Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, ambiente, proteção ambiental

SUSTENTABILIDADE NA BMW.

SUSTENTABILIDADE NA BMW.

Com uma estratégia sistemática de sustentabilidade, o BMW Group está a estabelecer novas referências na indústria automóvel.

Para o BMW Group, o prazer de conduzir vai muito além da mobilidade. Isto porque a sustentabilidade é uma questão fundamental para a BMW, na qual não fazemos concessões. Pelo contrário, estamos a entrar no futuro com uma estratégia completamente nova e consistente, que se estende além da nossa esfera de influência direta, e eleva a sustentabilidade a um nível totalmente novo.
Há anos e décadas que estabelecemos padrões significativos na avaliação do ciclo de vida dos nossos veículos - começando pelos recursos utilizados, passando pelo consumo de energia, até à reciclagem. Nos próximos anos iremos continuamente expandir a nossa estratégia de eletrificação avançada e oferecer 25 modelos elétricos em 2023.
No entanto, o objetivo da neutralidade climática e mobilidade isenta de emissões só poderá ser atingida mediante uma variedade de tecnologias de condução elétricas. Por esta razão, e de modo a assegurarmos uma maior flexibilidade no que respeita às necessidades dos nossos clientes, iremos continuar a seguir em frente com o nosso compromisso de desenvolver células de combustível de hidrogénio numa abordagem de tecnologia neutra. Já apresentámos o BMW i Hydrogen NEXT no IAA 2019. Na próxima fase, será apresentada uma série limitada do BMW i Hydrogen NEXT em 2022. Passo a passo, portanto, estamos a seguir novos caminhos para um futuro amigo do ambiente e isento de emissões.

Ler mais
NA BMW NÃO FAZEMOS SUTENTABILIDADE. TORNAMOS A BMW SUSTENTÁVEL.
Oliver Zipse – Presidente do Conselho de Administração da BMW AG
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, cadeia de valor

ESTABELECER O CAMINHO NA CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

Sabemos como pensar a sustentabilidade de forma holística. É por isso que damos a maior importância ao desenvolvimento e à produção dos nossos veículos. O nosso objetivo é uma cadeia de valor sustentável que cubra as suas próprias necessidades, com materiais reciclados e matérias-primas renováveis - incluindo o fornecimento de energia. É certo que ainda não chegámos lá - mas já alcançámos sucessos pioneiros no nosso percurso. Não é apenas a utilização dos recursos que tem um papel importante no modelo de negócios do BMW Group, mas também a redução das emissões de CO2. Devido ao aumento da proporção de veículos elétricos, à produção das suas baterias de alta tensão e à utilização intensiva da energia e de recursos que acarreta, temos que integrar particularmente medidas mais avançadas em conjunto com a cadeia de valor acrescentado no que respeita à redução do CO2. Entre as medidas para alcançar este objetivo, o BMW Group irá estabelecer a pegada de CO2 para o material da cadeia de fornecimento como critério a ser considerado na atribuição de contratos aos fornecedores e, assim, assumir um papel pioneiro como o primeiro fabricante automóvel com objetivos de CO2 específicos para a sua cadeia de fornecimento. Assim, se falharmos este objetivo, o aumento da eletrificação terá como consequência o aumento das emissões de CO2 na cadeia de fornecimento. Estamos a iniciar a mudança e estabelecemos para nós próprios o objetivo de reduzir as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento em 2020, em 20% quando comparado com 2019.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica

PRODUÇÃO REDESENHADA.

Com a assinatura da Declaração Internacional sobre Produção Mais Limpa do Programa Ambiental das Nações Unidas em 2001, comprometemo-nos em manter os impactos ambientais e o consumo de recursos da nossa produção mundial no mais baixo nível possível. O BMW Group com os seus locais de produção e fábricas é já um exemplo na eficiência de recursos no que respeita à redução das emissões de CO2. Porque não queremos apenas fazer parte de um futuro sustentável, mas antes ser a força motriz que o rege. Estabelecemos, assim, os mais elevados objetivos na indústria para o ano de 2030. Para monitorizar e analisar as nossas medidas avançadas, introduzimos sistemas de gestão ambiental em todos os nossos locais de produção, que estão continuamente em desenvolvimento e otimização. Apenas assim podemos cumprir a ambição de poder demonstrar a eficácia dos nossos padrões e regulamentações.
Além da contínua expansão e utilização de energias renováveis e matérias-primas regenerativas na nossa produção, também estamos a estabelecer um caminho importante através das nossas operações de reciclagem. Atualmente, 99% dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção interna de 2,5 milhões de veículos por ano são reciclados e reutilizados. Estamos constantemente a trabalhar para elevar ainda mais esse nível.

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC

Madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC.

O BMW Group trabalha em conjunto com o Forest Stewardship Council (FSC) e compromete-se ativamente com práticas florestais responsáveis e sustentáveis ao aderir a normas rigorosas. O friso decorativo do painel de instrumentos do BMW i3, por exemplo, é fabricado em madeira de eucalipto proveniente de plantações certificadas pelo FSC.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, kenaf

Kenaf.

A Kenaf é uma planta da família do hibisco com fibras que são utilizadas para várias aplicações comerciais. O interior do BMW i3 é fabricado em 30% de kenaf, estabelecendo, assim, padrões na produção automóvel no que respeita à implementação sustentável dos recursos.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, borracha natural

Borracha natural.

A borracha natural é o material utilizado na produção de pneus e – tal como os outros materiais utilizados nos nossos veículos – é um dos materiais para os quais o BMW Group assume a responsabilidade. Em conjunto com os representantes das instituições sociais e de processamento da borracha natural, fundámos a independente Global Platform for Sustainable Natural Rubber (GPSNR) (Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável) em 2019. O objetivo é estruturar toda a cadeia de valor acrescentado da borracha natural de modo a ser visivelmente sustentável.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, Econyl

Econyl.

A reciclagem dos materiais primários representa uma medida importante na sustentabilidade holística dentro do BMW Group. Um bom exemplo do cumprimento dos nossos elevados padrões no que respeita à qualidade dos materiais reciclados é a utilização do Econyl. São fibras de nylon extraídas de resíduos de nylon de acordo com um processo especial e utilizadas, por exemplo, no fabrico de tapetes. Já utilizamos o Econyl na camada superior dos revestimentos do piso e também nos tapetes do BMW iX.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, alumínio

Alumínio.

Além do aço, o alumínio é o mais importante recurso de produção do BMW Group. Um valor igualmente elevado é atribuído a toda a cadeia de valor acrescentado em termos de eficiência relacionada com recursos e energia. Como membro fundador da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) (Iniciativa de Gestão do Alumínio), o BMW Group está envolvido ativamente num programa de certificação que, por exemplo, estabelece e promove a adesão a padrões sustentáveis entre os fornecedores de matérias-primas. Além disso, atualmente, já utilizamos até 50% de alumínio secundário em componentes selecionados.

RECICLAGEM COMO FATOR-CHAVE.