O BMW M135i xDrive estabelece novos padrões de referência no segmento compacto. Equipado com um motor M TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina de altas rotações, o BMW M 135i xDrive oferece puro prazer de condução a partir do primeiro segundo. A interação entre tecnologias perfeitamente afinadas, como o diferencial desportivo M, o sistema BMW xDrive, a transmissão desportiva Steptronic e a direção desportiva M permite uma elevada agilidade e o melhor comportamento em curva possível. O exterior realça o caráter desportivo, com detalhes únicos como a grelha dupla em forma de rim com design Mesh, específica do BMW M135i xDrive, spoiler traseiro M e duas ponteiras de escape de 100 mm.

finação desportiva e o potente motor BMW M TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha a gasolina garantem um desempenho arrebatador.
 

Mesmo quando parado, o BMW M4 Coupé materializa tudo o que distingue um veículo M: dinâmica potente, ágil personalidade desportiva e emocionante ADN de competição. Equipado com o pack M Competition e um potente motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha a gasolina de 450 cv (331 kW) com transmissão M de 7 velocidades de dupla embraiagem com Drivelogic e componentes de precisão como a direção M Servotronic, o diferencial Active M e a suspensão adaptativa M, está pronto a entrar em pista. De um lado: as leis da física. Do outro: o conceito de condução que coloca o homem e a máquina em sintonia como nunca.


Aberto à máxima intensidade. Equipado com o pack M Competition e um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha a gasolina de 450 cv e inovações com origem na competição, o BMW M4 Cabrio garante a ligação mais direta entre o elevado desempenho repleto de adrenalina e o puro prazer de condução. Embora o motor M proporcione uma aceleração ininterrupta, até ao limite da transmissão M de 7 velocidades de dupla embraiagem, o diferencial Active M, a suspensão adaptativa M ou a direção M Servotronic permitem uma condução potente e precisa. Trata-se de uma experiência ímpar, e não só com a capota recolhida. O BMW M4 Cabrio eleva o fascínio de condução a um nível totalmente novo.


Criado para produzir emoções e elegância. Mais potente do que nunca. A nova geração do BMW M5 é uma afirmação da engenharia de excelência e da inovadora condução inteligente. Para o levar a uma dimensão inimaginável de dinâmica de condução até ao limite.
 

Os modelos BMW X3 M combinam o espírito de aventura do BMW X3 com as ambições desportivas exclusivas BMW M. O BMW X3 M, com o seu ADN de competição, oferece uma extraordinária dinâmica de condução – elevada a um novo nível no BMW X3 M Competition, simplesmente emocionante em todas as estradas e pistas, graças à máxima potência e exclusividade. O BMW X3 M40i e o BMW X3 M40d revelam um equilíbrio impressionante entre performance, conforto e eficiência.
 

O BMW X3 M Competition é impulsionado por um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a gasolina de elevado desempenho e extremamente potente. Com 510 cv (375 kW) e 600 Nm de binário, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos. A interação do sistema M xDrive e do diferencial Active M, da suspensão específica M e da direção M Servotronic, em combinação com transmissão M de 8 velocidades Steptronic, permite a máxima dinâmica de condução e agilidade.


O BMW X3 M está equipado com um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a gasolina de elevado desempenho que debita uma potência excecional de 480 cv (353 kW). Uns impressionantes 600 Nm de binário permitem uma rápida aceleração até aos 100 km/h em 4,2 segundos. Equipado com o sistema M xDrive e com diferencial Active M, suspensão específica M e direção M Servotronic, bem como a transmissão M de 8 velocidades Steptronic, o BMW X3 M oferece uma dinâmica de condução ao mais elevado nível.
 

O BMW X3 M40i é impulsionado por um potente motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a gasolina. O motor debita 354 cv (260 kW) e um binário máximo de 500 Nm. A interação entre a suspensão adaptativa M, a direção desportiva variável, os travões desportivos M de série, o sistema BMW xDrive e a transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic otimiza as características dinâmicas laterais e longitudinais e garante um intenso prazer de condução desportiva.
 

No centro do BMW X3 M40d encontra-se um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a diesel com dois turbocompressores TwinScroll e injeção direta Common Rail. O motor debita 326 cv (240 kW) e um impressionante binário de 680 Nm. A suspensão adaptativa M, direção desportiva variável, travões desportivos M de série, sistema BMW xDrive e transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic garantem resultados ideais em termos de dinâmica de condução.

Os modelos BMW X4 M são personalidades fortes. Combinam o caráter desportivo M com o temperamento expressivo de um BMW X4. Resultado: quatro desportivos altamente emocionantes que proporcionam o nível máximo de paixão e adrenalina. O BMW X4, com o seu ADN desportivo, oferece uma extraordinária dinâmica de condução. Elevada a um novo nível através do BMW X4 M Competition, emocionante em cada estrada e em cada pista, graças à máxima potência e exclusividade. O BMW X4 M40i e o BMW X4 M40d revelam um equilíbrio impressionante entre desempenho, conforto e eficiência.
 

