VISÃO GERAL DO BMW SÉRIE 3.

Desportivo, fiável e bem-sucedido: há mais de 40 anos que o BMW Série 3 representa o prazer de conduzir como nenhum outro veículo. Graças ao antigo Diretor do Departamento de Design Paul Bracq, as emoções e o prazer de conduzir chegam até ao segmento médio — qualidades que o BMW Série 3 engrandece até hoje. O BMW E21 nos anos 1970 foi a base para uma história de sucesso sem precedentes. Atualmente, o sucesso do BMW Série 3 é uma das razões pela qual a BMW é o fabricante de automóveis de topo, líder no mercado.


Ao longo de sete gerações, o BMW Série 3 tem sido continuamente melhorado e atualizado para representar o caráter desportivo no segmento médio como nenhum outro veículo. Não foram apenas considerados neste processo o design, a dinâmica e a personalização, mas também a motorização. A pesquisa aprofundada tornou os motores dinâmicos do BMW Série 3 ainda mais económicos e com emissões ainda mais reduzidas.


Da Berlina clássica ao Touring, do Coupé ao Cabrio e ao 3 Portas compacto, o BMW Série 3 tornou-se no favorito de todas as faixas etárias. Alcançando um equilíbrio entre agilidade, funcionalidade e segurança, todas as versões do BMW Série 3 são populares até hoje. A versatilidade deste automóvel fascina os consumidores e a imprensa especializada, o que se reflete em dezenas de elogios. Um dos motivos é, sem dúvida, o caráter desportivo consistente, aperfeiçoado a cada geração do veículo.

Ler mais

5 PONTOS PARA O BMW SÉRIE 3.

  • 01 Dinâmica de condução sem precedentes
  • 02 Design aprimorado satisfaz o desejo do puro prazer de conduzir
  • 03 Conceito automóvel excecional
  • 04 Imenso espaço para um estilo de vida ativo.
  • 05 Ligação em rede de alto nível
Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, G20, perspetiva frontal, nas montanhas

VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 3.

Venha daí! Vamos levá-lo numa viagem no tempo e apresentar-lhe todas as versões do BMW Série 3 – do surpreendente BMW E21 ao inovador BMW G20/G21, a última oferta da Série repleta de tradição. Desfrute desta visão geral dos 50 anos de história da BMW.

Ler mais

VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DO BMW SÉRIE 3.

PRIMEIRA GERAÇÃO.

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, E21, primeira geração, perspetiva frontal a três quartos, na rua

(BMW E21)

O BMW E21 deve a sua imagem desportiva ao designer Paul Bracq. A característica grelha dupla em forma de rim e os faróis redondos, em particular, oferecem ao veículo elegância e caráter. Com 1.36 milhões de veículos vendidos, o BMW E21 tornou-se numa das Berlinas desportivas mais populares dos anos 1970. Com um posto de condução inclinado para o condutor, uma curva dupla no pilar C (curva Hofmeister) e uma traseira marcante, o BMW E21 respondia aos requisitos dos consumidores mais desportivos.


Período de produção: 1975–1983
Motores: 1.6–2.3 litros (55–105 kW/75–143 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: 4355 mm/1610 mm/1380 mm

SEGUNDA GERAÇÃO.

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, E30, segunda geração, perspetiva frontal a três quartos

(BMW E30)

Os faróis duplos distintivos faziam parte do equipamento de série do BMW E30, também disponível na versão Cabrio e 4 Portas. 2.34 milhões de unidades vendidas confirmam o sucesso massivo deste BMW Série 3. Seria de esperar, com a gama de versões do BMW E30 a aumentar, além das versões de 2 e 4 Portas, que fosse adicionada a versão Touring – a primeira versão Touring de todos os modelos. Um Cabrio com capota retrátil foi também adicionado à família BMW Série 3. Em 1985, o BMW 325ix saía da linha de produção, sendo o primeiro BMW com tração integral. Foram produzidos um total de 2.34 milhões de BMW E30 em Munique e Regensburg.


Período de produção: 1982-1994
Motores: 1.6-3.2 litros (55-175 kW/75–238 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4360 mm/1680 mm/1380 mm

TERCEIRA GERAÇÃO.

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, E36, terceira geração, perspetiva frontal a três quartos

(BMW E36)

As linhas angulares dos pilares A e C do BMW E36 dos anos 90 tornavam-se num marco de caráter e agilidade. Com uma extremidade dianteira alongada e inclinada, a terceira geração do BMW Série 3 melhorava o conforto interior e oferecia ainda uma melhor proteção contra impactos. A nova versão compacta do veículo também contribuia para o sucesso inovador do BMW E36, concebido como 3 Portas com uma secção traseira mais curta em 20 centímetros. Pela primeira vez na Série, a Berlina de 2 Portas do antecessor é substituída pelo Coupé, mais plano e mais largo do que a Berlina.


Período de produção: 1990-2000
Motores: 1.6-3.2 litros (60-245 kW/81–333 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4433 mm/1710 mm/1393 mm

QUARTA GERAÇÃO.

