O Website não está totalmente disponível de momento.

A nossa ferramenta que gere a sua autorização para utilizarmos cookies está temporariamente offline. Por conseguinte, algumas funcionalidades que requerem a sua autorização para utilizar cookies poderão estar em falta.

50 ANOS DE INOVAÇÃO: AS SETE
GERAÇÕES DO BMW SÉRIE 3.

Há sete gerações que o BMW Série 3 inspira quem vive a estrada com paixão. De 1975 até hoje, cada capítulo desta história reflete o espírito do seu tempo — e redefine o prazer de conduzir no segmento médio premium.

Durante 50 anos, o BMW Série 3 personificou a essência da marca: inovador no design, emocionante na performance e pioneiro na tecnologia. Esta é a viagem pela história do desenvolvimento do BMW Série 3 — do passado até ao futuro.

Para muitos clientes, o BMW Série 3 é o derradeiro BMW e o rosto da marca.

Adrian van Hooydonk (Vice-Presidente Sénior do BMW Group Design)
Changing Lanes - BMW Podcast

QUER OUVIR ESTA HISTÓRIA?

Descubra este artigo no Changing Lanes, o podcast oficial da BMW. Para além deste e de muitos outros artigos narrados, todas as semanas há novos episódios com perspetivas únicas sobre tecnologia, lifestyle, design e, claro, o mundo BMW — sempre com a energia contagiante dos anfitriões Sara e Jonathan. Encontre e subscreva o Changing Lanes nas principais plataformas de podcast.

Ilustração BMW Série 3 - 1ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 1.ª Geração - Frente

1.ª geração

  • Produção: 1975-1983
  • Potência: 55-105 kW/75-143 cv
  • Variantes: Berlina (2 portas), Cabrio (Baur Topcabriolet)

 

Estamos em 1975. O filme “Tubarão” enchia salas de cinema e batia recordes à escala global. Jovens desfilavam em calças à boca de sino, sapatos de plataforma e minissaias — ícones de uma época que respirava mudança.

 

Nesse mesmo ano, no Estádio Olímpico de Munique, o mundo conheceu o primeiro BMW Série 3 — uma berlina de duas portas que sucedia ao lendário BMW Série 02. Com design assinado por Paul Bracq, Diretor de Design da BMW entre 1970 e 1974, esta estreia marcou o início de algo extraordinário. Com um desempenho dinâmico e desportivo inigualável, o BMW Série 3 lançava as bases de uma história de sucesso que continua, geração após geração.

Ilustração BMW Série 3: 1.ª Geração - Traseira

Uma Traseira Apelativa

A primeira geração do BMW Série 3 ficou conhecida pelo seu perfil inconfundível: uma traseira elevada, uma linha vincada ao longo da carroçaria e um visual que não passava despercebido. Vista de trás, nem todos adoravam a secção entre as luzes — mas isso também fazia parte do seu carácter. Poucos meses após o início da produção, os designers deram-lhe um toque final: um friso de plástico preto que lhe acrescentava equilíbrio visual.

 

Os primeiros modelos da gama foram berlinas, mas entre 1977 e 1982 surgiu algo especial: o lendário Baur Topcabriolet. Produzido pela Baur GmbH, em Estugarda, transformou 4595 unidades do BMW Série 3 numa versão descapotável única — com barra de proteção e estrutura de tejadilho fixa — que combinava emoção a céu aberto com engenharia de precisão.

Nascia Uma Característica de Série

Foi com a primeira geração do BMW Série 3 que surgiu uma inovação pensada para quem está ao volante: o painel de instrumentos inclinado para o condutor. Um detalhe simples, mas revolucionário — e que desde então se tornou assinatura em todos os modelos BMW.

 

Outros traços de design lançados nesta geração marcaram identidade e ficaram para a história: a dianteira curta, a grelha de duplo rim, a linha de vincos que percorre a carroçaria, os faróis duplos em vários modelos e a icónica curva Hofmeister no pilar C. Elementos que definiram um estilo — e que continuam a evoluir geração após geração.

