INTRODUÇÃO
A ECONOMIA CIRCULAR PODE CONSERVAR OS RECURSOS.
A conservação dos recursos é um dos nossos objetivos. Tal como utilizar as matérias-primas de forma tão ponderada, tão frequente e tão prolongada quanto possível. O nosso objetivo é uma economia circular. Respeitando o mundo e as boas ideias para a nossa sustentabilidade.
Abordagem circular.
A produção de novos veículos no BMW Group integra, em média 60 kg de plásticos reciclados. Isto representa uma proporção de pelo menos 20%.
Processamento de resíduos.
Em 2022, produzimos 2,3 milhões de automóveis. Cerca de 99% dos resíduos gerados durante a produção interna foram reciclados (93,4%) ou utilizados (p. ex., reciclagem térmica) (5,8%).
Quota de matérias-primas secundárias.
O novo BMW i5 utiliza cerca de 21% de matérias-primas recicladas, incluindo níquel de segunda fusão na bateria de alta tensão, alumínio de segunda fusão para os componentes e poliamida no revestimento do chão.
ECONOMIA CIRCULAR
DESCUBRA O PODER DA CIRCULARIDADE.
A forma como gerimos os recursos desempenha um papel fundamental para o BMW Group. Neste processo, pretendemos continuar a utilizar matérias-primas alinhadas com os quatro princípios da economia circular:
THE BMW i VISION CIRCULAR.
RE:PENSAR, RE:DUZIR, RE:UTILIZAR e RE:CICLAR. O conceito BMW i Vision Circular é concebido seguindo os princípios da economia circular. A viatura Vision totalmente elétrica e compacta, focada na sustentabilidade e no luxo, oferece uma visão fascinante do futuro.
TINTAS AUTOMÓVEL MAIS SUSTENTÁVEIS FABRICADAS A PARTIR DE BIOMASSA.
As oficinas de pintura das fábricas europeias do BMW Group utilizam tintas com acabamento mate que não são fabricadas a partir do petróleo, em vez disso são fabricadas a partir de matérias-primas regenerativas, como os resíduos biológicos. Além disso, as fábricas do BMW Group em Rosslyn e Leipzig também empregam revestimentos anticorrosivos fabricados de forma sustentável. As reduções de CO2 de um processo certificado pela TÜV somam mais de 15 000 toneladas no período de 2022 a 2030.
CICLO DE VIDA ÚTIL DA BATERIA
AS FASES DA VIDA ÚTIL DE UMA CÉLULA DE BATERIA.
Desenvolvimento.
No Centro de Competência de Fabricação de Células em Munique, o BMW Group realiza pesquisas sobre a composição química ideal das células de uma célula de bateria de iões de lítio. Isto envolve submeter as peças constituintes do cátodo, ânodo, separador e eletrólito a um sofisticado processo de desenvolvimento.
Utilização na viatura.
Atualmente, as viaturas elétricas já atingem uma autonomia superior a 600 km com uma só carga, e a tendência é crescente. A experiência mostra que as viaturas elétricas são capazes de atingir a mesma quilometragem que as viaturas homólogas convencionais, sem necessidade de substituir a bateria de alta tensão.
Segunda vida.
Após a utilização intensiva da bateria de iões de lítio da viatura, seria possível continuar a utilizá-la por muitos anos como armazenamento estacionário em parques de baterias, por exemplo, antes de entrar no processo de reciclagem.
Reciclagem.
As matérias-primas da célula de bateria podem ser reprocessadas. No Centro de Competência de Fabricação de Células, o BMW Group está a desenvolver a reciclagem de matérias-primas secundárias para a próxima geração de células de bateria. Assim, o ciclo de vida da bateria pode ser concluído e voltar a ser iniciado.
MOBILIDADE ELETRIFICADA: ISTO É PARA SI?
A viagem da BMW para um futuro mais sustentável só tem sentido se a podermos fazer juntos. Mas sabemos que todas as mudanças trazem consigo várias dúvidas e inquietudes. Por isso quisemos descomplicar, desde o carregamento à autonomia.
Questões frequentes