O BMW X4 M Competition é impulsionado por um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a gasolina de elevado desempenho e extremamente potente. O motor de elevada rotação debita 510 cv (375 kW) e acelera dos 0 aos 100 km/h com 600 Nm de binário em apenas 4,1 segundos. Neste processo, a interação perfeita entre o sistema M xDrive e o diferencial Active M, a suspensão específica M e a direção M Servotronic, em combinação com transmissão M de 8 velocidades Steptronic, garante a máxima dinâmica de condução e agilidade.


O BMW X4 M está equipado com um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a gasolina de elevado desempenho que debita a potência excecional de 480 cv (353 kW). Os impressionantes 600 Nm de binário permitem uma rápida aceleração de 4,2 segundos aos 100 km/h. Equipado com o sistema M xDrive, com diferencial Active M, a suspensão específica M, a direção M Servotronic e a transmissão M de 8 velocidades Steptronic, o BMW X4 M oferece uma dinâmica de condução de elevado nível.


O BMW X4 M40i é impulsionado por um potente motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a gasolina. O motor debita 354 cv (260 kW) e um binário máximo de 500 Nm. A interação entre a suspensão adaptativa M, a direção desportiva variável, os travões desportivos M de série, o sistema BMW xDrive e a transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic otimiza as características dinâmicas laterais e longitudinais, garantindo um intenso prazer de condução desportiva.


No coração do BMW X4 M40d encontra-se um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros a diesel com dois turbocompressores TwinScroll e injeção direta Common Rail. O motor debita 326 cv (240 kW) e um impressionante binário de 680 Nm. A suspensão adaptativa M, a direção desportiva variável, os travões desportivos M de série, o sistema BMW xDrive e a transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic garantem resultados ideais em termos de dinâmica de condução.

O BMW X5 M e o BMW X6 M anunciam as suas pretensões de liderança com poderosas proporções, o design M exclusivo e um desempenho extraordinário.

O BMW X5 M Competition e o BMW X6 M Competition estão equipados com um motor M TwinPower Turbo de 8 cilindros a gasolina de elevado desempenho e extremamente potente. O motor de elevadas rotações debita 625 cv (460 kW) e acelera dos 0 aos 100 km/h com 750 Nm de binário em apenas 3,8 segundos. Neste processo, a interação perfeita entre o sistema M xDrive e o diferencial Active M, a suspensão específica M e a direção M Servotronic, em combinação com a transmissão M de 8 velocidades Steptronic, garante a máxima dinâmica de condução e agilidade.

O BMW X5 M e o BMW X6 M estão equipados com um motor M TwinPower Turbo de 8 cilindros a gasolina de elevado desempenho que debita a excecional potência de 600 cv (441 kW). Uns impressionantes 750 Nm de binário permitem uma rápida aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. Equipados com o sistema M xDrive e diferencial Active M, suspensão específica M, direção M Servotronic e transmissão de 8 velocidades M Steptronic, o BMW X5 M e o BMW X6 M oferecem uma dinâmica de condução ao mais alto nível.

O BMW X5 M50i e o BMW X6 M50i são impulsionados por um potente motor M TwinPower Turbo de 8 cilindros a gasolina. O motor debita 530 cv (390 kW) e um binário máximo de 750 Nm. A interação entre a suspensão adaptativa M, direção ativa integral, transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic e o sistema BMW xDrive otimiza as características dinâmicas laterais e longitudinais, e garante um prazer de condução intenso.

O BMW X5 M50d e o BMW X6 M50d estão equipados com um motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha a diesel que garante até 750 Nm com uma potência impressionante em todas as situações de condução. A combinação ideal de potência e eficiência também se revela na configuração dos diversos componentes: suspensão adaptativa M, direção ativa integral, BMW xDrive e transmissão desportiva de 8 velocidades Steptronic.

O novo BMW M340i xDrive Touring* acelera a sua vida quotidiana através de uma emocionante sensação de competição. O potente motor BMW M TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha debita uma potência de até 375 cv (275 kW) e os componentes da suspensão M concebidos para um desempenho máximo desenvolvem uma incrível força propulsora. A paixão pela competição desportiva em apenas alguns segundos. Em combinação com um impressionante volume da bagageira de 1510 m³ e diversas soluções de arrumação inovadoras, o BMW M340i xDrive Touring* demonstra as suas capacidades, quer em aceleração, quer em longas viagens.

 

*Disponível a partir de novembro de 2019. Os dados técnicos são provisórios.

Os modelos BMW X7 M combinam um desempenho fora de estrada típico X, com a exclusividade do segmento de luxo da BMW e a aspiração desportiva da BMW M. Resultado: dois SAVs extremamente dinâmicos e luxuosos, prontos para conquistar qualquer terreno.

O BMW X7 M50d impressiona pelo seu design elegante, extraordinária dinâmica de condução e uma combinação equilibrada de conforto, luxo e eficiência. O potente motor M TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha a diesel proporciona uma surpreendente potência de 400 cv (294 kW) e um binário de 760 Nm. Para complementar este desempenho, conta ainda com suspensão de ajuste específico M, diferencial desportivo M e direção desportiva variável.

