Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, ambiente, proteção ambiental

SUSTENTABILIDADE NA BMW.

SUSTENTABILIDADE NA BMW.

Com uma estratégia sistemática de sustentabilidade, o BMW Group está a estabelecer novas referências na indústria automóvel.

Para o BMW Group, o prazer de conduzir vai muito além da mobilidade. Isto porque a sustentabilidade é uma questão fundamental para a BMW, na qual não fazemos concessões. Pelo contrário, estamos a entrar no futuro com uma estratégia completamente nova e consistente, que se estende além da nossa esfera de influência direta, e eleva a sustentabilidade a um nível totalmente novo.
Há anos e décadas que estabelecemos padrões significativos na avaliação do ciclo de vida dos nossos veículos - começando pelos recursos utilizados, passando pelo consumo de energia, até à reciclagem. Nos próximos anos iremos continuamente expandir a nossa estratégia de eletrificação avançada e oferecer 25 modelos elétricos em 2023.
No entanto, o objetivo da neutralidade climática e mobilidade isenta de emissões só poderá ser atingida mediante uma variedade de tecnologias de condução elétricas. Por esta razão, e de modo a assegurarmos uma maior flexibilidade no que respeita às necessidades dos nossos clientes, iremos continuar a seguir em frente com o nosso compromisso de desenvolver células de combustível de hidrogénio numa abordagem de tecnologia neutra. Já apresentámos o BMW i Hydrogen NEXT no IAA 2019. Na próxima fase, será apresentada uma série limitada do BMW i Hydrogen NEXT em 2022. Passo a passo, portanto, estamos a seguir novos caminhos para um futuro amigo do ambiente e isento de emissões.

Read more
NA BMW NÃO FAZEMOS SUTENTABILIDADE. TORNAMOS A BMW SUSTENTÁVEL.
Oliver Zipse – Presidente do Conselho de Administração da BMW AG
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, cadeia de valor

ESTABELECER O CAMINHO NA CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

Sabemos como pensar a sustentabilidade de forma holística. É por isso que damos a maior importância ao desenvolvimento e à produção dos nossos veículos. O nosso objetivo é uma cadeia de valor sustentável que cubra as suas próprias necessidades, com materiais reciclados e matérias-primas renováveis - incluindo o fornecimento de energia. É certo que ainda não chegámos lá - mas já alcançámos sucessos pioneiros no nosso percurso. Não é apenas a utilização dos recursos que tem um papel importante no modelo de negócios do BMW Group, mas também a redução das emissões de CO2. Devido ao aumento da proporção de veículos elétricos, à produção das suas baterias de alta tensão e à utilização intensiva da energia e de recursos que acarreta, temos que integrar particularmente medidas mais avançadas em conjunto com a cadeia de valor acrescentado no que respeita à redução do CO2. Entre as medidas para alcançar este objetivo, o BMW Group irá estabelecer a pegada de CO2 para o material da cadeia de fornecimento como critério a ser considerado na atribuição de contratos aos fornecedores e, assim, assumir um papel pioneiro como o primeiro fabricante automóvel com objetivos de CO2 específicos para a sua cadeia de fornecimento. Assim, se falharmos este objetivo, o aumento da eletrificação terá como consequência o aumento das emissões de CO2 na cadeia de fornecimento. Estamos a iniciar a mudança e estabelecemos para nós próprios o objetivo de reduzir as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento em 2020, em 20% quando comparado com 2019.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica

PRODUÇÃO REDESENHADA.

Com a assinatura da Declaração Internacional sobre Produção Mais Limpa do Programa Ambiental das Nações Unidas em 2001, comprometemo-nos em manter os impactos ambientais e o consumo de recursos da nossa produção mundial no mais baixo nível possível. O BMW Group com os seus locais de produção e fábricas é já um exemplo na eficiência de recursos no que respeita à redução das emissões de CO2. Porque não queremos apenas fazer parte de um futuro sustentável, mas antes ser a força motriz que o rege. Estabelecemos, assim, os mais elevados objetivos na indústria para o ano de 2030. Para monitorizar e analisar as nossas medidas avançadas, introduzimos sistemas de gestão ambiental em todos os nossos locais de produção, que estão continuamente em desenvolvimento e otimização. Apenas assim podemos cumprir a ambição de poder demonstrar a eficácia dos nossos padrões e regulamentações.
Além da contínua expansão e utilização de energias renováveis e matérias-primas regenerativas na nossa produção, também estamos a estabelecer um caminho importante através das nossas operações de reciclagem. Atualmente, 99% dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção interna de 2,5 milhões de veículos por ano são reciclados e reutilizados. Estamos constantemente a trabalhar para elevar ainda mais esse nível.

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC

Madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC.

O BMW Group trabalha em conjunto com o Forest Stewardship Council (FSC) e compromete-se ativamente com práticas florestais responsáveis e sustentáveis ao aderir a normas rigorosas. O friso decorativo do painel de instrumentos do BMW i3, por exemplo, é fabricado em madeira de eucalipto proveniente de plantações certificadas pelo FSC.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, kenaf

Kenaf.