Colagem da 1.ª Geração do BMW Série 3.
Ilustração BMW Série 3: 2.ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 2.ª Geração - Frente

2.ª geração

  • Produção: 1982-1994
  • Potência: 66-175 kW/90-238 cv
  • Variantes: Berlina (2 e 4 portas), Cabrio, Baur Topcabriolet, Touring, M3 (como Coupé e Cabrio)

 

Em 1982, os micro-ondas, os gravadores de vídeo e os atendedores de chamadas já faziam parte do dia a dia. Pac-Man conquistava os primeiros fãs de videojogos, enquanto “Eye of the Tiger” liderava as tabelas de vendas.

 

Foi neste cenário que a segunda geração do BMW Série 3 fez a sua estreia — em Marrocos. A grande novidade? Sete variantes diferentes, todas com um estilo centrado na silhueta de berlina. O lançamento começou com a versão de duas portas, em 1982, seguindo-se a berlina de quatro portas no ano seguinte, em setembro de 1983.

 

Nesta geração, todos os modelos passaram a contar com faróis duplos de série — um detalhe de design que se tornou parte integrante da identidade do BMW Série 3 nas gerações seguintes.

Ilustração BMW Série 3: 2.ª Geração - Traseira

Da Estrada para o Circuito

O BMW Série 3 Cabrio e os primeiros modelos BMW M3 entraram em cena dois anos depois. O Coupé de alto desempenho, com até 238 cv, abriu à BMW as portas do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM). Como modelo “homologado”, o BMW M3 recebeu aprovação oficial para competir, marcando o início de uma lenda nas pistas.

Touring: O Projeto “Hobby”

Tudo começou com um protótipo criado por Max Reisböck, funcionário da BMW e engenheiro de carroçaria. Em 1987, o primeiro Touring juntou-se à família Série 3. Reisböck queria uma carrinha com mais espaço para as férias em família, já que a berlina de quatro portas não dava resposta. Com mestria, cortou a coluna C e deslocou-a para trás, dando vida à primeira carrinha BMW — um clássico que nasceu de uma necessidade pessoal e virou ícone.

Colagem da 2.ª Geração do BMW Série 3.
Ilustração BMW Série 3: 3.ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 3.ª Geração - Frente

3.ª geração

  • Produção: 1990-2000
  • Potência: 73-236 kW/99-321 cv
  • Variantes: Berlina, Coupé, Cabrio, Baur Topcabriolet, Touring, Compact, M3 (como Berlina, Coupé e Cabrio)

 

Nos anos 90, as calças de ganga largas e as camisas de flanela dominavam o estilo, enquanto as “boy bands” como Backstreet Boys e New Kids on the Block enchiam os palcos. As famílias começavam a ligar-se à internet com modems, e o mundo entrava numa nova era digital.

 

Foi neste cenário que a terceira geração do BMW Série 3 marcou um dos maiores avanços em design da sua história. A linguagem formal ganhou uma forte inspiração Coupé, com linhas A e C mais inclinadas e um tejadilho claramente descendente. Outro destaque foi o inovador conjunto de faróis duplos, instalados sob uma cobertura de vidro partilhada, que conferiu um olhar único e moderno ao modelo.

Ilustração BMW Série 3: 3.ª Geração - Traseira

Oito Variantes da Série 3

A terceira geração do BMW Série 3 trouxe a gama mais diversificada até então: Berlina, Coupé, Cabrio, Touring, Compact e M3 — este último disponível em Berlina, Coupé e Cabrio. Uma oferta que celebrava a versatilidade sem perder a essência BMW.

Compact com Porta Traseira

Lançado em março de 1994, o BMW Série 3 Compact trouxe uma novidade à família: uma versão mais compacta de três portas. Embora a dianteira mantivesse a identidade da gama, a traseira destacava-se com um design único, sendo 22,5 cm mais curta que o Coupé. O Série 3 Compact conquistou o público rapidamente e tornou-se o terceiro modelo mais vendido da gama, logo a seguir à Berlina e ao Coupé.