A máxima potência, precisão e agilidade distinguem o BMW X7 M50i. A origem destas características reside no motor M TwinPower Turbo de 8 cilindros a gasolina com uma potência de 530 cv e um binário de 750 Nm, aliado à transmissão desportiva Steptronic de 8 velocidades, à suspensão perfeitamente ajustada e aos travões desportivos M equipados de série. E um interior sem comparação: ambiente de luxo e tecnologias topo de gama.
 

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Modelos BMW M, veículos BMW M em movimento na pista de corridas

VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DO BMW M.

Passion for motor sport, exclusivity, and perfection – join us as we journey through almost 50 years of BMW M automobiles! Apresentamos-lhe os veículos desde os lendários BMW M1 e BMW M3 ao mais recente BMW M8. Descubra o desempenho excecional e as opções de personalização dos modelos com a BMW Individual e as Peças BMW M Performance.

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VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DO BMW M.

BMW M1 (E26).

Modelos BMW M, BMW M1, E26, perspetiva frontal a três quartos, parado

Com a sua forma de cunha intemporal, o primeiro veículo desenvolvido pela então BMW Motorsport GmbH, no final dos anos setenta, obtém uma receção entusiástica. Desenvolvido pela lenda do design Giorgio Giugiaro, a forma é baseada no BMW Turbo, um estudo de 1972 pelo designer de longa data da BMW, Paul Bracq. A grelha em forma de rim mais estreita, os faróis rebatíveis e as linhas claramente desenhadas combinam estética e dinâmica. E lendário é também o desempenho: É, desde 1983, o veículo de produção em série mais rápido da Alemanha. O supercarro desportivo com motor ao centro atinge uma velocidade máxima bem acima dos 260 km/h, estabelecendo a tradição dos veículos M de estrada.


De 1979 a 1981 apenas 460 veículos foram produzidos – todos à mão. Alguém com sorte o suficiente para conduzir um BMW M1 descreve o seu estilo de condução excecional, a dinâmica em curva flexível e o motor de 3.5 litros de resposta rápida.


Período de produção: 1978 – 1981


Motores: 3.5 litros (204 kW, 277 cv), 6 cilindros


Comprimento/largura/altura: 4359 mm/1824 mm/1138 mm

BMW 1 M COUPÉ (E82).

Modelos BMW M, BMW Série 1 M Coupé, E82, perspetiva frontal a três quartos, em movimento na rua

Embora o BMW 1 tenha vindo a encantar os condutores que apreciam caráter desportivo e um comportamento em estrada extraordinário desde 2004, o BMW 1 M Coupé só está disponível apenas desde 2011. Dois turbocompressores aceleram o motor a gasolina de 6 cilindros até aos 340 cv (250 kW). Combinados com uma curta distância entre eixos e uma via mais ampla do que o BMW 1 regular, oferece uma experiência de condução com uma dinâmica extraordinária. Foram produzidos mais de 6300 veículos até 2012. Três anos depois, o BMW M2 junta-se à gama, dando continuidade ao conceito de integrar num veículo compacto as melhores características de um automóvel desportivo.


Período de produção: 2011 – 2012


Motores: 3.0 litros (250 kW, 277 cv), 6 cilindros


Comprimento/largura/altura: 4380 mm/1803 mm/1420 mm

BMW M2 (F87).

Modelos BMW M, BMW M2, F87, perspetiva lateral, em movimento na rua

Desde 2015, o BMW M2 tem sido o sucessor do BMW 1 M Coupé e deu continuidade à gama compacta potente e dinâmica estabelecida pelo BMW 2002 Turbo e o BMW M3 (E30).


O exterior do veículo distintivo e confiante, com abas amplas e entradas de ar de grandes dimensões no spoiler dianteiro, é o testemunho deste conceito. O motor a gasolina Turbo de 6 cilindros tem um binário e uma potência impressionantes, transmitidos para a estrada através da transmissão de embraiagem dupla opcional. O BMW M2 Competition, com uma potência adicional de 30 kW (40 cv), foi lançado em 2018 e superado apenas pelo BMW M2 CS (Club Sport). Foram produzidos apenas 2000 veículos com um motor de 331 kW (450 cv). Em todas as versões, a suspensão M garante um comportamento em estrada perfeito, controlo preciso e prazer de conduzir.


Período de produção do BMW M2: 2015 – 2018, M2 Competition: 2018 – 2020, M2 CS: 2020


Motores: 3.0 (272 – 331 kW, 370 – 450 cv), 6 cilindros


Comprimento/largura/altura: 4.461 – 4.468 mm/1.854 – 1.871 mm/1.410 – 1.414 mm

BMW M3 (E30/2S, E30/2SC, E36/2S, E36/2CS, E36/4S, E46/2S, E46/2CS, E90/92/93, F80, G80).

Modelos BMW M, BMW M3, G80, perspetiva frontal, em movimento na rua

Originalmente, o BMW M3 (E30/2S, E30/2SC) foi pensado para ser a versão de estrada do veículo de pista. No entanto, o interesse foi tão evidente que mais de 5000 veículos necessários para a aprovação do Grupo A foram vendidos. A dinâmica extrema é imediatamente percetível no exterior; desde os para-choques amplos e as abas traseiras icónicas ao renovado pilar C. O interior também inclui tudo o que foi provado na pista de corridas: discos de travão ventilados internamente, transmissão desportiva com a primeira velocidade esquerda inferior e o motor a gasolina de 2.3 litros e 4 cilindros com 200 cv (143 kW).

