Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Ambiente, Sustentabilidade holística, Perspetiva aérea de um parque solar

AMBIENTE.

SUSTENTABILIDADE ABRANGENTE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

AMBIENTE.SUSTENTABILIDADE ABRANGENTE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

    Sob o tema do meio ambiente, o BMW Group está a mudar o foco para a sustentabilidade ecológica, redução de CO2 e conservação de recursos ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado. Desde a cadeia de fornecimento, gestão de fornecedores, manuseamento de matérias-primas, passando pelo desenvolvimento e produção até à fase de utilização de todos os produtos e muito mais: ao adotar esta abordagem abrangente, o BMW Group está a funcionar em conformidade com o objetivo do Acordo Climático de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.

    Ler mais

    REDUÇÃO DE CO2.

    O BMW Group tem como objetivo reduzir substancial e mensuravelmente a sua pegada ecológica ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado – antes, durante e após a fase de utilização das viaturas.
     

    • O BMW Group está a acelerar a sustentabilidade. A partir de 2024, as marcas BMW e MINI irão apresentar jantes de alumínio fundido fabricadas com 100% de eletricidade verde. Esta mudança aplica-se à eletrólise, que consome muita energia, durante a produção de alumínio e a fundição das jantes. Acordos correspondentes com todos os fornecedores de jantes do BMW Group estão em vigor.

    • Atualmente, cerca de cinco por cento das emissões de CO2 podem ser atribuídas às jantes. Fazer a mudança para um método de produção mais sustentável com eletricidade verde reduz estas emissões em mais de metade. O BMW Group utiliza cerca de 10 milhões de jantes de liga leve por ano, 95% das quais são jantes de alumínio fundido.

    • A partir de 2023, a MINI tornar-se-á pioneira neste campo. As jantes de alumínio fundido da nova geração do MINI Countryman já serão fabricadas com 70% de alumínio secundário. Combinando 100% de eletricidade verde na produção e 70% de recursos secundários, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 80% em comparação com os métodos de produção padrão. A partir de 2024, os modelos BMW que saem de fábrica também serão equipados com jantes de alumínio fabricadas com 100% de energia renovável e 70% de alumínio secundário.

    • Além disso, a partir de 2025, serão utilizados nos modelos da New Class (Nova Classe) revestimentos fabricados em plástico com cerca de 30% derivado de redes de pesca e cordas recicladas. Isto irá também evitar a eliminação destes materiais residuais da indústria marítima como resíduos no mar.

    • Os métodos de produção inovadores para proteção contra corrosão e tintas mate não requerem recursos fósseis e ajudam a reduzir em 40% as emissões de CO2 dos modelos BMW construídos nas fábricas da Europa e da África do Sul.

    • O BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis do mundo a utilizar tintas mate fabricadas de biomassa em vez de óleo mineral. Além disso, as fábricas do BMW Group em Leipzig (Alemanha) e Rosslyn (África do Sul) trabalham com verniz anticorrosivo produzido de forma sustentável, um procedimento certificado pela Agência de Inspeção Técnica Alemã TÜV.

    • Graças aos processos de produção inovadores da BASF, produtos primários à base de óleo mineral, como a nafta, podem ser substituídos por recursos renováveis fabricados de resíduos orgânicos logo na primeira fase da produção de tintas. Isto não só reduz a utilização de recursos fósseis, como também reduz as emissões de CO2 relacionadas com o transporte e o processamento posterior da nafta.

     

    Ler mais

    SISTEMAS DE CONTROLO.

    Ao adotar uma abordagem abrangente, o BMW Group consegue uma melhoria substancial ao longo de todo o ciclo de vida, de uma geração de viaturas para a seguinte. Com a New Class (Nova Classe), em particular, o BMW Group irá reduzir as emissões de CO2 mais rapidamente e concentrar ainda mais o desenvolvimento numa economia circular. Como resultado da abordagem orientada para o valor do sistema de controlo dentro do Grupo, garantimos que as especificações sejam implementadas de forma consistente em toda a empresa. Desta forma, estamos a ter em conta os objetivos de redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida das viaturas, bem como os requisitos específicos do mercado para a frota automóvel. Utilizamos um sistema de gestão ambiental certificado para monitorizar a implementação das metas definidas e avaliar os avanços no processo de desenvolvimento.

    Ler mais

    SUSTENTABILIDADE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Ambiente, Sustentabilidade, Perspetiva local da máquina de produção

    ANTES DA FASE DE UTILIZAÇÃO.

    GESTÃO DA CADEIA DE FORNECIMENTO E DE FORNECEDORES.

    • Atualmente
    • 2030

    PRODUÇÃO.

    • Atualmente
    • 2030

    DURANTE A FASE DE UTILIZAÇÃO.

    REDUÇÃO DAS EMISSÕES.

    • Atualmente
    • 2030

    LONGA VIDA ÚTIL DEVIDO AO SERVIÇO BASEADO NAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO.

    • Atualmente

    AUMENTO NA PROPORÇÃO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA DE PHEVS.

    • Atualmente

    APÓS A FASE DE UTILIZAÇÃO.

    OPÇÕES DE RECICLAGEM NO FIM DO CICLO DE VIDA.

    • Atualmente

    PORTEFÓLIO DE PRODUTOS.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Ambiente, Portefólio de produtos, Três viaturas BMW paradas lado a lado numa passagem subterrânea

    O BMW Group oferece todos os tipos de tração de acordo com os casos de utilização dos condutores e a infraestrutura nos mercados em todo o mundo.

    MOBILIDADE ELÉTRICA.

