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SOCIAL.
O FOCO DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NAS PESSOAS.
No BMW Group, o foco da sustentabilidade é, particularmente, direcionado para os aspetos sociais com ênfase em normas laborais e direitos humanos. É, aqui, que nos preocupamos com as consequências das nossas transações económicas sobre indivíduos e grupos sociais ao longo de toda a nossa cadeia de valor acrescentado. No entanto, isto inclui também uma visão interna: o BMW Group está ciente da sua responsabilidade como entidade empregadora e inclui esse aspeto nos seus esforços direcionados para a sustentabilidade.
IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS LABORAIS E DIREITOS HUMANOS NO BMW GROUP.
IMPLEMENTAÇÃO MUNDIAL.
As diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para toda a cadeia de valor acrescentado no BMW Group.
Isto afeta particularmente:
- As Diretrizes da Organização Europeia de Cooperação Económica (OCDE) para as Empresas Multinacionais.
- Os Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
- Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
- O conteúdo da Carta Empresarial da ICC para um Desenvolvimento Sustentável.
- A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Estas regras foram convertidas em códigos e princípios internos com a participação dos nossos representantes dos colaboradores e orientam, assim, as nossas ações em conformidade.
CADEIAS DE FORNECIMENTO.
A indústria automóvel está estreitamente integrada nas cadeias de fornecimento globais. O padrão de sustentabilidade do BMW Group para a rede de fornecedores exige que os direitos humanos sejam observados em todos os elos dessas cadeias. Para exercer a nossa responsabilidade ecológica e social, seguimos um processo de devida diligência em várias fases na aquisição e na rede de fornecedores. Os contratos de Concessionários e importadores do BMW Group também exigem o compromisso de observar a conformidade e os direitos humanos.
O BMW GROUP COMO ENTIDADE EMPREGADORA.
Condições dos colaboradores.
Os colaboradores têm requisitos diferentes na organização do seu trabalho. Por este motivo, o BMW Group oferece liberdade criativa individual através de instrumentos como:
- Horas de trabalho flexíveis.
- Trabalho remoto.
- Dias adicionais de licença com o correspondente ajuste na remuneração.
- Licenças sabáticas.
- Soluções de tempo parcial permanentes e não permanentes.
Em 2021, estas medidas contribuíram para que o BMW Group conseguisse manter a sua posição de liderança como o fabricante de automóveis mais popular na classificação dos Empregadores Mais Atrativos do Mundo da instituição educacional Universum. (World’s Most Attractive Employers (Empregadores Mais Atrativos do Mundo) válida a partir de 2021).
Diversidade.
O BMW Group entende a diversidade como um ponto forte. Uma força de trabalho diversificada introduz uma variedade de pontos de vista, experiências e competências no trabalho diário – reforçando, assim, a força inovadora e a competitividade. Por isso, utilizamos cursos de formação, palestras e formatos de diálogo para sensibilizar os colaboradores e o pessoal de gestão para o contributo positivo que a diversidade pode dar na empresa. Além disso, o BMW Group promove a diversidade e a igualdade de oportunidades no desenvolvimento do pessoal. Princípios-chave, como a proteção contra a discriminação, tratamento igual para todos os colaboradores e respeito na atividade diária, estão firmemente ancorados em diretrizes, que incluem exemplos, como o Código de Conduta do BMW Group ou o Código dos Direitos Humanos e Condições de Trabalho do BMW Group.
Comunicação intercultural.
Sendo uma empresa com uma força de trabalho multinacional e localizada nos seis continentes, fazemos parte da sociedade. Por isso, a nossa responsabilidade ecológica, económica e social também se estende além da nossa atividade principal – estamos empenhados em melhorar as condições de vida e as oportunidades educacionais, bem como a comunicação intercultural. Pessoas de mais de 110 nações trabalham juntas com sucesso dentro do próprio BMW Group. Um amplo espectro de ofertas de desenvolvimento pessoal, qualificação e formação, bem como formatos de diálogo, visam promover a comunicação intercultural. Além disso, desde 2011, em cooperação com a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), apresentamos regularmente o Prémio de Inovação Intercultural para projetos que procuram soluções construtivas para tensões e conflitos internacionais.
Compromisso dos colaboradores.
Vários colaboradores do BMW Group em todo o mundo estão envolvidos em causas sociais e ecológicas. O BMW Group promove, ativamente, uma forma simples de entrar neste envolvimento social, como, por exemplo, através de uma Semana Social, com uma série de palestras e eventos experimentais, ou o Mercado Social, uma plataforma digital na qual os colaboradores podem obter e trocar informações sobre projetos sociais Além disso, muitos colaboradores estão envolvidos em redes internas. Incluídas, entre elas, estão as redes de mulheres em vários locais ou o BMW Group PRIDE, uma iniciativa comprometida internacionalmente com os interesses da comunidade LGBTQ+*. Durante dez anos, compromissos, particularmente, merecedores foram homenageados com o Prémio BMW Group para o Compromisso Social. Cada prémio tem um valor de 10.000 € e beneficia diretamente o respetivo projeto social.