 

Enquanto a versão de pista segue de vitória em vitória, o BMW M3 excede todas as expectativas de vendas. Mais de 18.000 veículos, incluindo a versão Cabrio, são vendidos. Assim como a versão Evolution renovada de 220 cv (154 kW) e a versão BMW M3 Sport Evolution com 2.5 litros de cilindrada e 238 cv (166 kW).

 

Em 1992, é lançada a segunda geração do BMW M3 (E36), que dá continuidade à história de sucesso.  O veículo está claramente mais evoluído. Existem apenas pequenas alterações visuais em comparação com o modelo regular, como os espelhos retrovisores exteriores M aerodinamicamente otimizados. No entanto, existem alterações radicais por baixo do capot: o motor a gasolina de 6 cilindros em linha com 286 cv (210 kW) e os veios de excêntricos variáveis (sistema VANOS) oferecem uma aceleração de cortar a respiração. Desde 1995, o modelo é atualizado para oferecer não só mais 200 cm3 de cilindrada, como também 321 cv (236 kW).

 

Na viragem do milénio, a terceira versão do BMW M3 (E46) é lançada, seguida pelo BMW M3 Cabrio, um ano mais tarde. Dão continuidade ao conceito fundamental por trás do BMW M3, combinando o mais baixo peso possível com a máxima dinâmica de condução possível. Os genes M são evidentes na experiência de condução de 343 cv (252 kW). Os exteriores do Coupé e do Cabrio diferem do modelo de produção em série com a curvatura das rodas mais ampla, as grelhas nos para-choques dianteiros e a campânula do motor no capot.

 

Os BMW M3 concebidos entre 2007 e 2013 estão agora equipados com inúmeros novos componentes. Tal como para os modelos regulares, estão disponíveis três carroçarias: Berlina (E90), Coupé (E92) e Cabrio (E93). Pela primeira vez, um BMW M3 está equipado com um motor V8. O conjunto de 4 litros debita 420 cv (309 kW) e acelera até às 8300 rpm – o motor de produção em série com a velocidade mais elevada desde sempre construído pela BMW! Com o opcional M Driver’s Package, o automóvel atinge uma velocidade máxima de 280 km/h.

 

Desde 2014, a quinta geração do BMW M3 (F80) depende, mais uma vez, do motor a gasolina de 6 cilindros em linha, que, pela primeira vez, é equipado num BMW M3 com turbocompressores. O motor debita um binário máximo de 1850 rpm, tornando a aceleração a mais rápida possível, sejam quais forem as circunstâncias. O BMW M3 Berlina de 432 cv (317 kW) é o único design de carroçaria disponível – os relacionados Coupé e Cabrio são agora designados BMW M4. A extensões dos para-choques, os espelhos retrovisores exteriores M e o tejadilho em carbono escuro M também demonstram ao mundo exterior que este veículo tem um comportamento em estrada e uma dinâmica de condução excecionais. 2016 recebe o BMW M3 Competition, que inclui um motor com 450 cv (331 kW) e uma suspensão adaptativa M de série.

 

Em 2018, o BMW M3 CS é fabricado por apenas três meses, com um motor com 10 cv adicionais a debitar 460 cv (338 kW).

 

O BMW M3 (G80) está disponível desde 2021 com uma aparência radicalmente diferente da Berlina de produção em série devido à grelha em forma de rim ampla e de posição mais elevada. Dá continuidade ao conceito de combinar o caráter desportivo, o dinamismo e a funcionalidade diária do anterior BMW M3 – a Berlina desportiva é equipada com uma transmissão manual de 6 velocidades e um motor de 480 cv (353 kW). O BMW M3 Competition está também disponível, oferecendo 510 cv (375 kW). A transmissão de 8 velocidades M Steptronic com Drivelogic permite uma mudança de velocidades rápida para uma dinâmica de condução máxima, combinada com uma suspensão M afinada de forma precisa.

 

Período de produção do BMW M3: 1986 – atualmente

 

Motores: 2.3 – 3.0 litros (143 – 375 kW, 200 – 510 cv), 4, 6 e 8 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4346 – 4794 mm/1680 – 1887 mm/1370 – 1431 mm

BMW M4 (F82, F83, G82).

Modelos BMW M, BMW M4, G82, perspetiva lateral a três quartos, parado

O BMW Série 4 substitui o BMW Série 3 Coupé e representa uma excelente transição. Concebido de raiz, este veículo difere significativamente do BMW Série 3 com um habitáculo recuado, capot alongado e saliências curtas – tudo a resultar numa aparência mais expressiva e mais marcante. Isto também se aplica ao BMW M4 Coupé e ao BMW M4 Coupé Competition (2016 – 2020), debitando 450 cv (331 kW), bem como os BMW M4 Coupé CS de 2017 e 2018 com 460 cv (338 kW). Por outro lado, o BMW M4 está disponível como GTS Coupé (2017 – 2018), com uma potência de 500 cv (368 kW). O BMW M4 Cabrio e o BMW M4 Competition Cabrio trazem uma lufada de ar fresco. Todos os veículos incluem um motor a gasolina de 3.0 litros e 6 cilindros com um turbocompressor Twin-Scroll.

