Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Duas pessoas com três cães na margem do rio

SOCIAL.

O FOCO DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NAS PESSOAS.

SOCIAL.O FOCO DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NAS PESSOAS.

    No BMW Group, o foco da sustentabilidade é, particularmente, direcionado para os aspetos sociais com ênfase em normas laborais e direitos humanos. É, aqui, que nos preocupamos com as consequências das nossas transações económicas sobre indivíduos e grupos sociais ao longo de toda a nossa cadeia de valor acrescentado. No entanto, isto inclui também uma visão interna: o BMW Group está ciente da sua responsabilidade como entidade empregadora e inclui esse aspeto nos seus esforços direcionados para a sustentabilidade.

    Ler mais

    IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS LABORAIS E DIREITOS HUMANOS NO BMW GROUP.

    IMPLEMENTAÇÃO MUNDIAL.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Normas laborais e direitos humanos, Homem com ferramenta numa árvore

    As diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para toda a cadeia de valor acrescentado no BMW Group.

    Isto afeta particularmente:

    • As Diretrizes da Organização Europeia de Cooperação Económica (OCDE) para as Empresas Multinacionais.
    • Os Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
    • Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
    • O conteúdo da Carta Empresarial da ICC para um Desenvolvimento Sustentável.
    • A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

    Estas regras foram convertidas em códigos e princípios internos com a participação dos nossos representantes dos colaboradores e orientam, assim, as nossas ações em conformidade.

    CADEIAS DE FORNECIMENTO.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Cadeias de fornecimento, Armazém com embalagens

    A indústria automóvel está estreitamente integrada nas cadeias de fornecimento globais. O padrão de sustentabilidade do BMW Group para a rede de fornecedores exige que os direitos humanos sejam observados em todos os elos dessas cadeias. Para exercer a nossa responsabilidade ecológica e social, seguimos um processo de devida diligência em várias fases na aquisição e na rede de fornecedores. Os contratos de Concessionários e importadores do BMW Group também exigem o compromisso de observar a conformidade e os direitos humanos.

    O BMW GROUP COMO ENTIDADE EMPREGADORA.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Condições dos colaboradores, Pessoa a soldar com vestuário de proteção

    Condições dos colaboradores.

    Os colaboradores têm requisitos diferentes na organização do seu trabalho. Por este motivo, o BMW Group oferece liberdade criativa individual através de instrumentos como:

    • Horas de trabalho flexíveis.
    • Trabalho remoto.
    • Dias adicionais de licença com o correspondente ajuste na remuneração.
    • Licenças sabáticas.
    • Soluções de tempo parcial permanentes e não permanentes.

    Em 2021, estas medidas contribuíram para que o BMW Group conseguisse manter a sua posição de liderança como o fabricante de automóveis mais popular na classificação dos Empregadores Mais Atrativos do Mundo da instituição educacional Universum. (World’s Most Attractive Employers (Empregadores Mais Atrativos do Mundo) válida a partir de 2021).

    Ler mais
    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Diversidade, Grande plano de uma mulher e dois homens com roupas escuras

    Diversidade.

    O BMW Group entende a diversidade como um ponto forte. Uma força de trabalho diversificada introduz uma variedade de pontos de vista, experiências e competências no trabalho diário – reforçando, assim, a força inovadora e a competitividade. Por isso, utilizamos cursos de formação, palestras e formatos de diálogo para sensibilizar os colaboradores e o pessoal de gestão para o contributo positivo que a diversidade pode dar na empresa. Além disso, o BMW Group promove a diversidade e a igualdade de oportunidades no desenvolvimento do pessoal. Princípios-chave, como a proteção contra a discriminação, tratamento igual para todos os colaboradores e respeito na atividade diária, estão firmemente ancorados em diretrizes, que incluem exemplos, como o Código de Conduta do BMW Group ou o Código dos Direitos Humanos e Condições de Trabalho do BMW Group.

    Ler mais
    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Comunicação intercultural, Homem de pele escura com roupas azuis num grupo de pessoas

    Comunicação intercultural.

    Sendo uma empresa com uma força de trabalho multinacional e localizada nos seis continentes, fazemos parte da sociedade. Por isso, a nossa responsabilidade ecológica, económica e social também se estende além da nossa atividade principal – estamos empenhados em melhorar as condições de vida e as oportunidades educacionais, bem como a comunicação intercultural. Pessoas de mais de 110 nações trabalham juntas com sucesso dentro do próprio BMW Group. Um amplo espectro de ofertas de desenvolvimento pessoal, qualificação e formação, bem como formatos de diálogo, visam promover a comunicação intercultural. Além disso, desde 2011, em cooperação com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), apresentamos regularmente o Prémio de Inovação Intercultural para projetos que procuram soluções construtivas para tensões e conflitos internacionais.

    Ler mais
    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Social, Compromisso dos colaboradores, Homem parado numa estrutura de construção em madeira

    Compromisso dos colaboradores.

    Vários colaboradores do BMW Group em todo o mundo estão envolvidos em causas sociais e ecológicas. O BMW Group promove, ativamente, uma forma simples de entrar neste envolvimento social, como, por exemplo, através de uma Semana Social, com uma série de palestras e eventos experimentais, ou o Mercado Social, uma plataforma digital na qual os colaboradores podem obter e trocar informações sobre projetos sociais Além disso, muitos colaboradores estão envolvidos em redes internas. Incluídas, entre elas, estão as redes de mulheres em vários locais ou o BMW Group PRIDE, uma iniciativa comprometida internacionalmente com os interesses da comunidade LGBTQ+*. Durante dez anos, compromissos, particularmente, merecedores foram homenageados com o Prémio BMW Group para o Compromisso Social. Cada prémio tem um valor de 10.000 € e beneficia diretamente o respetivo projeto social.

    Ler mais