída pelo Coupé, mais plano e mais largo do que a Berlina.
Período de produção: 1990-2000
Motores: 1.6-3.2 litros (60-245 kW/81–333 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4433 mm/1710 mm/1393 mm
QUARTA GERAÇÃO.
(BMW E46)
A linha de tejadilho curva do BMW E46 permitia maior espaço para a cabeça, e eram introduzidos no Coupé, Cabrio e versão compacta elementos de design personalizados. Além de uma agilidade desportiva superior, o BMW E46 também oferecia maior segurança: ABS, controlo de travagem em curva, desenvolvido pela BMW, e seis airbags constituiam equipamento de série da quarta geração do BMW Série 3. A versão compacta também ganhava pontos com uma nova geração de tração: motores Otto com controlo variável das válvulas (Valvetronic) com um consumo de combustível cerca de 10% inferior aos seus antecessores.
Período de produção: 1998-2007
Motores: 1.6-4.0 litros (77-265 kW/105–360 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4492 mm/1780 mm/1434 mm
QUINTA GERAÇÃO.
(BMW E90, BMW E91, BMW E92, BMW E93)
Na primavera de 2005, o BMW E90 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. Pouco tempo depois, a quinta geração do bem-sucedido BMW Série 3 era considerada “Carro do Ano”. O BMW E90 Berlina e o BMW E91 Touring eram significativamente distintos dos seus antecessores, do Coupé (BMW E92) e do Cabrio (BMW 93), e visualmente independentes. Com mais 5 centímetros de comprimento do que o BMW E46, o BMW E90 era mais poderoso no exterior, sem sacrificar os seus atributos desportivos. Pela primeira vez, o conhecido sistema operativo dos modelos maiores - iDrive - era equipado no BMW Série 3: navegação, sistema de informação e lazer e funções do veículo essenciais eram utilizadas através de um comando/controlador.
Período de produção: 2005-2013
Motores: 1.6-4.0 litros (90-309 kW/122–420 cv), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4580 mm/1817 mm/1421 mm
SEXTA GERAÇÃO.
(BMW F30, BMW F31, BMW F34)
Desportivo, clássico e futurista: a apresentação do BMW F30, em 14 de outubro de 2011, na fábrica da BMW em Munique, revelava os caminhos inovadores que a Bayerische Motoren Werke explorou na criação da sexta versão do BMW Série 3. A imagem marcante do BMW F30 era baseada na atual linha de design da BMW. O BMW Série 3 era mais desportivo e mais dinâmico do que nunca. Pela primeira vez, estava disponível também um motor com tração híbrida, graças às tecnologias BMW EfficientDynamics, os motores de combustão testados e comprovados também apresentavam valores extremamente reduzidos de consumo de combustível. Para os veículos diesel, o filtro de partículas era equipado de série. No BMW F30, os faróis distintivos chamavam a atenção e estavam colocados perto da característica grelha em forma de rim. O BMW Série 3 Gran Turismo (F34) era a nova oferta da gama. A partir desta geração, o Coupé e o Cabrio do segmento médio da BMW seriam comercializados de forma independente, sob o nome BMW Série 4.
Período de produção: 2011–2019 (Berlina e Touring), Gran Turismo desde 2013
Motores: 1.5-3.0 litros (100-338 kW/136–460 cv), 3, 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4753 mm/1877 mm/1455 mm
SÉTIMA GERAÇÃO
(BMW G20, BMW G21)
Na primavera de 2018, no Salão Automóvel de Paris, a BMW apresentava a sua visão de um veículo moderno e de caráter forte, o BMW G20. Dimensões maiores, linhas melhoradas e componentes de baixo peso fabricados em alumínio de alta qualidade tornavam o BMW G20 num sucessor digno da gama BMW Série 3. Estavam disponíveis novos sistemas de assistência que permitem ao BMW Série 3 ser conduzido de forma semi-automática. Mesmo no que diz respeito ao funcionamento, o BMW G20 estabelecia padrões, nomeadamente através do controlo por voz e do controlo intuitivo por gestos. Mais uma vez, o BMW G20 estava à frente do seu tempo em relação à tecnologia. O BMW Série 3 alcançava, na sua sétima geração, a simbiose perfeita da melhor segurança possível, funcionamento inovador e prazer de conduzir desportivo. Desde o verão de 2019, que o BMW Série 3 Touring, conhecido internamente por G21, é o pioneiro na tradição dos Tourings desportivos do segmento médio da BMW. Pela primeira vez, a versão híbrida BMW estava disponível como Touring: o BMW 330e, com uma autonomia elétrica até 65 km, com a bateria totalmente carregada.