 

A segunda geração, consideravelmente mais longa e mais ampla, define realces visuais claros, como a grelha dupla em forma de rim numa posição mais elevada e inclinada para a frente. Com o BMW M4, o motor a gasolina de 3.0 litros e 6 cilindros debita 480 cv (transmissão manual) e 510 cv (transmissão automática de 8 velocidades) (353 e 375 kW, respetivamente). Com o opcional M Driver’s Package, atinge uma velocidade de 290 km/h. O dinamismo e a agilidade são sustentados pelo design preciso e sem compromissos.

 

Período de produção do BMW M4: 2014 – atualmente

 

Motores: 3.0 (317 – 375 kW, 431 – 510 cv), 6 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4671 – 4794 mm/1870 – 1887 mm/1383 – 1394 mm

BMW M5 (E28S, E34S, E34/5S, E39S, E60, E61, F10, F90).

Modelos BMW M, BMW M5, F90, perspetiva frontal a três quartos, em movimento na rua

Visualmente, o primeiro BMW M5 (E28S) de 1985 quase não diferia da versão Berlina de produção em série. No entanto, os veículos fabricados à mão incluíam um motor BMW M1 atualizado e atingiam, portanto, uma velocidade de mais de 250 km/h. Com mais de 2200 veículos produzidos, as bases para a versão de topo de uma das mais bem-sucedidas berlinas desportivas foram definidas.

 

Em, 1988, a nova gama BMW Série 5 também incluía um novo BMW M5 (E34S). Este, inicialmente, debitava 315 cv (232 kW), mas em 1992 os motores foram atualizados. Assim, passaram a debitar 340 cv (250 kW) a partir de uma cilindrada de 3.8 litros e, numa edição limitada de pouco mais de 900 unidades, este automóvel ficou também disponível como BMW M5 Touring. Graças à experiência de condução perfeita e à direção altamente precisa, este BMW M5 também ultrapassa cada situação de uma forma confiante e competente.

 

Desde 1998 a 2003, o BMW M5 (E39S) conquista a estrada com um motor de 8 cilindros, debitando uma cilindrada de 5 litros e 400 cv (294 kW). Nesta altura, é o exemplo perfeito de uma berlina desportiva – ideal para a utilização diária, graças ao seu desempenho e dinamismo, uma combinação para quase todos os automóveis desportivos.

 

O modelo sucessor (E60) surge nos salões de exposição em 2005, seguido pela versão Touring (E61) em 2007, que é também o último BMW M5 com esta carroçaria. Equipado com um motor de 10 cilindros, os seus 507 cv aceleram o veículo até 305 km/h com o opcional M Driver’s Package.

 

Em 2011, a BMW M GmbH equipa o BMW M5 (F10), pela primeira vez, com um motor Twin Turbo. O motor debita 560 cv (412 kW) e, pela primeira vez, é o modelo mais potente no alinhamento da BMW. Dois anos mais tarde, o primeiro modelo BMW M5 Competition com um desempenho ligeiramente aumentado a 575 cv (423 kW) e, em 2014, a edição especial “30 years of M5” de 8 cilindros é atualizado para debitar 600 cv (441 kW). Colocar o binário máximo entre as 1500 e as 5750 rotações por minuto é fora do comum – de forma que a capacidade de aceleração esteja presente, independentemente das circunstâncias.

 

O atual BMW M5 (F90) permaneceu fiel à sua linha de produção desde 2017 e combina o caráter desportivo típico M com o conforto e elegância do BMW Série 5 Berlina. O motor reconhecível do anterior BMW M5, a nova tração integral M xDrive e a transmissão de 8 velocidades M Steptronic significam que a aceleração potente e a dinâmica de condução extraordinária são componentes típicos deste veículo da BMW M GmbH. Sendo apenas ultrapassado em 2018 pelo BMW M5 Competition, que debita mais 25 cv, levando os 625 cv (460 kW) para as ruas. Limitado a apenas um ano de produção, o BMW M5 CS (Competition Sport) acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos com 635 cv (467 kW). As peças em carbono reduzem o peso da Berlina extremamente desportiva, que, a pedido, pode ser eletronicamente controlada a partir dos 305 km/h.

 

Período de produção do BMW M5: 1985 – 1995, 1998 – 2003, 2005 – atualmente

 

Motores: 3.5 – 5.0 litros (302 kW, 410 cv), 6, 8 e 10 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4620 – 4966 mm/1700 – 1903 mm/1400 – 1512 mm

BMW M6 (E63, E64, F06, F12, F13).

Modelos BMW M, BMW M6, F13, perspetiva lateral a três quartos, em movimento na rua

O antecessor do M6, o BMW M635CSi, começa a sair da linha de produção em 1984. Equipado com o motor BMW M1 atualizado, os 286 cv (210 kW) tornam o Coupé, concebido pelo Paul Bracq, num dos automóveis desportivos mais rápidos disponíveis na época.

