MAIS RELEVÂNCIA DIÁRIA. MENOS AMBIGUIDADE.

Alteração nos métodos de teste definidos para consumo, emissões e poluentes.

MAIS RELEVÂNCIA DIÁRIA. MENOS AMBIGUIDADE.

Alteração nos métodos de teste definidos para consumo, emissões e poluentes.

MAIS RELEVÂNCIA DIÁRIA. MENOS AMBIGUIDADE.Alteração nos métodos de teste definidos para consumo, emissões e poluentes.

Em 1992 foi introduzido o Novo Ciclo Europeu de Condução (New European Driving Cycle - NEDC). Desde então, este procedimento tem sido utilizado para determinar o consumo de combustível e os valores de emissão dos veículos. No entanto, as condições de teste de laboratório sempre apresentaram desvantagens na determinação de valores reais de consumo e emissões.

Assim, no outono de 2018, será introduzido um novo ciclo de condução, designado WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure - Procedimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Ligeiros) que irá substituir o NEDC de forma faseada.

Este teste de laboratório será também complementado por um teste de emissões que mede os poluentes diretamente na estrada: RDE (Real Driving Emissions - Emissões Reais de Condução).

DO NEDC AO WLTP.

Valores de consumo e de emissões mais realistas graças a condições de teste mais realistas.

O WLTP é um novo procedimento de teste juridicamente vinculativo para todos os fabricantes de automóveis para determinar os valores das emissões de gases de escape e do consumo de combustível. Ao aproximar as condições de teste às do mundo real, o WLTP fornecerá valores mais relevantes. Uma das alterações é uma duração de teste significativamente mais longa (30 em vez de 20 minutos) assim como velocidades de teste redefinidas e mais elevadas.

Para obter uma determinação mais precisa das emissões de CO2, o novo procedimento de teste irá incluir, para além das opções de equipamento de série, as opções de equipamento especial do veículo. Isto irá gerar dois valores para cada tipo de veículo: o valor-padrão mais baixo e o mais elevado possível, de acordo com as opções de equipamento.

No entanto, no caso de uma configuração específica do veículo, o valor-padrão individual pode ser indicado diretamente.

Graças ao WLTP será possível avaliar melhor o consumo de um veículo e as emissões de CO2. Dado que estes valores são medidos de forma mais realista do que anteriormente, podem ser previstos valores de consumo e de emissões de CO2 mais elevados para veículos com motor de combustão. No caso dos veículos elétricos, a autonomia elétrica será reduzida.

A BMW está já a trabalhar na transição para o novo procedimento de teste e está a preparar a sua carteira de produtos, passo a passo, com novos veículos, novas motorizações e revisões técnicas. Isto irá permitir a perfeita conformidade com o WLTP em toda a gama BMW.

A partir de setembro de 2018, todos os fabricantes automóveis na UE, assim como na Suíça e Turquia, serão legalmente obrigados a produzir veículos que tenham sido testados em conformidade com o procedimento WLTP. A transição nos mercados irá depender da respetiva legislação nacional. No entanto, em dezembro de 2019, todos os países que adotem a legislação da UE para aprovação de veículos devem indicar os valores WLTP para todos os veículos.

“O novo teste irá garantir medições de laboratório que refletem melhor o desempenho do veículo em estrada.”
Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (European Automobile Manufacturers Association)

COMPARAÇÃO WLTP E NEDC.

Existem diferenças específicas entre o procedimento anterior e o novo procedimento de teste.

Condições de teste
NEDC
WLTP
Duração do teste
20 min.
30 min.
Distância do teste
11 km
23,5 km
Tempo parado
25%
13%
Fases do teste
Urbano, extraurbano, (combinado)
Baixo, Médio, Elevado, Extra elevado, (Combinado); (inclui “Cidade” para veículos elétricos e veículos com motorização híbrida plug-in)
Velocidade
Média: 34 km/h
Máxima: 120 km/h
Média: 46,6 km/h
Máxima: 131 km/h
Temperatura de início
20–30° C
Arranque do motor a frio
14° C
(Testado a 23°C corrigido para 14°C)
Arranque do motor a frio
Opções especiais de equipamento
Não tomado em consideração.
Todas as opções de equipamento são consideradas em termos da sua influência na aerodinâmica, peso e resistência ao rolamento.

REAL DRIVING EMISSIONS - RDE (Emissões Reais de Condução).

Restrição de valores poluentes na estrada.

Além do WLTP, será também obrigatório o RDE (Real Driving Emissions) para todos os fabricantes de automóveis a partir de setembro de 2018. Nestes testes RDE, as emissões poluentes, como as partículas e os óxidos de azoto (NOx) são medidos diretamente na estrada. Este método determina os valores médios de emissões que podem ser previstos na condução quotidiana.

Para reduzir ainda mais os valores destes poluentes, a BMW utiliza várias tecnologias para reduzir as emissões de gases de escape nos seus modelos: estas medidas incluem a tecnologia BluePerformance com SCR (redução catalítica seletiva) e filtros de partículas nos veículos diesel, assim como filtros de partículas nos veículos a gasolina. Desta forma, a BMW pode cumprir os valores de limite inferior da norma EU6c para emissões de gases de escape, obrigatória para todos os novos veículos a partir do outono de 2018. A norma EU6c para emissões de gases de escape prescreve limites mais baixos para os veículos com motores a gasolina, comparada com a norma EU6b. Os mesmos limites são aplicáveis a veículos com motores a diesel dentro do ciclo, quer na norma EU6b, quer na norma EU6c.