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, E46, quarta geração, perspetiva frontal a três quartos

(BMW E46)

A linha de tejadilho curva do BMW E46 permitia maior espaço para a cabeça, e eram introduzidos no Coupé, Cabrio e versão compacta elementos de design personalizados. Além de uma agilidade desportiva superior, o BMW E46 também oferecia maior segurança: ABS, controlo de travagem em curva, desenvolvido pela BMW, e seis airbags constituiam equipamento de série da quarta geração do BMW Série 3. A versão compacta também ganhava pontos com uma nova geração de tração: motores Otto com controlo variável das válvulas (Valvetronic) com um consumo de combustível cerca de 10% inferior aos seus antecessores.


Período de produção: 1998-2007
Motores: 1.6-4.0 litros (77-265 kW/105–360 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4492 mm/1780 mm/1434 mm

QUINTA GERAÇÃO.

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, E90, BMW Série 3 Cabrio, E93, quinta geração, perspetiva frontal, na rua

(BMW E90, BMW E91, BMW E92, BMW E93)

Na primavera de 2005, o BMW E90 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. Pouco tempo depois, a quinta geração do bem-sucedido BMW Série 3 era considerada “Carro do Ano”. O BMW E90 Berlina e o BMW E91 Touring eram significativamente distintos dos seus antecessores, do Coupé (BMW E92) e do Cabrio (BMW 93), e visualmente independentes. Com mais 5 centímetros de comprimento do que o BMW E46, o BMW E90 era mais poderoso no exterior, sem sacrificar os seus atributos desportivos. Pela primeira vez, o conhecido sistema operativo dos modelos maiores - iDrive - era equipado no BMW Série 3: navegação, sistema de informação e lazer e funções do veículo essenciais eram utilizadas através de um comando/controlador.


Período de produção: 2005-2013
Motores: 1.6-4.0 litros (90-309 kW/122–420 cv), 4, 6 e 8 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4580 mm/1817 mm/1421 mm
 

SEXTA GERAÇÃO.

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, F30, sexta geração, perspetiva frontal a três quartos, na neve

(BMW F30, BMW F31, BMW F34)

Desportivo, clássico e futurista: a apresentação do BMW F30, em 14 de outubro de 2011, na fábrica da BMW em Munique, revelava os caminhos inovadores que a Bayerische Motoren Werke explorou na criação da sexta versão do BMW Série 3. A imagem marcante do BMW F30 era baseada na atual linha de design da BMW. O BMW Série 3 era mais desportivo e mais dinâmico do que nunca. Pela primeira vez, estava disponível também um motor com tração híbrida, graças às tecnologias BMW EfficientDynamics, os motores de combustão testados e comprovados também apresentavam valores extremamente reduzidos de consumo de combustível. Para os veículos diesel, o filtro de partículas era equipado de série. No BMW F30, os faróis distintivos chamavam a atenção e estavam colocados perto da característica grelha em forma de rim. O BMW Série 3 Gran Turismo (F34) era a nova oferta da gama. A partir desta geração, o Coupé e o Cabrio do segmento médio da BMW seriam comercializados de forma independente, sob o nome BMW Série 4.


Período de produção: 2011–2019 (Berlina e Touring), Gran Turismo desde 2013
Motores: 1.5-3.0 litros (100-338 kW/136–460 cv), 3, 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4753 mm/1877 mm/1455 mm

SÉTIMA GERAÇÃO

Versões do BMW Série 3, BMW Série 3 Berlina, G20, sétima geração, perspetiva lateral a três quartos

(BMW G20, BMW G21)

Na primavera de 2018, no Salão Automóvel de Paris, a BMW apresentava a sua visão de um veículo moderno e de caráter forte, o BMW G20. Dimensões maiores, linhas melhoradas e componentes de baixo peso fabricados em alumínio de alta qualidade tornavam o BMW G20 num sucessor digno da gama BMW Série 3. Estavam disponíveis novos sistemas de assistência que permitem ao BMW Série 3 ser conduzido de forma semi-automática. Mesmo no que diz respeito ao funcionamento, o BMW G20 estabelecia padrões, nomeadamente através do controlo por voz e do controlo intuitivo por gestos. Mais uma vez, o BMW G20 estava à frente do seu tempo em relação à tecnologia. O BMW Série 3 alcançava, na sua sétima geração, a simbiose perfeita da melhor segurança possível, funcionamento inovador e prazer de conduzir desportivo. Desde o verão de 2019, que o BMW Série 3 Touring, conhecido internamente por G21, é o pioneiro na tradição dos Tourings desportivos do segmento médio da BMW. Pela primeira vez, a versão híbrida BMW estava disponível como Touring: o BMW 330e, com uma autonomia elétrica até 65 km, com a bateria totalmente carregada.


Período de produção: desde 2019
Motores: atualmente 2.0-3.0 litros (85-275 kW/116–374 cv), 4 e 6 cilindros
Comprimento/largura/altura: máx. 4709 mm/1827 mm/1445 mm

Consumo de combustível e emissões de CO2.

  • Disclaimer reference invalid