 

Em 2005, com o fim do BMW 8 (E31), a BMW lança, uma vez mais no mercado, um coupé na classe de luxo. Concebido sob a direção de Chris Bangle, o veículo tem componentes típicos de um Coupé M: um motor excecionalmente potente de 10 cilindros com 507 cv (373 kW), um design cheio de caráter e confiante e uma suspensão adaptativa que não só garante conforto, como também precisão e dinâmica de condução.  Isto aplica-se às versões do automóvel com tejadilho e capota.

 

O seu sucessor é lançado em 2012. O motor tem agora menos dois cilindros, mas significativamente mais potência. O motor a gasolina Twin Turbo V8 debita 560 cv (412 kW) ou, como BMW M6 Competition, 575 cv (423 kW). O motor do Competition Coupé é atualizado em meados de 2015 e coloca os 600 cv (441 kW) na estrada, graças à sua transmissão de 7 velocidades de embraiagem dupla. Com o opcional M Driver’s Package, o BMW M6 atinge uma velocidade de 305 km/h. Este desempenho é refletido no Coupé, no Cabrio e, desde 2013, no Gran Coupé.

 

Período de produção do BMW M6: 2005 – 2018

 

Motores: 4.4 – 5.0 litros (373 – 441 kW, 507 – 600 cv), 8 e 10 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4871 – 4898 mm/1855 – 1899 mm/1372 – 1377 mm

BMW M8 COMPETITION (F91, F92, F93).

Modelos BMW M, BMW M8, F92, perspetiva traseira a três quartos, parado com um modelo

O BMW M8 Coupé está no mercado há quase 30 anos. No início dos anos 1990, os engenheiros da BMW desenvolveram um protótipo do BMW M8 com um motor V12 baseado no BMW E31 Coupé.

 

No entanto, só em 2019, os primeiros BMW M8 Competition Coupé (F92), Cabrio (F91) e Gran Coupé (F93) surgiram nos salões de exposição Com dois turbocompressores paralelos, o motor de 8 cilindros debita uma potência de 625 cv (460 kW) que, com o opcional M Driver’s Package, atinge uma velocidade bem acima dos 300 km/h.

 

Mesmo parado, é óbvio que o BMW M8 é a combinação perfeita de caráter desportivo e de luxo. As linhas radicais são dinâmicas, mas extremamente elegantes. Detalhes como a grelha do radiador em preto cromado e as capas dos espelhos retrovisores exteriores em preto destacam o caráter desportivo do automóvel: Isto é destacado pelo tejadilho em carbono de série. E ainda, a suspensão adaptativa M, que se ajusta às condições de condução e suporta o BMW M xDrive, garante uma dinâmica de condução incomparável. Como Coupé, Cabrio ou Gran Coupé de quatro portas, estes veículos oferecem superlativos em todos os aspetos.

 

Período de produção do BMW M8 Competition: 2019 – atualmente

 

Motores: 4.4 litros (460 kW, 625 cv), 8 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4867 – 5098 mm/1907 – 1948 mm/1353 – 1420 mm

BMW X3 M COMPETITION (F97).

Versões BMW M, BMW X3 M, F97, perspetiva frontal a três quartos, parado

A versão M do BMW X3 foi lançada em 1993. Com o seu desempenho elevado e o motor a gasolina Twin Turbo de 6 cilindros extremamente potente, o veículo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos e, após a atualização, em apenas 3,8 segundos. A tração integral M xDrive com diferencial Active M garante que a potência total de 480 cv (353 kW) é sempre debitada – uma combinação fascinante dos genes X e M. O mesmo aplica-se ao modelo BMW X3 M Competition com 510 cv (375 kW).

 

O BMW X3 M também mostra a sua potência no exterior. As linhas de ombros horizontais fazem a ligação da dianteira confiante à traseira marcante. A grelha em forma de rim em preto brilhante e os elementos da grelha M nas laterais com as estruturas tridimensionais deixam antever no exterior a tecnologia de alta qualidade que aguarda no interior. Por exemplo, os bancos desportivos M com apoio lateral ou os frisos interiores M em carbono. Para que o veículo esteja sempre pronto para ser exibido em qualquer piso.

 

Período de produção do BMW X3 M: 2019 – atualmente

 

Motores: 3.0 (353 – 375 kW, 480 – 510 cv), 6 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4726 mm/1897 mm/1669 mm

BMW X4 M (F98).

Modelos BMW M, BMW X4 M, F98, perspetiva lateral a três quartos, parado

A versão M é lançada com a segunda geração do BMW X4 em 2019. A elegância desportiva da versão base é ainda mais óbvia e apresentada de forma precisa: os elementos exclusivos do pack exterior M em carbono opcional (que deixou de estar disponível como pack após a atualização do modelo e passou a estar disponível como componentes individuais em fibra de carbono), desde as entradas de ar no para-choques às capas dos espelhos retrovisores exteriores, destacam o caráter desportivo do crossover SUV/Coupé. O veículo partilha as especificações técnicas e os motores com o BMW X3 M: o BMW X4 M debita 480 cv (353 kW e o BMW X4 M Competition debita 510 cv (375 kW) e, após a atualização do modelo, o binário tremendo de 650 Nm. Graças ao opcional M Driver’s Package, os veículos atingem velocidades máximas de 280 e 285 km/h, respetivamente. O BMW X4 M combina um desempenho e uma exclusividade extraordinários com um caráter expressivo.