Colagem da 3.ª Geração do BMW Série 3.
Ilustração BMW Série 3: 4.ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 4.ª Geração - Frente

4.ª geração

  • Produção: 1997-2006
  • Potência: 77-265 kW/105-360 cv
  • Variantes: Berlina, Coupé, Cabrio, Touring, Compact, M3 (como Coupé e Cabrio)

 

Em 1997, o sucesso de “Titanic” dominava as bilheteiras, piercings e tatuagens tornavam-se cada vez mais comuns, e as mensagens de texto entravam na rotina diária. Até o cometa Hale-Bopp levou todos os olhos ao céu.

 

Foi também este ano que a quarta geração do BMW Série 3 chegou ao mercado. Começou com a Berlina, seguida pelas versões Coupé, Cabrio, Touring, Compact e M3. Pela primeira vez, as diferenças de estilo entre os modelos tornaram-se claramente visíveis: os Coupé, Cabrio e Compact ganharam uma linguagem de design própria, mostrando uma nova dimensão na versatilidade da gama.

Ilustração BMW Série 3: 4.ª Geração - Traseira

A “Estufa” como Motor de Vendas

Na quarta geração, o BMW Série 3 reinterpretou de forma marcante o design clássico das berlinas BMW. O conceito das três caixas — capô, compartimento dos passageiros e bagageira — manteve-se, mas a “estufa” ganhou uma nova identidade. O para-brisas, os vidros laterais e traseiros, os pilares e o tejadilho foram completamente redesenhados.

 

O perfil lateral do tejadilho ficou mais curvo e pronunciado, criando mais espaço para a cabeça dos passageiros nos lugares traseiros — um detalhe que uniu conforto e estilo.

 

O sucesso não se fez esperar: com mais de 3,2 milhões de unidades vendidas, a quarta geração do BMW Série 3 é até hoje o modelo BMW mais vendido de sempre.

Colagem da 4.ª Geração do BMW Série 3.
Ilustração BMW Série 3: 5.ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 5.ª Geração - Frente

5.ª geração

  • Produção: 2005-2013
  • Potência: 90-331 kW/122-450 cv
  • Variantes: Berlina, Coupé, Cabrio, Touring, M3 (como Berlina, Coupé e Cabrio)

 

Em 2005, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” dominava as bilheteiras, enquanto 50 Cent, Mariah Carey e Gwen Stefani lideravam as tabelas musicais. Foi também o ano em que começou a história de sucesso do YouTube.

 

No Salão Automóvel de Genebra, em março de 2005, a BMW revelou a quinta geração do Série 3, que, apenas um ano depois, foi coroada como “Carro Mundial do Ano”.

 

Nesta geração, o design evoluiu com rapidez e personalidade própria: as variantes começaram a seguir caminhos distintos, como foi o caso dos modelos Coupé e Cabrio, que apresentaram estilos de design marcadamente diferentes.

Ilustração BMW Série 3: 5.ª Geração - Traseira

Uma Fusão como Nenhuma Outra

O BMW M3 Berlina da quinta geração nasceu da combinação perfeita entre dois mundos: a secção dianteira inspirada no Coupé e a traseira característica da Berlina.

 

Este M3 foi testado intensamente, tanto em pista como na fábrica da BMW M GmbH — até chegou a existir uma versão Pick-up! Embora essa Pick-up M3 não tenha sido a primeira do género: uma versão semelhante da segunda geração já era usada há cerca de 26 anos para transportar materiais nas instalações da BMW.

Colagem da 5.ª Geração do BMW Série 3.
Ilustração BMW Série 3: 6.ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 6.ª Geração - Frente

6.ª geração

  • Produção: 2011-2018
  • Potência: 85-338 kW/116-460 cv
  • Variantes: Berlina, Touring, Gran Turismo, M3

 

Enquanto a série “Game of Thrones” começava a sua marcha de triunfo pelos ecrãs de todo o mundo, Adele arrecadava seis prémios Grammy e Michel Hazanavicius celebrava a era do cinema mudo com o filme “O Artista”, o BMW Série 3 preparava-se para o futuro.