NORMA UE PARA EMISSÕES DE GASES DE ESCAPE.

NORMA UE PARA EMISSÕES DE GASES DE ESCAPE.

Valores mais baixos. Maior desafio.

A norma UE para emissões de gases de escape define os limites válidos para as emissões de gases de escape, como os óxidos de azoto e as partículas, no âmbito da UE. Os limites variam de acordo com o motor e o tipo de veículo. De forma a beneficiar a proteção climática e a qualidade do ar, os limites são submetidos a uma intensificação crescente. Isto traz novos desafios para os fabricantes de automóveis.

SETEMBRO DE 2017.

SETEMBRO DE 2017.

A transição faseada para o WLTP e o RDE ocorrerá a partir de setembro de 2017.

SETEMBRO DE 2018.

SETEMBRO DE 2018.

Todos os novos veículos terão de ser certificados em conformidade com o WLTP e cumprir também os limites para o número de partículas definidos pelo procedimento de teste RDE. Isto garantirá a compatibilidade das emissões de CO2 e dos valores de consumo para todos os veículos.

SETEMBRO DE 2019.

SETEMBRO DE 2019.

Todos os veículos novos e matriculados terão também de cumprir os limites de NOx do teste RDE segundo as condições do procedimento RDE.

DEZEMBRO DE 2020.

DEZEMBRO DE 2020.

Os países que adotarem a legislação da UE para aprovação de veículos devem indicar os valores WLTP para todos os veículos.

Questões frequentes.

As suas questões. As nossas respostas.

  • O que é o WLTP?

    A abreviatura WLTP significa “Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure” (Procedimento Mundial Harmonizado para Teste de Veículos Ligeiros).

    Trata-se de um novo procedimento de teste para uma determinação mais realista do consumo de combustível e das emissões de CO2 de veículos, legalmente obrigatório para todos os veículos a partir de setembro de 2018. O WLTP irá substituir, faseadamente, o anterior procedimento NEDC.

  • O que é o ciclo de condução WLTP?

    O consumo e as emissões de um veículo dependem do estilo de condução. É por este motivo que foram compilados dados para o WLTP a nível mundial. Estes dados foram utilizados para definir quatro fases representativas com diferentes velocidades médias: baixa, média, elevada e muito elevada. Dentro de cada uma destas fases, existem diferentes intensidades de aceleração, travagem e paragem, de forma a representarem situações relevantes para o estilo de condução quotidiano. A combinação destas fases resulta posteriormente no ciclo de condução.

  • Como é que a BMW encara o novo procedimento WLTP?

    A BMW está já a trabalhar na transição para o novo procedimento de teste e está a preparar a sua carteira de produtos, fase a fase, com novos veículos, novas motorizações e revisões técnicas. Isto irá permitir a perfeita conformidade com o WLTP em toda a gama BMW.

  • O que implica o WLTP para mim?

    O WLTP oferece um melhor método para avaliar o consumo de combustível médio e as emissões de CO2 dos veículos. No entanto, os valores mais realistas significarão também valores de consumo e de emissões de CO2 mais elevados para veículos com motores de combustão e uma menor autonomia elétrica para veículos elétricos (incluindo os veículos híbridos plug-in).

  • O que é o RDE?

    A abreviatura RDE significa "Real Driving Emissions" (Emissões Reais de Condução). Este é um novo procedimento para determinar poluentes, como os óxidos de azoto e o número de partículas. O característica fundamental baseia-se na medição efetuada em estrada, em condições de condução reais, e não em laboratório. Para este fim, um dispositivo designado Portable Emissions Measurement System (PEMS) (Sistema Portátil de Medição de Emissões) é fixado à ponteira de escape do veículo sob teste.

  • O que é a EU6?

    Euro 6 é a designação da norma atual relativamente à emissão de gases de escape poluentes. Define valores de limite mais baixos para partículas e emissões de óxido de azoto do que a norma EU5. A partir do outono de 2018, a norma EU6c para emissões de gases de escape será obrigatória e, em comparação com a norma EU6b, especifica valores de limite ainda mais baixos para o número de partículas em veículos com motores a gasolina. Os mesmos valores de limite serão aplicáveis a veículos com motores a diesel dentro do ciclo de condução, quer para a EU6b, quer para a EU6c.

  • O que significa a redução catalítica seletiva (SCR)?

    De forma a reduzir ainda mais os valores de emissão de gases de escape de um veículo, é injetado amoníaco líquido, denominado AdBlue, no sistema de gases de escape dos motores a diesel. Este reage com os óxidos de azoto e reduz o teor dos mesmos em conformidade. O que resta é água, azoto e CO2.

  • O que é a tecnologia BluePerformance?

    A BMW utiliza a tecnologia BluePerformance para reduzir ainda mais as emissões de óxido de azoto dos seus veículos. Esta tecnologia permite a otimização do desempenho dos motores a diesel em termos de emissões. Além do filtro de partículas diesel e do catalisador de NOx, em determinados modelos a aplicação da tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) com injeção de AdBlue garante uma redução significativa nos óxidos de azoto contidos nos gases de escape.

  • O que é um filtro de partículas?

    O filtro de partículas é um elemento técnico que reduz as partículas presentes nos motores a diesel e, mais recentemente, também aplicado nos motores a gasolina.