A BMW EM DIREÇÃO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL.
SAIBA COMO O BMW GROUP SE COMPROMETE COM UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL.

1. MOBILIDADE ELÉTRICA.
Em 2021, o BMW Group colocou 1 000 000 de viaturas elétricas em circulação.
2. RECICLAGEM DA BATERIA.
90% dos materiais da bateria de alta tensão de uma viatura elétrica do BMW Group é reciclável.
3. INCLUSÃO.
6,5% das pessoas que trabalham no BMW Group têm uma incapacidade – afinal, a dedicação ultrapassa as diferenças.
4. ABORDAGEM CIRCULAR.
60 kg de plásticos reciclados são integrados, em média, numa viatura nova do BMW Group – o que representa uma proporção de até 20%.
5. PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS.
99% dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção interna de 2,5 milhões de viaturas é, no ano de 2021, reciclado como materiais (93,4%) ou sujeito (5,8%) a um processamento adicional (por exemplo, reciclagem energética).
6. MEDIDAS ECONOMIZADORAS DE ENERGIA.
130 milhões de kWh de eletricidade são economizados pelo BMW Group, anualmente, desde 2018, graças à iluminação LED em 16 fábricas.
7. DIVERSIDADE.
120 000 colaboradores do BMW Group são oriundos de 113 nações – a diversidade é um dos nossos principais fatores de sucesso.
8. EMISSÕES DE CO2 REDUZIDAS.
Foi alcançada, durante o período de 2006 a 2022, uma redução de 78,1% das emissões geradas durante a produção de cada viatura do BMW Group.
VIATURAS & MATERIAIS.
O NOSSO CAMINHO EM DIREÇÃO A UMA MAIOR SUSTENTABILIDADE DEMONSTRADO PELO NOVO BMW iX.
Assista ao vídeo e descubra como o BMW iX combina de forma perfeita materiais reciclados com inovação e luxo. Ao clicar em “Comprar a configuração apresentada”, pode adaptar o BMW iX preconfigurado com bancos isentos de pele, painel de controlo com certificação FSC e outros aspetos sustentáveis de acordo com as suas preferências.

O PRAZER DE CONDUZIR ELÉTRICO NA SUA FORMA MAIS SUSTENTÁVEL.

APLICAÇÃO MY BMW. A LIGAÇÃO DIRETA AO SEU BMW.

MATERIAIS RECICLADOS – REUTILIZAR EM VEZ DE ELIMINAR.

Redes de pesca.
Os painéis do piso do BMW iX e do novo BMW X1 são fabricados a partir de fio de plástico que tem como matéria-prima redes de pesca, revestimentos do piso e sucata da produção de plásticos não utilizados. Um novo e único processo de reciclagem irá, no futuro, converter redes e linhas de pesca em plástico reciclado de elevada qualidade, que irá ser utilizado no New Class a partir de 2025. As peças de revestimento utilizadas no interior e no exterior resultam em 25% menos emissões de CO2 do que os componentes produzidos de forma convencional.

Reciclagem de plásticos.
Os materiais reciclados são utilizados em muitos componentes de um BMW. Exemplos incluem as guias dos para-choques, a substrutura dos painéis das portas, a cobertura do painel do para-brisas e a estrutura da grelha dianteira do para-brisas do BMW iX, que são todos produzidos 100% a partir de plástico reciclado.

Fibras de cato.
Em cooperação com start-ups, o BMW Group está a desenvolver superfícies inovadoras de base biológica. O recém-desenvolvido Deserttex™, por exemplo, é fabricado a partir de fibras de cato pulverizadas e de uma matriz de poliuretano de base biológica. Desta forma, evitar produtos de origem animal pode ser combinado com uma redução significativa de CO2.
TINTAS AUTOMÓVEL MAIS SUSTENTÁVEIS FABRICADAS A PARTIR DE BIOMASSA.