 

Pela primeira vez, a gama passou a incluir motores híbridos, com o ActiveHybrid 3 e, mais tarde, o 330e iPerformance, todos turbocomprimidos para aliar potência e eficiência.

 

O design evoluiu do antecessor, alinhando-se mais às dimensões maiores do BMW Série 5. Um detalhe marcante foi a ligação dos faróis à grelha em forma de rim, criando uma presença única.

 

Ao mesmo tempo, a sexta geração cresceu em dimensões com a introdução do Gran Turismo — uma versão mais longa que combina o perfil coupé com a berlina tradicional. O maior espaço para pernas e cabeça, especialmente nos lugares traseiros, elevou o conforto a novos patamares.

Ilustração BMW Série 3: 6.ª Geração - Traseira

Maior Personalização

O estilo individual ganhou ainda mais protagonismo. Em sintonia com o espírito da época, os clientes passaram a ter liberdade para escolher entre uma vasta gama de materiais, cores e tecidos, personalizando ao máximo o seu BMW Série 3. Para além do já icónico pacote desportivo M, estavam agora disponíveis três novas linhas de acabamento: Modern, Sports e Luxury.

Dois dos Modelos da Série 3 Rebatizados como Série 4

A ideia de separar os modelos Coupé e Cabrio para criar uma nova série já se discutia desde a terceira geração do BMW Série 3. Com a sexta geração, essa separação tornou-se realidade. Enquanto a Berlina, Touring e Gran Turismo continuaram a ser parte da Série 3, o Cabrio, Coupé e o novo Gran Coupé ganharam a sua própria identidade na família BMW Série 4.

Colagem da 6.ª Geração do BMW Série 3.
Ilustração BMW Série 3: 7.ª Geração
Ilustração BMW Série 3: 7.ª Geração - Frente

7.ª geração

  • Produção: desde 2018
  • Potência: 110–405 kW/150–550 cv
  • Variantes: Berlina, Touring, M3 (como Berlina e Touring)

 

2018 marcou uma nova era: assistentes de voz para chamadas mãos-livres, serviços de streaming a revolucionar o entretenimento e o 5G a acelerar a conetividade.

 

A sétima geração do BMW Série 3 reflete esta evolução, trazendo atualizações significativas no design, desempenho e tecnologia digital no modelo de 2022. O legado de design permanece vivo, com elementos icónicos como as saliências curtas, os faróis duplos característicos e uma linha precisa que define a identidade única da Série 3.

Ilustração BMW Série 3: 7.ª Geração - Traseira

Com uma oferta impressionante de motorizações — quatro motores a gasolina, quatro diesel com tecnologia BMW TwinPower Turbo, opções potentes de seis cilindros para os modelos M Performance, tecnologia híbrida plug-in e o sistema inteligente de tração integral BMW xDrive — o Série 3 apresenta a gama mais diversificada da sua classe.

 

A experiência de condução conectada é potenciada pelo BMW Operating System 8.5, que, aliado ao BMW iDrive refinado, oferece uma utilização mais intuitiva desde 2024 nos modelos Berlina e Touring (➜ Leia também em inglês: BMW iDrive - Uma evolução do controlo e da conetividade inteligente).

Colagem da 7.ª Geração do BMW Série 3.

A próxima geração vai dar continuidade à história de sucesso do BMW Série 3, alinhando-se estreitamente com o espírito inovador do Neue Klasse (➜ Leia também em inglês: BMW Vision Neue Klasse - Capítulo 3: Nova Condução). Os primeiros modelos de produção, previstos para 2025, prometem redefinir a mobilidade e elevar ainda mais o prazer de conduzir.

Linha cronológica do BMW Série 3.