i4 eDrive40: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,2–15,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 505–600
i5 M60 xDrive Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 20,5–18,1; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 457–516
BMW i3[1]: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km: 16,6-15,3; Autonomia elétrica, WLTP, em km[2]: 278–307
O que torna um veículo elétrico especial.
Os motores elétricos impressionam com a sua potente aceleração.
Em comparação com um motor de combustão, a potência de propulsão elétrica é libertada de forma ainda mais dinâmica. Quando solicitada, a sua potência total é fornecida imediatamente.
A bateria do veículo elétrico substitui o depósito de combustível.
Conduza com recurso à eletricidade em vez da utilização de combustível. Um veículo elétrico não dispõe de um depósito de gasolina ou gasóleo. Inclui uma bateria, bem protegida, que tanto está preparada para resistir a um acidente, como a um sistema de carregamento.
A bateria carrega durante a travagem.
Os veículos com um motor elétrico incluem um sistema de travões regenerativos. Ao contrário dos sistemas de travões convencionais, os sistemas regenerativos recuperam energia. Este processo é designado por "regeneração de energia" ou "recuperação".
A bateria do veículo elétrico BMW. Informações úteis.
Capacidade, potência de carregamento ou peso. São utilizados vários termos no âmbito das baterias dos veículos elétricos. Um breve resumo.
Uma vida útil da bateria prolongada traduz-se no aumento do valor de um veículo elétrico.
Tal como um motor de combustão, a bateria de um veículo elétrico representa o componente mais valioso de um BMW. O preço da bateria de um veículo elétrico depende, entre outros fatores, da sua capacidade. Em suma, quanto mais energia a bateria de um veículo elétrico conseguir armazenar, maior será o preço. No entanto, os condutores podem ter um impacto positivo na vida útil da bateria de um veículo elétrico ao adaptar o seu próprio comportamento de condução. As funções integradas também ajudam a protegê-la.
Como influenciar de forma positiva a vida útil da bateria do seu veículo elétrico.
As bateria dos veículos elétricos são desenvolvidas com o maior cuidado possível. No entanto, a autonomia e o desempenho de carregamento diminuem ligeiramente com o tempo, de acordo com o processo normal de envelhecimento. Este processo é designado por "estado geral" (SOH). Este termo exprime a capacidade máxima de energia da bateria de um veículo elétrico usada em comparação com uma nova. Um SoH mais baixo equivale a uma autonomia inferior. No entanto, pode maximizar a vida útil da bateria com um tratamento cuidadoso e um estilo de condução cauteloso.
Recomendações para otimizar a vida útil da bateria do seu veículo elétrico.
Como a bateria de um veículo elétrico mantém o seu elevado nível de energia.
A bateria de um veículo elétrico foi concebida para todos os tipos de situações de condução quotidiana, mas está sujeita a um envelhecimento induzido por fatores físicos. Um aspeto do envelhecimento está relacionado com o tempo, ou seja, a idade em anos. Quanto mais consistentemente forem evitados estados de carga elevados e temperaturas elevadas da bateria enquanto o veículo estiver estacionado, menor será o respetivo envelhecimento relacionado com o tempo. O segundo aspeto do envelhecimento é significativamente influenciado pelo número de ciclos de carga e descarga. Este processo é designado por "envelhecimento cíclico". É reduzido, entre outros fatores, por um estilo de condução preditivo e por uma potência de carregamento moderada.
Experiência a longo prazo com o BMW i3 como exemplo.
A resistência das baterias dos veículos elétricos BMW é demonstrada pelo nosso veículo elétrico pioneiro, o BMW i3. Temos vindo a observar o processo de envelhecimento da bateria deste veículo elétrico desde 2013. Ainda antes disto, durante o desenvolvimento do BMW i3, analisámos o processo de envelhecimento através da respetiva simulação em testes complexos de condução e carregamento.
Os melhores pré-requisitos para as novas gerações dos veículos BMW.
Em comparação com os modelos atuais, os primeiros modelos do BMW i3 apresentavam baterias muito pequenas. No entanto, graças aos avanços técnicos e às baterias maiores, as novas gerações de veículos elétricos BMW estão melhor equipadas para fazer face ao envelhecimento. Por outro lado, como este processo é afetado por vários fatores em casos individuais, é impossível apresentar uma declaração geral sobre o processo de envelhecimento de veículos individuais.