As oficinas de pintura das fábricas europeias do BMW Group utilizam tintas com acabamento mate que não são fabricadas a partir do petróleo, em vez disso são fabricadas a partir de matérias-primas regenerativas, como os resíduos biológicos. Além disso, as fábricas do BMW Group em Rosslyn e Leipzig também empregam revestimentos anticorrosivos fabricados de forma sustentável. As reduções de CO2 de um processo certificado pela TÜV somam mais de 15 000 toneladas no período de 2022 a 2030.
QUESTÕES FREQUENTES SOBRE O TÓPICO VIATURAS & MATERIAIS.
Quão sustentáveis são as viaturas elétricas?
A pegada de CO2 do BMW iX3 totalmente elétrico, por exemplo, é 30% mais favorável do que a de um BMW X3 sDrive20d tomado como viatura de referência, quando a eletricidade média disponível no mercado europeu é usada (com base em um consumo de acordo com o ciclo WLTP legal). Se a bateria for carregada exclusivamente com eletricidade proveniente de energias renováveis, a economia nas emissões de CO2 atinge os 60%.
Qual é o tempo de vida útil da bateria de uma viatura elétrica?
O BMW Group tem a experiência de mais de 1 milhão de modelos elétricos nos últimos 10 anos. Por conseguinte, com a aquisição de viaturas novas híbridas plug-in BMW e elétricas BMW i, está incluída uma extensão da garantia para o sistema de armazenamento de alta tensão com uma quilometragem máxima de até 160 000 km.
Para saber mais sobre as condições, consultar www.bmw.de/de/topics/neuwagen/gewaehrleistung.html.
Quais são os constituintes da bateria de uma viatura elétrica?
Uma bateria de iões de lítio inclui os quatro componentes de cátodo, ânodo, separador e eletrólito. Os fatores principais da qualidade da bateria são as quantidades precisas e, por sua vez, a qualidade das peças constituintes – mas também como os componentes individuais são combinados e processados.
Que materiais orientados para o futuro são utilizados nas viaturas da BMW?
Através da utilização de matérias-primas regenerativas e de fibras naturais, plásticos reciclados, alternativas veganas à pele e tecidos recicláveis, o BMW Group tem como objetivo aumentar a consciencialização geral sobre materiais sustentáveis e oferecer uma visão transparente do seu caminho para um futuro sustentável.
Do ponto de vista do BMW Group, apenas uma abordagem holística ao lidar com materiais novos e estabelecidos será capaz de reduzir de forma sustentável as emissões de CO2 a longo prazo. Por este motivo, o BMW Group não está apenas a acelerar o desenvolvimento bem-sucedido de um mercado de materiais secundários, mas também a intensificar a colaboração com start-ups inovadoras no campo de materiais orientados para o futuro.
Qual o procedimento da BMW no que respeita à reciclagem das baterias de viaturas elétricas?
Sob o título “Concebido para reciclagem”, o BMW Group compreende o desenvolvimento e a produção de cada viatura nova BMW como a base para um método de reciclagem compatível com ambiente. Estão também incluídas as baterias de alta tensão em fim de vida das viaturas elétricas. Além da utilização secundária como armazenamento estacionário de eletricidade para estabilizar a rede elétrica pública, o BMW Group está também a colaborar com vários parceiros no desenvolvimento da reciclagem e no estabelecimento de ciclos de materiais fechados (circularidade) para células de bateria.
CIRCULARIDADE & RECURSOS.

DESCUBRA O PODER DA CIRCULARIDADE.
A NOSSA VISÃO: CONSTRUIR AS VIATURAS DO FUTURO A PARTIR DAS VIATURAS DO PRESENTE.
A utilização responsável dos recursos desempenha um papel fundamental para o BMW Group. Neste processo, queremos continuar a utilizar matérias-primas em linha com os nossos quatro princípios da economia circular:
RE:PENSAR – Criar com a circularidade em mente é tudo o que fazemos.
RE:DUZIR – Produzir mais com menos onde nos for possível.
RE:UTILIZAR – Estender o valor dos nossos produtos o máximo que nos for possível.
RE:CICLAR – Manter os recursos em circularidade o máximo que pudermos.
AS QUATRO FASES NA VIDA ÚTIL DE UMA CÉLULA DE BATERIA.

Desenvolvimento.
No Centro de Competência de Fabricação de Células em Munique, o BMW Group realiza pesquisas sobre a composição química ideal das células de uma célula de bateria de iões de lítio. Isto envolve submeter as peças constituintes do cátodo, ânodo, separador e eletrólito a um sofisticado processo de desenvolvimento.