    A mobilidade elétrica é um pilar central da estratégia de sustentabilidade, que o BMW Group pretende expandir continuamente nos próximos anos.

    • 2022: duplicação das vendas de viaturas eletrificadas face a 2021.
    • 2023: 25 modelos de viaturas eletrificadas no mercado, 13 totalmente elétricas.
    • Até 2025: as viaturas eletrificadas irão representar mais de 30% de todas as entregas.
    • Até 2030: mais de 50% das entregas mundiais serão totalmente elétricas.

    Os sistemas de armazenamento de energia potentes e sustentáveis e o desenvolvimento de novas células de bateria inovadoras são elementos-chave para futuras gerações de viaturas totalmente elétricas. O BMW Group está a trabalhar para aumentar significativamente a densidade de energia das células e, ao mesmo tempo, reduzir os custos dos materiais utilizados e da produção. A reciclabilidade da bateria é um aspeto importante que fornece informações para o desenvolvimento de futuras gerações de células de bateria. Além disso, o BMW Group está, neste momento, a realizar uma investigação intensiva sobre tecnologia de baterias de estado sólido, que já parece muito promissora.

    Ler mais

    NEW CLASS (NOVA CLASSE) 2025.

    A New Class (Nova Classe) é a linha de produtos do BMW Group dedicada exclusivamente à propulsão totalmente elétrica. Está a ser desenvolvida na nossa New Cluster Architecture (nova arquitetura de cluster) (NCAR) com os seus três elementos centrais orientados para o futuro: “elétrico”, “digital” e “circular”.

    A New Class (Nova Classe) marca a entrada do conceito de sustentabilidade do BMW Group na terceira fase. Nesta fase, estamos a acelerar o ritmo da redução de CO2 e a concentrarmo-nos firmemente na economia circular. É caracterizado por três aspetos principais: uma arquitetura de TI e software completamente redefinida, uma tração elétrica e geração de bateria recém-desenvolvidos e um novo nível de sustentabilidade que se estende por todo o ciclo de vida.

    • Elétrico primeiro. Intransigentemente projetado e otimizado para cadeias cinemáticas elétricas – damos-lhe a designação de BEV-only. Procuramos igualar a autonomia e a margem de contribuição dos motores de combustão de última geração.
    • Secundário primeiro. A proporção de materiais secundários será acentuadamente aumentada. Concentração em reduzir significativamente o consumo de recursos.
    • Digital em primeiro lugar. Experiência de utilizador completamente nova. Ainda mais recursos individualmente configuráveis e reserváveis.
    • Produção sem fontes de energia fóssil na nova BMW iFactory, Hungria.
    Ler mais

    INFRAESTRUTURA DE CARREGAMENTO E CARREGAMENTO.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Ambiente, Carregamento BMW, Viatura BMW parada num posto de carregamento

    Através do Carregamento BMW e MINI, o BMW Group está a oferecer soluções abrangentes de carregamento que permitem que a viatura eletrificada seja utilizada comodamente em diferentes situações. O portefólio inclui produtos e serviços de carregamento para utilização em viagem, em casa ou no local de trabalho.
    No caso do carregamento público na Europa, o BMW Group, juntamente com os seus parceiros, garante que a energia utilizada é 100% verde. O cartão de carregamento BMW/MINI oferece acesso fácil às redes de carregamento na Europa.

    MÁXIMA EXIGÊNCIA SOBRE NÓS E SOBRE OS NOSSOS FORNECEDORES EM TODO O MUNDO.

    NORMAS LABORAIS E DIREITOS HUMANOS.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Governança, Normas laborais e direitos humanos, Homem e mulher de pele escura sentados

    As diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para o BMW Group em toda a cadeia de valor acrescentado. Isto afeta particularmente:

    • As Diretrizes da Organização Europeia de Cooperação Económica (OCDE) para as Empresas Multinacionais.
    • Os Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
    • Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
    • O conteúdo da Carta Empresarial da ICC para um Desenvolvimento Sustentável.
    • A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

    NORMAS AMBIENTAIS E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MATÉRIAS-PRIMAS.

    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Governança, Normas ambientais e matérias-primas, Grande plano de materiais BMW

    Fornecemos componentes, materiais e outros serviços em mais de 32 000 locais de produção e distribuição. A responsabilidade pelas obrigações de devida diligência social e ecológica associadas recai sobre os nossos fornecedores como parte dos nossos padrões de sustentabilidade vinculativos contratuais. Ao mesmo tempo, trabalhamos em soluções que permitam a redução ou a substituição de matérias-primas nas nossas viaturas. Analisamos continuamente as matérias-primas no que diz respeito a infrações dos padrões ambientais e sociais.

    DEVIDA DILIGÊNCIA.

    A NOSSA IMPLEMENTAÇÃO DA DEVIDA DILIGÊNCIA EMPRESARIAL NA REDE DE FORNECEDORES.

    • Aprovisionamento sustentável de matérias-primas
    • Aprovisionamento sustentável de matérias-primas
    • Análise e prevenção de riscos
    Vendas Especiais BMW, Hub de Sustentabilidade, Governança, Relatório de Sustentabilidade

    RELATÓRIO INTEGRADO SOBRE O STATU QUO.

    O BMW Group considera que a sua responsabilidade reside na mensurabilidade e transparência do seu relatório de sustentabilidade. É, por esta razão, que, desde 2020, temos vindo a combinar o nosso relatório anual com o nosso relatório de sustentabilidade para criar um relatório integrado do Grupo. O Relatório do BMW Group segue as estruturas de enquadramento do relatório de sustentabilidade e é certificado de forma independente.