Período de produção: desde 2019
Motores: atualmente 2.0-3.0 litros (85-275 kW/116–374 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4713–4714 mm/1827 mm/1440–1445 mm
Consumo de combustível e emissões de CO2.
BMW Série 3 Berlina:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,3 – 7,2
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 30 - 163
BMW Série 3 Berlina híbrido plug-in:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,3 – 1,8
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 30 - 40
BMW Série 3 Berlina, versão M
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 8,5–5,9
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 192–154
BMW Série 3 Touring
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 8,7–1,4
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 32 - 169
BMW Série 3 Touring híbrido plug-in:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,4 – 1,9
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 32 – 42
BMW Série 3 Touring, versão M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 8,7–6,0
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 157 – 197
O consumo de combustível, as emissões de CO2, o consumo de energia e a autonomia elétrica apresentados são determinados de acordo com o processo de medição tal como definido pelo Regulamento Europeu (CE) 715/2007 na versão aplicável. Em caso de intervalos de valores, os dados determinados pelo WLTP têm em consideração o equipamento opcional (neste caso, disponível no mercado alemão). No caso de veículos recentemente homologados desde 1 de janeiro de 2021, apenas os dados de acordo com o WLTP são considerados oficiais. Além disso, os valores NEDC são eliminados dos certificados de conformidade de 1 de janeiro de 2023, conforme o Regulamento Europeu (CE) 2022/195. Para mais informação sobre os procedimentos de teste NEDC e WLTP, consulte www.bmw.com/wltp
Para mais informações sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2 específicas oficiais dos novos veículos, consulte as “Diretrizes sobre consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia de novos veículos”, disponíveis nos Concessionários, na Deutsche Automobil Treuhand GmbH (DAT), Hellmuth-Hirth-Str. 1, 73760 Ostfildern-Scharnhausen, Alemanha, e em https://www.dat.de/co2/.
Consumos de combustível e emissões de CO2.
BMW Série 3 Berlina:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,3 – 7,2
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 30 - 163
BMW Série 3 Berlina híbrido plug-in:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,3 – 1,8
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 30 - 40
BMW Série 3 Berlina, versão M
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 5,9 – 8,5
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 154 - 192
BMW Série 3 Touring
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,4 – 7,5
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 32 - 169
BMW Série 3 Touring híbrido plug-in:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 1,4 – 1,9
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 32 – 42
BMW Série 3 Touring, versão M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 6 – 8,7
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 157 – 197
Os valores do consumo de combustível, das emissões de CO2 e do consumo de energia aqui apresentados foram determinados de acordo com o Regulamento Europeu (UE) 715/2007 na versão aplicável no momento da homologação. Os valores referem-se à versão base de um veículo na Alemanha e na gama apresentada é considerado o equipamento opcional e os diferentes tamanhos de jantes e pneus para a versão selecionada.
Para mais informações sobre os dados oficiais do consumo de combustível e as emissões específicas de CO2 dos automóveis de passageiros novos, consulte as diretrizes sobre o consumo de combustível e emissões de CO2 de automóveis de passageiros novos, disponíveis gratuitamente em todos os Concessionários e a partir de DAT Deutsche Automobil Treuhand GmbH, Hellmuth-Hirth-Str. 1, 73760 Ostfildern, Alemanha e em https://www.dat.de/co2
Os valores já se baseiam no novo regulamento WLTP e são traduzidos para valores equivalentes aos do NEDC de modo a garantir a comparação entre os veículos. Relativamente a este veículo, no que se refere a impostos relacionados com o veículo ou outras taxas baseadas (no mínimo, entre outros) nas emissões de CO2, os valores de CO2 podem ser diferentes dos valores aqui apresentados.