Utilização na viatura.
Atualmente, as viaturas elétricas já atingem uma autonomia superior a 600 km com uma só carga, e a tendência é crescente. A experiência mostra que as viaturas elétricas são capazes de atingir a mesma quilometragem que as viaturas homólogas convencionais, sem necessidade de substituir a bateria de alta tensão.

Segunda vida.
Após a utilização intensiva da bateria de iões de lítio da viatura, seria possível continuar a utilizá-la por muitos anos como armazenamento estacionário em parques de baterias, por exemplo, antes de entrar no processo de reciclagem.

Reciclagem.
As matérias-primas da célula da bateria podem ser reprocessadas. No Centro de Competência de Fabricação de Células, o BMW Group desenvolve a reciclagem de matérias-primas secundárias para a próxima geração de células de bateria. Isto marca o fim do ciclo de vida da célula de bateria – podendo ser iniciado um novo ciclo.
VENTO, SOL E TECNOLOGIAS INOVADORAS.
DUAS FÁBRICAS. DOIS EXEMPLOS.

Energia eólica.
As quatro turbinas eólicas da fábrica do BMW Group em Leipzig são capazes de atingir uma potência nominal de 2,5 MW cada. Produzem cerca de um oitavo da eletricidade necessária na fábrica. Um parque de armazenamento inteligente onde até 700 baterias do BMW i3 estão ligadas a uma rede que armazena a energia excedente das quatro turbinas eólicas em tempos de fornecimento excedente e alimenta a eletricidade de volta à rede quando não há vento suficiente.

Energia solar.
A fábrica de energia solar da BMW Brilliance Automotive Ltd. em Dadong (Shenyang) é capaz de produzir mais de 21 MWh de energia renovável em 2022. Para isso, a sua área foi aumentada em 110 000 m2 – o equivalente a cerca de 15 campos de futebol – para um total de 290 000 m2 durante a expansão das instalações de Shenyang.
QUESTÕES FREQUENTES SOBRE O TÓPICO CIRCULARIDADE & RECURSOS.
O que significa economia circular?
A economia circular – também designada de circularidade – refere-se ao princípio de que os produtos são reutilizados para novos produtos ou materiais, após a sua utilização inicial, como matéria-prima.
Por que motivo a economia circular é importante?
Proteger e manter o ambiente, utilizar recursos valiosos várias vezes e garantir que menos resíduos são gerados – é isto que o BMW Group pretende com os seus quatro princípios da economia circular. Além disso, a utilização de materiais secundários (por exemplo, alumínio) permite obter reduções de CO2. A inovação é a chave para alcançar uma economia circular.
Que fontes de energia são utilizadas pela BMW?
As fábricas do BMW Group promovem continuamente a proteção ambiental através da transformação com foco na sustentabilidade e na utilização de materiais renováveis. Empregamos a medida mais eficaz de acordo com as condições prevalecentes e localização. Isto varia de eletricidade verde regional de energia hidroelétrica, como nas fábricas do BMW Group em Munique e em Dingolfing, através da geração de eletricidade a partir de fábricas fotovoltaicas nas fábricas chinesas da BBA em Shenyang e uma fábrica de biogás a cerca de 100 km da fábrica sul-africana do BMW Group em Rosslyn, até à produção de eletricidade a partir da energia eólica na fábrica do BMW Group em Leipzig.
PRODUÇÃO & CADEIA DE FORNECIMENTO.
MEDIDAS PARA MAIS SUSTENTABILIDADE NOS LOCAIS DE PRODUÇÃO DA BMW.
O foco na sustentabilidade e na proximidade com o cliente é o que distingue o BMW Group. É por isso que produzimos diretamente no local, em todo o mundo, mantendo padrões uniformes de qualidade e segurança.