 

Período de produção do BMW X4 M: 2019 – atualmente

 

Motores: 3.0 (353 – 375 kW, 480 – 510 cv), 6 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4758 mm/1927 mm/1618 mm

BMW X5 M (E70, F85, F95).

Modelos BMW M, BMW X5 M, F95, perspetiva traseira a três quartos, parado

A segunda geração do primeiro SUV desportivo da BMW é renovado em 2009 pela BMW M GmbH, criando, por sua vez, o primeiro BMW X5 M (E70). Com dois turbocompressores, o motor a gasolina V8 de 4.4 litros, um dos motores M mais frequentemente utilizados, debita 555 cv (408 kW). Juntamente com o BMW X6 M, esta é a primeira vez que um BMW inclui a tração integral x Drive – como versão M, obviamente. O veículo tem a aparência discreta e a dinâmica de condução clássica M.

 

Que são continuadas pelo modelo sucessor (F85) e pelo motor Twin Turbo de 4.4 litros, que leva os 575 cv para a estrada, graças à transmissão de 8 velocidades M. Desta forma, a aerodinâmica melhorada da terceira geração do BMW X5 faz o restante, melhorando os elementos típicos M, como as entradas de ar.

 

A próxima geração do BMW X5 M (F95) combina de forma impressionante os genes X e M no desempenho e na dinâmica de condução com interiores de luxo e conforto. O motor Twin Turbo de 8 cilindros debita 600 cv (441 kW) no BMW X5 M e 625 cv (460 kW) no BMW X5 M Competition. Com o opcional M Driver’s Package, o SUV atinge uma velocidade máxima de 290 km/h.

 

Período de produção do BMW X5 M: 2009 – 2013, 2015 – atualmente

 

Motores: 4.4 (408 – 460 kW, 555 – 625 cv), 8 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4854 – 4938 mm/1933 – 2013 mm/1739 – 1747 mm

BMW X6 M (E71, F86, F96).

Modelos BMW M, BMW X6 M, F96, perspetiva lateral a três quartos, parado

Em 2008, o BMW X6 (E71) destaca-se como primeiro crossover Coupé/SUV da BMW. Um ano mais tarde, a versão M, BMW X6 M, chama a atenção daqueles que pretendem o melhor de dois mundos: SUV e automóvel desportivo, domínio sem restrições e dinâmica de condução extraordinária. A combinação do M xDrive e o motor a gasolina M TwinTurbo de 8 cilindros (555cv/408 kW) oferece ao SUV uma agilidade sem precedentes – independentemente do piso.

Em 2015, a segunda geração do BMW X6 M (F86) é lançada, com o motor Twin Turbo de 4.4 litros familiar do BMW M5 e do BMW X5 M, debitando 575 cv (423 kW). Com o opcional M Driver's Package, o veículo combina um perfil estilo Coupé com entradas de ar amplas e atinge os 280 km/h.

2019 vê uma alteração ao modelo para o BMW X6 M Competition (F96). Isto resulta numa potência formidável de 625 cv (460 kW) do M xDrive com diferencial Active M para a estrada e combina as vantagens das trações traseira e integral. Os destaques exclusivos M, como a grelha em forma de rim em preto ou as grelhas laterais M com o logótipo M integrado, destacam ainda mais a aparência distintiva. O BMW X6 M combina luxo com supremacia e caráter desportivo extremo – uma combinação extraordinária!

Período de produção do BMW X6 M: 2009 – atualmente

Motores: 4.4 (408 – 460 kW, 555 – 625 cv), 8 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4876 – 4948 mm/1983 – 2019 mm/1684 – 1697 mm

BMW Z3 M (E36/7, E36/8).

Modelos BMW M, BMW Z3 M, E36/8, perspetiva lateral, parado

Em 1995, a BMW lança o purista Z3, um roadster baseado no anterior BMW 3 Compact (E36). Desde 1997, utilizando o motor do anterior BMW M3 (E36), o veículo tem um desempenho excecional, particularmente na dinâmica de condução, e deixa ainda mais concorrentes para trás no slalom. Um ano mais tarde, a versão de tejadilho está também disponível como versão M. Desde 2001 em diante, a BMW equipa ambas as versões – Coupé e Roadster – com o motor do sucessor do BMW M3 (E46), originando um comportamento em estrada mais dinâmico com quase a mesma potência, graças ao caráter de elevadas rotações.

 

Período de produção do BMW Z3 M: 1997 – 2002

 

Motores: 3.2 (236 – 239 kW, 321 – 325 cv), 6 cilindros

 

Comprimento/largura/altura: 4025 mm/1740 mm/1279 mm

BMW Z4 M (E85, E86, G29).

Modelos BMW M, BMW Z4 M, G29, perspetiva lateral a três quartos, em movimento na rua

O sucessor do Z3 Roadster e do Coupé aumenta significativamente de tamanho e oferece consideravelmente mais conforto, sendo essa a razão de ser designado de Z4. Após a atualização em 2006, o veículo, concebido pelo Chris Bangle, está também disponível como Z4 M, incluindo o motor do BMW M3 (E46), mas agora com uma potência máxima de 343 cv (252 kW). O Roadster (E85) e o Coupé (E86) são lançados ao mesmo tempo.