A estrutura de um motor elétrico. Explicação simples.
Como funciona uma propulsão elétrica.
Um motor elétrico converte a corrente em movimento. Apresenta dois componentes principais: o rotor e o estator. Tal como o nome indica, o rotor roda. Isto ocorre devido à interação do campo magnético do rotor e do estator. O campo magnético do rotor é gerado por ímanes ou por corrente, consoante o tipo de motor. O motor elétrico transmite este movimento de rotação às rodas através de uma transmissão de 1 velocidade. Ao analisar o ciclo de condução (WLTP), a eficiência de um motor elétrico é mais de três vezes superior à de um motor de combustão. Os veículos elétricos BMW estão frequentemente equipados com motores síncronos de excitação separada muito eficientes, os chamados "SSM".
Vantagens dos motores síncronos de excitação separada (SSM).
Uma das principais competências da BMW é a utilização generalizada de SSM. Estes motores distinguem-se pelo facto de dispensarem a utilização de "elementos de terras raras" no rotor. Em comparação com outros tipos de motores, os SSM apresentam características eficientes em termos de potência e também aceleram bem a altas velocidades. Isto é útil durante ultrapassagens em autoestradas. Os SSM também apresentam um consumo eficiente. Como magnetizam o rotor com corrente, funcionam de forma otimizada em termos de eficiência ou de potência, dependendo da situação.
Vantagens dos motores síncronos de excitação permanente (PSM).
O design de um PSM de um motor elétrico apresenta uma elevada densidade de potência. Num determinado espaço, pode gerar níveis de potência comparativamente elevados. Tecnicamente, difere de um SSM na medida em que gera o campo magnético no rotor de forma diferente ao produzi-lo através de ímanes permanentes. Nesse sentido, um PSM é ideal para a integração na transmissão de veículos híbridos plug-in (PHEV) e veículos M-PHEV (BMW XM).
Engenharia simples. Condução simples.
Um veículo elétrico BMW acelera diretamente. Sem necessidade de utilizar a embraiagem e de mudar de velocidade. Ao contrário de um motor de combustão, um motor elétrico disponibiliza a sua potência de forma ainda mais imediata. O binário é elevado e quase constante nos regimes mais baixos de velocidade. A velocidades mais elevadas, o motor elétrico pode utilizar toda a sua potência em qualquer momento. Ao contrário do que acontece com um motor de combustão, a velocidade não precisa de ser ajustada através da mudança de velocidade.
Conduzir um BMW elétrico. Uma experiência única.
É possível conduzir um BMW elétrico de forma tranquila e silenciosa, mas, ao mesmo tempo, de forma familiar. Quando carrega no pedal, a aceleração é imediata, potente e com uma excelente modulação. Além disso, o pedal proporciona uma sensação de precisão durante a travagem. Também apresenta um centro de gravidade baixo devido ao facto de a bateria se encontrar na parte inferior do veículo. O seu BMW também apresenta uma excelente estabilidade.
O motivo pelo qual um veículo elétrico acelera de forma tão rápida.
O seu BMW acelera facilmente e sem mudanças de velocidade. O binário é imediatamente disponibilizado ao carregar no pedal do acelerador. Quando alivia o pé do pedal, o seu BMW abranda com a mesma rapidez, consoante a sua preferência e a definição de regeneração de energia selecionada.
Como um BMW elétrico trava com a recuperação inteligente
O sistema de travões de um BMW elétrico analisa as situações de travagem para obter a máxima eficiência e utiliza todo o potencial de recuperação do motor elétrico. Se necessário, o sistema de travões convencional também é ativado. Esta interação inteligente recupera a máxima energia possível, é suave para os travões e reduz as emissões de partículas dos travões.
Comparação de preços dos veículos elétricos.
BMW i5 eDrive40 Touring: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 19,8 - 16,9; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 467-549
i5 eDrive40 Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,9–15,9; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 498–582
i4 eDrive40: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,2–15,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 505–600
BMW i7 xDrive60 Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 20,4–18,5; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 571–624
i4 M50 xDrive: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 21,8–17,6; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 416–520
i5 M60 xDrive Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 20,5–18,1; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 457–516
BMW i5 M60 xDrive Touring: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,2-20,5; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 445-506
i7 M70 xDrive: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 21,9–20,8; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 533–559
iX2 xDrive30: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 17,7–16,3; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 418–449
iX xDrive40: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 21,4–19,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 403–435
iX1 eDrive20: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 17,2–15,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 430–474
iX3 M Sport: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18–17,6; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 461–471
iX M60: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 24,7–21,9; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 500–565
Perguntas e respostas sobre baterias e motores elétricos.