ALEMANHA.
Munique: Uma fábrica de osmose inversa é utilizada para processar as águas residuais do revestimento por imersão catódica – um tipo de aplicação primária para viaturas – e reutiliza as águas residuais na mesma etapa do processo. No total, isto reduz o consumo anual de água doce em mais de seis milhões de litros. O telhado verde da oficina de pintura, com uma área de cerca de 10 000 m2, não só melhora o isolamento, mas também a qualidade do ar no local.
Dingolfing: Graças a uma fábrica combinada de calor e energia, a fábrica do BMW Group em Dingolfing produz quase metade da sua própria procura de eletricidade. A partir da aquisição externa, é utilizada eletricidade 100% verde, que também inclui eletricidade verde obtida diretamente de centrais hidroelétricas locais. A fábrica consegue obter mais de 40% das suas necessidades hídricas através de poços próprios, preservando, assim, as reservas de água potável da região.
Leipzig: Um parque de baterias inteligentes armazena a energia excedente das quatro turbinas eólicas em tempos de fornecimento excedente e alimenta a eletricidade de volta à rede quando não há vento.
DADONG (CHINA).
Além das suas instalações solares com uma área de cerca de 110 000 m2, a fábrica da BMW Brilliance Automotive Ltd. em Dadong (Shenyang) segrega a sua sucata de alumínio e aço e não utiliza água doce no processo de pintura. A estação de comboios própria também permite que 80% das viaturas terminadas sejam transportadas total ou parcialmente para os respetivos destinos por via-férrea.
ROSSLYN (ÁFRICA DO SUL).
A fábrica do BMW Group em Rosslyn obtém a sua eletricidade a partir de uma fábrica de biogás ligada a uma grande exploração de gado bovino situada a aproximadamente 100 km de distância. O estrume dos cerca de 30 000 animais fornece até 30% da necessidade de energia local. Além disso, a oficina de pintura – como a sua contraparte em Leipzig – utiliza o revestimento anticorrosivo produzido de forma sustentável, que reduz as emissões de CO2 em 40%, em comparação com revestimentos de origem fóssil.
1. SPARTANBURG (E.U.A.).
A fábrica do BMW Group em Spartanburg utiliza o gás metano do aterro vizinho para conseguir obter até 25% da sua própria procura de energia através de uma fábrica combinada de calor e energia. Todos os anos, 400 módulos solares produzem mais 135 MWh de eletricidade verde.
2. ALEMANHA.
Munique: Uma fábrica de osmose inversa é utilizada para processar as águas residuais do revestimento por imersão catódica – um tipo de aplicação primária para viaturas – e reutiliza as águas residuais na mesma etapa do processo. No total, isto reduz o consumo anual de água doce em mais de seis milhões de litros. O telhado verde da oficina de pintura, com uma área de cerca de 10 000 m2, não só melhora o isolamento, mas também a qualidade do ar no local.
Dingolfing: Graças a uma fábrica combinada de calor e energia, a fábrica do BMW Group em Dingolfing produz quase metade da sua própria procura de eletricidade. A partir da aquisição externa, é utilizada eletricidade 100% verde, que também inclui eletricidade verde obtida diretamente de centrais hidroelétricas locais. A fábrica consegue obter mais de 40% das suas necessidades hídricas através de poços próprios, preservando, assim, as reservas de água potável da região.
Leipzig: Um parque de baterias inteligentes armazena a energia excedente das quatro turbinas eólicas em tempos de fornecimento excedente e alimenta a eletricidade de volta à rede quando não há vento.
3. DEBRECEN (HUNGRIA).
Em Debrecen, a nova fábrica do BMW Group em desenvolvimento representa a primeira fábrica de automóveis do mundo a evitar completamente a utilização de fontes de energia de origem fóssil na produção de viaturas.
4. DADONG (CHINA).
Além das suas instalações solares com uma área de cerca de 110 000 m2, a fábrica da BMW Brilliance Automotive Ltd. em Dadong (Shenyang) segrega a sua sucata de alumínio e aço e não utiliza água doce no processo de pintura. A estação de comboios própria também permite que 80% das viaturas terminadas sejam transportadas total ou parcialmente para os respetivos destinos por via-férrea.
5. CHENNAI (ÍNDIA).
Em 2021, a fábrica do BMW Group em Chennai recolheu cerca de 13 milhões de litros de água da chuva – e, assim, conseguiu obter cerca de 90% da sua procura anual de água. Durante o mesmo período, a instalação solar da fábrica supriu mais de 60% das necessidades de energia.