A BMW não produziu nenhuma versão M para o seu sucessor, o E89, mas o G29 está disponível como BMW M40i. Com uma dianteira ampla e plana e um capot alongado, dá continuidade ao conceito de design do Roadster, incluindo realces marcantes e oferecendo uma experiência de condução desportiva. Tudo proporcionado pela potência de 340 cv (250 kW), a suspensão adaptativa M e o diferencial desportivo M.

Período de produção do BMW Z4 M: 2006 – 2008, 2019 – atualmente

Motores: 3.0 – 3.2 litros (250 – 252 kW, 340 – 343 cv), 6 cilindros

Comprimento/largura/altura: 4091 – 4321 mm/1781 – 1861 mm/1268 – 1304 mm

Modelos BMW M, veículos BMW parados à frente de um Concessionário BMW

VEÍCULOS USADOS APROVADOS BMW.

Modelos BMW M, BMW M8, F92, perspetiva traseira a três quartos, parado com um modelo

BMW M8 COUPÉ.

Modelos BMW M, BMW X4 M, F98, perspetiva lateral a três quartos, parado

BMW X4 M.

Modelos BMW M, BMW M8 Cabrio, F91, perspetiva lateral a três quartos, parado

BMW M8 CABRIO.

Modelos BMW M, BMW X5 M, F95, perspetiva traseira a três quartos, parado

BMW X5 M.

Modelos BMW M, BMW M8 Gran Coupé, F93, perspetiva lateral a três quartos, parado

BMW M8 GRAN COUPÉ.

Modelos BMW M, BMW X6 M, F96, perspetiva lateral a três quartos, parado

BMW X6 M.

Versões BMW M, BMW X3 M, F97, perspetiva frontal a três quartos, parado

BMW X3 M.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2.

BMW M3:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 9,8–10,2
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 223–231

BMW M4:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 9,8–10,1
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 223–230

BMW M5:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,1–11,3
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 253–259

BMW M8 Coupé:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,0–11,4
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 251–260

BMW M8 Cabrio:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,2–11,6
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 255–264

BMW M8 Gran Coupé:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,2–11,6
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 156–264

BMW X3 M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 10,6–11,6
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 241–251

BMW X4 M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 10,5–10,9
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 238–248

BMW X5 M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 13,3–13,6
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 303–308

BMW X6 M:
Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 13,1–13,3
Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 299–305

O consumo de combustível e as emissões de CO2 apresentados foram determinados de acordo com o processo de medição tal como definido pelo Regulamento Europeu (CE) 715/2007 na versão aplicável. Em caso de intervalos de valores, os dados determinados pelo WLTP têm em consideração o equipamento opcional. No caso de veículos recentemente homologados, desde 01.01.2021, os dados oficiais de acordo com o NEDC deixam de existir e apenas os dados de acordo com o WLTP são considerados. Para mais informação sobre os procedimentos de teste WLTP e NEDC, consulte www.bmw.de/wltp.

Para mais informações sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2 específicas oficiais dos novos veículos, consulte as "Diretrizes sobre consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia de novos veículos", disponíveis nos Concessionários, na Deutsche Automobil Treuhand GmbH (DAT), Hellmuth-Hirth-Str. 1, 73760 Ostfildern- Scharnhausen, e em https://www.dat.de/co2/

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Consumo de combustível e emissões de CO2.

  • BMW M3:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 9,8–10,2
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 223–231

    BMW M4:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 9,8–10,1
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 223–230

    BMW M5:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,1–11,3
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 253–259

    BMW M8 Coupé:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,0–11,4
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 251–260

    BMW M8 Cabrio:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,2–11,6
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 255–264

    BMW M8 Gran Coupé:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 11,2–11,6
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 156–264

    BMW X3 M:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 10,6–11,6
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 241–251

    BMW X4 M:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 10,5–10,9
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 238–248

    BMW X5 M:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 13,3–13,6
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 303–308

    BMW X6 M:
    Consumo de combustível em l/100 km (combinado): 13,1–13,3
    Emissões de CO2 em g/km (combinadas): 299–305

    O consumo de combustível e as emissões de CO2 apresentados foram determinados de acordo com o processo de medição tal como definido pelo Regulamento Europeu (CE) 715/2007 na versão aplicável. Em caso de intervalos de valores, os dados determinados pelo WLTP têm em consideração o equipamento opcional. No caso de veículos recentemente homologados, desde 01.01.2021, os dados oficiais de acordo com o NEDC deixam de existir e apenas os dados de acordo com o WLTP são considerados. Para mais informação sobre os procedimentos de teste WLTP e NEDC, consulte www.bmw.de/wltp.

    Para mais informações sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2 específicas oficiais dos novos veículos, consulte as "Diretrizes sobre consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia de novos veículos", disponíveis nos Concessionários, na Deutsche Automobil Treuhand GmbH (DAT), Hellmuth-Hirth-Str. 1, 73760 Ostfildern- Scharnhausen, e em https://www.dat.de/co2/.