Informações adicionais.
Autonomia elétrica.
Os nossos veículos elétricos oferecem uma autonomia que permite realizar longas distâncias. O planeador de percursos indicará onde pode carregar o seu veículo durante a viagem.
Em casa ou em viagem.
Carregar é muito simples. Pode fazê-lo com toda a comodidade, em casa, utilizando a sua própria alimentação elétrica, ou pode fazê-lo com toda a flexibilidade, em viagem, por exemplo nos postos de carregamento rápidos. A rede de carregamento continua a crescer e existem cada vez mais soluções que também permitem realizar o carregamento em casa.
Consumo e emissões de CO2.
BMW i5 eDrive40 Touring: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 19,8 - 16,9; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 467-549
i5 eDrive40 Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,9–15,9; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 498–582
i4 eDrive40: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,2–15,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 505–600
BMW i7 xDrive60 Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 20,4–18,5; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 571–624
i4 M50 xDrive: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 21,8–17,6; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 416–520
i5 M60 xDrive Berlina: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 20,5–18,1; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 457–516
BMW i5 M60 xDrive Touring: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18,2-20,5; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 445-506
i7 M70 xDrive: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 21,9–20,8; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 533–559
iX2 xDrive30: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 17,7–16,3; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 418–449
iX xDrive40: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 21,4–19,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 403–435
iX1 eDrive20: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 17,2–15,4; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 430–474
iX3 M Sport: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 18–17,6; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 461–471
BMW i3[1]: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km: 16,6-15,3; Autonomia elétrica, WLTP, em km[2]: 278–307
iX M60: Consumo de energia elétrica, combinado, WLTP, em kWh/100 km[1]: 24,7–21,9; Autonomia elétrica, WLTP em km[2]: 500–565
Para além da eficiência em termos de combustível de um automóvel, o tipo de condução bem como outros factores não técnicos influenciam a determinação do consumo e das emissões de CO2. O CO2 é o principal gás com efeito de estufa responsável pelo aquecimento do planeta. Mais informações sobre o consumo oficial de combustível e as emissões específicas de CO2 de novos veículos de passageiros podem ser encontradas no "Guia de Consumo de Combustível, Emissões de CO2 e Consumo de Eletricidade de Novos Veículos de Passageiros", disponível gratuitamente em todos os pontos de venda e no IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., assim como no site bmw.pt
[1] O consumo de combustível, as emissões de CO2, o consumo de energia e a autonomia elétrica apresentados são determinados de acordo com o processo de medição tal como definido pelo Regulamento Europeu (CE) n.º 715/2007 na versão aplicável. Em caso de intervalos de valores, os dados determinados pelo WLTP têm em consideração o equipamento opcional (neste caso, disponível no mercado alemão). No caso de veículos recentemente homologados desde 1 de janeiro de 2021, apenas os dados de acordo com o WLTP são considerados oficiais. Além disso, os valores NEDC são eliminados dos certificados de conformidade de 1 de janeiro de 2023, conforme o Regulamento Europeu (CE) 2022/195. Para mais informação sobre os procedimentos de teste NEDC e WLTP, consulte www.bmw.com/wltp
Para mais informações sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2 específicas oficiais dos novos veículos, consulte as “Diretrizes sobre consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia de novos veículos”.
[2] A autonomia varia de acordo com diversos fatores, por exemplo, o estilo de condução individual, as características do percurso, a temperatura exterior e a utilização do aquecimento/ar condicionado e da climatização prévia.
[3] O desempenho de carregamento depende do estado da carga, da temperatura ambiente, do perfil de condução individual e da utilização de consumíveis auxiliares. As autonomias apresentadas baseiam-se no melhor valor do WLTP. Os tempos de carregamento aplicam-se a temperaturas ambiente de 23 graus Celsius após uma utilização anterior e podem variar consoante o comportamento de utilização.
Todas as imagens exibidas têm caráter informativo. Poderão existir diferenças de cor no veículo relacionadas com efeitos de iluminação ou caraterísticas do ecrã do utilizador.