A Kenaf é uma planta da família do hibisco com fibras que são utilizadas para várias aplicações comerciais. O interior do BMW i3 é fabricado em 30% de kenaf, estabelecendo, assim, padrões na produção automóvel no que respeita à implementação sustentável dos recursos.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, borracha natural

Borracha natural.

A borracha natural é o material utilizado na produção de pneus e – tal como os outros materiais utilizados nos nossos veículos – é um dos materiais para os quais o BMW Group assume a responsabilidade. Em conjunto com os representantes das instituições sociais e de processamento da borracha natural, fundámos a independente Global Platform for Sustainable Natural Rubber (GPSNR) (Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável) em 2019. O objetivo é estruturar toda a cadeia de valor acrescentado da borracha natural de modo a ser visivelmente sustentável.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, Econyl

Econyl.

A reciclagem dos materiais primários representa uma medida importante na sustentabilidade holística dentro do BMW Group. Um bom exemplo do cumprimento dos nossos elevados padrões no que respeita à qualidade dos materiais reciclados é a utilização do Econyl. São fibras de nylon extraídas de resíduos de nylon de acordo com um processo especial e utilizadas, por exemplo, no fabrico de tapetes. Já utilizamos o Econyl na camada superior dos revestimentos do piso e também nos tapetes do BMW iX.
Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, alumínio

Alumínio.

Além do aço, o alumínio é o mais importante recurso de produção do BMW Group. Um valor igualmente elevado é atribuído a toda a cadeia de valor acrescentado em termos de eficiência relacionada com recursos e energia. Como membro fundador da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) (Iniciativa de Gestão do Alumínio), o BMW Group está envolvido ativamente num programa de certificação que, por exemplo, estabelece e promove a adesão a padrões sustentáveis entre os fornecedores de matérias-primas. Além disso, atualmente, já utilizamos até 50% de alumínio secundário em componentes selecionados.

RECICLAGEM COMO FATOR-CHAVE.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, reciclagem

No caminho para uma produção sustentável, economizadora de recursos e preparada para o futuro, a reciclagem de materiais é um fator essencial ao qual damos a maior importância. Além do planeamento inteligente dos nossos produtos, a reutilização de materiais na forma de substâncias recicladas também está firmemente estabelecida na nossa cadeia de valor acrescentado. Em suma, agora já podemos reciclar os resíduos gerados na nossa produção interna até aos 99%.

SUSTENTABILIDADE NO BMW i3.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, reciclagem, BMW i3

Com o BMW i3 criámos um veículo que, provavelmente, é o melhor exemplo da nossa estratégia, graças à sua taxa de reciclagem de 95%. Consequentemente, o seu interior é constituído em 30% por "kenaf”, um material obtido a partir do hibisco, uma planta de crescimento rápido. Para produzir os materiais têxteis, usamos um fio especial e inovador fabricado a partir de granulado com origem em garrafas de plástico recicladas. Também fornecemos às baterias dos veículos uma “segunda vida”, através de sistemas de armazenamento estacionários, que são depois utilizadas para fornecer energia limpa às unidades de fabrico.

RECICLAR.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, reciclagem, reciclar

Utilizamos matérias-primas recicladas e renováveis sempre que faça sentido técnico, ecológico e económico – e pretendemos aumentar significativamente a proporção desses materiais até 2030. No caso dos dois nossos maiores recursos, estabelecemos um fator 4-6 para o alumínio e um fator de 2-5 para o aço. Atualmente, utilizamos cerca de 25% de aço secundário, até 50% de alumínio secundário em certos componentes e até 20% de termoplásticos secundários. Desta forma, estamos comprometidos com a engenharia do ciclo de vida para uma reciclagem eficiente, porque a utilização de materiais secundários reduz consideravelmente a pegada de CO2.

RECICLAGEM DOS NOSSOS VEÍULOS EM FIM DE VIDA.

Mobilidade elétrica BMW, sustentabilidade BMW, produção ecológica, reciclagem, veículos usados

Mesmo quando a viagem termina para um BMW, este continua a ser um componente importante da cadeia de valor acrescentado. Afinal, não consideramos os nossos veículos em fim de vida, nem os seus componentes individuais e materiais como resíduos a serem descartados, mas como uma fonte essencial de matérias-primas secundárias. Em 30 países, e em conjunto com as suas empresas de vendas nacionais, já introduzimos regras para a devolução de veículos em fim de vida e oferecemos a reciclagem ambientalmente compatível em mais de 3.000 pontos de recolha. Acima de tudo, queremos assegurar que os nossos veículos elétricos são reciclados de forma transparente. A longo prazo, a mobilidade elétrica não pode contar apenas com os materiais primários, sendo por isso necessário mudar o processo inerente aos recursos. Os nossos clientes têm, assim, a oportunidade de entregar os seus veículos no Centro de Reciclagem e Desmantelamento (RDZ). Neste Centro, além de recebermos veículos em fim de vida, estamos a trabalhar constantemente em novos conceitos e medidas para que possamos continuar a desenvolver os nossos processos de reciclagem.